Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ZH faz jornalismo autista



Barriga ideológica da RBS

Sem comentários.

9 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Está na hora do BNDES pensar um pouco antes de emprestar dinheiro, o nosso dinheiro, para empresas brasileiras fazerem obras em países governados por populistas. É impossível ter confiança neles. Na verdade, o recurso do empréstimo deveria ter sido pago pelo país Equador e não foi por motivos muito obscuros. Na Folha de hoje: O que Correa chama de "graves irregularidades" é uma regra bastante conhecida do BNDES pela qual o banco só financia obras de infra-estrutura no exterior se houver a exportação de bens e serviços de empresas brasileiras.
Se Correa decidir não pagar o BNDES, terá de enfrentar um complexo caminho, já que o empréstimo é garantido pelo CCR (Convênio de Pagamentos e Créditos Recíproco), uma câmara de compensação de crédito e débitos da Aladi (Associação Latino Americana de Integração), da qual Brasil e Equador fazem parte.
Periodicamente, os bancos centrais fazem um acerto de contas. Caso uma empresa deixe de pagar, o BC desse país assume o débito -na prática, um seguro de pagamento.

Resumo da Opera, não houve nenhuma barriga ideológica da RBS. O populista Corrêa cogita sim em dar calote no BNDES.

Anônimo disse...

Cadeia para os picaretas da Odebrecht no Equador. Levou US$ milhões e fez uma obra de m... .
Ladrões do povo! E para o Maia, trate de guardar suas energias para defender o capitalismo nos EUA.

Anônimo disse...

Claro, Maia, só se pode confiar se o empréstimo for para fazer obras em países com regras confiáveis e economia previsível, além, é claro, de governos não populistas, como... os Estados Unidos. Ora, vê se te enxerga, o bobalhão!

Anônimo disse...

A Odebrecht é a mesma que lidera o consórcio que constrói a ampliação do Metrô de SP e desabou recentemente.
Agora essa empresa - a maior empreiteira do Brasil - que se nutre de megas obras públicas tem problemas semelhantes no Equador. Eu pergunto o que o governo brasileiro tem com isso? Por que o PIG intima o Lula a tomar providências lá no vizinho país?

Anônimo disse...

Puxa, Maia! Você sabe tantas coisas!!!

Anônimo disse...

Maia, o mendelski da Web, tem toda a razão. O que estes socialistas de computador fariam se por acaso tocasse a eles pagar uma conta de luz de 500 reais mensais para horar um acordo com Fernando Lugo? Certamente não teriam este discurso!

O essencial é invisivel disse...

O negócio do Maia é na psiquê. Só pode ser algum traço de vaidade mto violento pra fazer questão de torcer o pepino dessa maneira. Incrível.

Anônimo disse...

Um engenheiro velhão, numa matéria do CREA, explicou o seguinte: no tempo do "milagre", a engenharia do Brasil fez progressos extraordinários.
Mas quase ninguém escreveu livros. Avaros (como os navegadores portugueses), ninguém se preocupou em escrever teses, livros, dar aulas, passar adiante o conhecimento. Aliás os professores da UFRGS davam fora dela (em Santa Maria) cursos particulares onde a matéria atualizada era exposta.
A regra era faturar, o futuro seria grandioso e os empregos estáveis.
Buscava-se estruturar a engenharia brasileira nos padrões do resto do mundo ocidental, não se discutia rebaixá-los.
Veio a década perdida dos anos 80, o desemprego para os engenheiros e quem fazia ponte, estrada e represa passou a fazer impermeabilizações prediais.
As grandes empresas, que retinham os profissionais formados, passaram a terceirizar suas equipes.
Hoje é um deus-nos-acuda, as empresas que não cultivaram padrões adequados de procedimentos a quererem contratar recém-formados e a gerir suas operações na base da "experteza".
E dá-lhe viga quebrando, túnel desabando, lajes achatando operários, experiências com com concreto só de areia.
É quase o mesmo que as crises de superprodução, só que com o conhecimento e os padrões.

Anônimo disse...

MAIA!! TU É UM DERROTADO NA SUA POSIÇÃO DE DEFENDER ÊSSES FARIZEUS DA COMUNICAÇÃO MENTIROSA !! OS EUA SÃO INTELIGENTES E ESTÃO AFUNDADOS EM MAR DE LAMA !! E O POVO AMERICANO FOI ENGANADO PELOS PICARETAS DO MERCADO FINANCEIRO! MAIA! PEGA NA PICARETA E VAI TRABALHAR E NÃO FICA AÍ DEFENDENDO A MADAME (YODA) QUADRILHEIRA !! E TEM MAIS ROLO AÍ PRA SER DESCOBERTO !!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo