RBS faz jogo duro com os fatos
Todos os grandes jornais brasileiros hoje trazem na capa o presidente Lula e a ministra Rousseff de macacão cenoura e as mãos lambuzadas de óleo do pré-sal, no campo-teste de Jubarte no Espírito Santo.
Mesmo que mais contrariados que gato a cabresto, o PIG teve que se curvar aos fatos, inclusive mostrando a imagem da ministra-chefe da Casa Civil, virtual candidata de Lula à sucessão presidencial de 2010. Menos ZH de Porto Alegre. O órgão da RBS não só ocultou a ministra-candidata como estampou uma fotografia de Lula com cara de quem viu a Ana Amélia acordando (ou seria a Míriam Leitão?).
A RBS, assim, faz justiça ao slogan que criou para os seus veículos, “a fonte da informação”. De fato, nesta empresa midiática a informação não brota diretamente do fato, mas das editorias dos seus diversos veículos. E como os editores comumente se engalfinham com os fatos, o resultado é este aí – um desastre jornalístico mitigado por artifícios de press-magazine (de oitava categoria) com dezenas de penduricalhos sub voltados a segmentos de consumidores (mascotes, jovens, infância, moda feminina, decoração de interiores, carros & motos, turismo de classe média, etc).
18 comentários:
A coluna da Abelhinha não consegue esconder um quase ressentimento, chamando o ato de Lula ontem no pré-sal de "petromarketing".
Pelo menos é marketing baseado em algo concreto e real, e não o marketing de papel da Barbitúrica do Piratini.
A manchetinha "Lambuzado de otimismo" trata o pres. Lula como se ele fosse um delirante megalomaníaco encafifado com uma mera hipótese de haver petróleo no pré-sal.
Para ZH ainda estamos no campo das hipóteses, "testando hipóteses" como diz o Ali Kamel.
Ia fazer o mesmo comentário da Maria Alice.
A coluna da Rosane hoje está um poço de ressentimentos.
Nota-se claramente o desconforto da tal comentarista e seu jornaleco em ter de comentar fatos positivos do governo lula.
sil
A manchete principal da ZH é a demissão de um guaipeca flagrado com o uso de recursos privados. Fato semelhante mereceria uma nota de três linhas na trigésima página em qualquer jornal europeu, mas aqui é central.
Camaradas ... entendo e concordo com toda a ampla insatisfação diante deste veículo de disputa política a serviço das "elites" do nosso estado.
mas, temos que começar a fazer um debate propositivo, ou seja, diante dessa filhadaputisse, o que faremos?
temos a nosso favor uma excelente rede de blogs em termos de conteúdo, mas modesta em termos de dialogar com massas.
apostar nossas fichas em partidos de esquerda também sucumbe a cada dia. a pausteurização das "nossas" candidatas.
o que faremos ...
ouvi dizer que o Raimundo Pereira, velho jornalista militante fundador de várias publicações de êxito, está preparando o lançamento de um jornal diário de circulação nacional.
Se é real, não sei.
Enquanto isso, segundo Josias de Souza, nomeia para a Abin um ex-funcionário do quadrilheiro e banqueiro (que pleonasmo!) Daniel Dantas.
Veja a nota do Blog do Josias:
"O governo escolheu a dedo o substituto de Paulo Lacerda na Abin. Chama-se Wilson Trezza.
Deve-se à repórter Fernanda Odilla a revelação de que Trezza já trabalhou para Daniel Dantas.
Sim, exatamente, ele mesmo: o suspeito-geral da República, preso e solto duas vezes na Operação Satiagraha.
Entre fevereiro de 2002 e março de 2003, o novo mandachuva da Abin bateu ponto na Fundação Brtprev. Era diretor de Seguridade.
Geria os planos de benefícios dos colaboradores da Brasil Telecom, empresa submetida à época ao controle de Daniel Dantas.
"Não me relacionava com ele", diz Trezza, um oficial de inteligência, que ingressou na atividade de informação em 1981, no velho SNI.
assinando a nota anterior: armando
Já que ZH não pode mostrar "Casanova" numa boa, opta por esconder as boas novas do presidente Lula. O Giovani Grizotti ficou duas semanas atrás de um tiozinho e descobriu qwue ele usa o automóvel de uma empresa privada para ir ao barbeiro. Uau! Isso é que é jornalismo investigativo. Já mandei um recado a ele: se ele dedicasse 10% daquele tempo a descobrir a resposta para a pergunta que não quer calar, o Rio Grande já saberia todos os segredos da negociata envolvendo a primeira casa mais famosa do Riogrande. A segunda é a "Casa Branca", no Parque Assis Brasil. Concluindo: do ponto de vista jornalístico, os demais jornais "furaram" ZH. Normal.
Nada demais na Capa da ZH de hoje. Aparece o Lula se lambuzado com o ouro negro que pode ser a salvação da lavoura brasilera. A imagem diz tudo, não era necessário inserir uma manchete chapa branca.
Maia, a cara de quem viu a Ana Amélia, a Meméia, se acordando?, como diz o Feil, não combina com a boa notícia, a notícia que pode ser a redenção do Brasil.
Isso não é jornalismo, mesmo. Nem aqui nem na velha caxa prego.
Ao anônimo das 9:46 eu assino em baixo de seu comentário, é hora de um plano de açõa estratégico, chega de choradeira!!
Maria Lúcia
"Todos os grandes jornais brasileiros hoje trazem na capa o presidente Lula e a ministra Rousseff de macacão cenoura...menos ZH"
Opa! Quer dizer que o camarada considera ZH um dos grandes. De qualquer modo, a foto da Dilma com o reco-reco ou tomando uma pintada do presidenti nem é a que mais saiu e sim a do Lula com a chama saindo do capacete. É só ir em qualquer destes sites com capa dos jornais do dia e conferir.
pasquim nauseabundo, essa imundície nem pra limpar a b... serve.
a cara da rede bunda suja.
Na verdade tem uma certa direita que fica incomodada quando, com ou sem Lula, se mostra uma imagem que siginifique que o Brasil possa dar certo.
Claudio Dode
A RBS É O LIXO DA INFORMAÇÃO !!! PRINCIPALMENTE CERTOS JORNALISTAS QUE DEGRADAM E MANIPULAM A INFORMAÇÂO !!!
Jornalismo correto pra ti é aquele que faz campanha pro teu candidato, Feil? Belo conceito esse teu. E se fosse o contrário, com o Serra ou o Aécio na capa? Daí era PIG...
Concordo contigo, Feil. O que tu não alertou, e que me parece evidente observando as imagens, é que as fotos são da notícia do pré-sal, mas as manchetes principais são notícias negativas. Qualquer leitor percebe um enlace entre a imagem e o texto escrito em letras garrafais, mesmo que não refiram-se à mesma matéria. Trocando em miúdos, mesmo qdo aparentemente positivas, as matérias do PIG tratam de sangrar o governo Lula, especialmente Dilma (promessa para 2010).
Parabéns, Cristóvão. O blog tá ótimo. Abraço.
Postar um comentário