Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A que ponto chegamos II



Por um punhado de votos

Palavras da candidata pós-comunista Manuela em recente debate no Sinduscon, sindicato patronal da construção civil de Porto Alegre (que faz forte lóbi para desmoralizar o Plano Diretor da cidade):

- Eu quero dizer que continuo comunista, que continuo a defender os trabalhadores e ao mesmo tempo eu quero agradecer ao Sinduscon por estar dando emprego aos trabalhadores...

A candidata está aliada com o partido do ex-governador Antonio Britto, o PPS, cuja marca administrativa foram as privatizações de patrimônio público e os famigerados pedágios em rodovias do Rio Grande do Sul.

O vice de Manuela é o deputado estadual Berfran Rosado. Este, quando foi presidente da estatal Corsan tentou privatizar sem sucesso a companhia de água e saneamento. Na Assembléia, Berfran se notabiliza por atacar de forma sistemática e pela direita o governo do presidente Lula e por ter empatado uma CPI que investigava as empresas concessionárias de pedágio no Estado.

No portal da web do deputado Rosado foram excluídos todos os discursos do parlamentar nos últimos anos, quem os procurar vai achar este aviso: “Site desabilitado por solicitação do Deputado”. O “site” não está desabilitado, apenas os discursos de Sua Excelência foram para o espaço. Espertamente.

Foto: Da esquerda para a direita, Manu, Rosadinho e o inefável deputado Paulo Odone Ribeiro (PPS), dublê de cartola gremista.



32 comentários:

Fabrício Nunes disse...

Depois de tudo isso - e diante da probabilidade da Rosário ficar fora do 2º Turno - eu quero ver o PT no palanque do Berfran contra Fogaça. Vai ser o castigo para todas as inflexões ideológicas traidoras que o partido vem fazendo.

Anônimo disse...

Caiu a casinha dos GUARDIÕES DA ÉTICA E DA MORAL no estado! E agora Maria do Rosário? Além de ter um cunhado pedófilo, se financia com $ sujo, como pode querer governar a nossa cidade! E agora Raul Pont? rei da simpatia, explorando um coitado, que tinha que sustentar uma familia com 2 mil,e ainda ficou com o "nome sujo", sacanagem, enh?

Anônimo disse...

Há, esses anônimos....
Sugiro que assinem diferente, leitores de zero hora, cairia bem melhor.
Pelo nível débil dos comentários, nota-se o tipo de pessoa.
Até minha filha pequena é mais politizada que muito marmanjo!!!
Agora o senhor não sei qual o nome virou coitado.
E a história de lutas dos deputados virou piada.

Piada é este estado...!!!
Piada é essa classe média burra e ignorante, aprendiz de papagaio, que não tem opinião própria e é facilmente domesticada por qualquer jornalista de começo de carreira de ZH.

Saibam que vocês são os leitores queridinhos nas redações, burros que gostam de dar pinta de intelectuais, sentam na mesa do buteco e soltam o verbo decorado escrito nas páginas de jornais.

O que eu posso fazer é rir...depois de me indignar, depois de tentar mudar....tem que rir da cara de vocês...

sil

Anônimo disse...

Esse blog é de Política. Aproveita e aprende, anônimo das 09:50.
Isso que fizeste é política ("p" minúsculo) porém muito rasteiro e chulo.
Vida pessoal não entra.
Eu poderia dizer algo parecido se fosse entrar no clima. Mas estraga tudo, isso não se faz.
A casa da governadora entra porque agente do Estado não pode prevaricar. O que acontece dentro daquelas paredes, e todas as outras, não entra, como deverias saber.
O processo contra Raul Pont parece que precisa de auxílio para evoluir. Porque não compareces?

Anônimo disse...

Esse tipo de comentário anônimo das 9:50 tem que ser entendido como o que são os seus autores: canalhas.

Anônimo disse...

A nobre deputada Manu apenas esqueceu de completar a frase. Como o Berfran anda calado, vou falar por ele: "...agradecer ao Sinduscon por estar dando emprego aos trabalhadores, pois poderia muito bem aplicar tudo em eucalipto, e ao invés disso, gera uns empreguinhos que hoje em dia justificam quase tudo, até essa curra no plano diretor. Claro que isso não faz a menor diferença para os donos de construtoras, que poderiam aplicar seu rico dinheirinho em eucalipto, ou até na NYSE, se quisessem. Sim, na NYSE, porque a Bovespa é baixo astral."

Anônimo disse...

Manu está simplesmente seguindo o modelo pragmático de Luis Inácio Lula da Silva. Se o que está no Nassif for verdade não sei mais no que acreditar:

Lula, Satiagraha e a Real Politik

http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=8997

Carlos Eduardo da Maia disse...

E a Manu, ao que tudo indica, está indo para o segundo turno exatamente porque fez alianças. Ela faz política sem amargura e ressentimento. Subiu no meu conceito. Olha ela ali ao lado do Odone, o melhor presidente do Grêmio dos últimos tempos.

Anônimo disse...

O melhor presidente que o grêmio já teve foi Fabio Koff, inclusive eu cheguei a pedir ele emprestado pro meu Inter, legitimo "Campeão do Mundo", infelizmente...! A Manuela tá certa, tem que fazer alianças! Aí pode ser que o PT passe a demonizar menos os adversários e passe a ganhar novamente as eleições - são outros tempos - as pessoas mudam!

Anônimo disse...

Com licença, isso não foi aliança política. Foi acordo de partilha, o que é bem diferente.

Anônimo disse...

Sabem porque eu não esquento com esse discurso de vocês?

a) vocês estão coligados com o PPS em diversas cidades do RS, vide Canoas - então não há problema em coligar-se com o camarada Berfran;

b) Vocês não vão para o segundo turno, portanto será o adesivo da Manuela que vai enfeitar os seus peitinhos depois de 05 de outubro;

c) Vocês aprenderão a RESPEITAR os aliados, a ver que o PT não é o único protagonista de esquerda no Brasil;

d) Vocês estão sendo derrotados, mais uma vez, por vocês mesmos. Essa luta interna fratricida enterrou as possibilidades de vitória do PT.

Um grande abraço aos meus companheiros.

Anônimo disse...

Anônimo das 13:24:
Alternativa a - um erro político lá não justifica outro aqui: a burguesia gosta quando a esquerda assume o programa da direita (PPS e asseclas);
Alternativa b - prefiro o voto nulo que ferir minha consciência;
Alternativa c - nunca a direita respeitou alguém do povo, imagina o Berfran;
Alternativa d - quanto vocês ganharam da Aracruz para defenderem o deserto verde?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Subscrevo integralmente o que disse o anônimo das 13:24. O PT não tem força política para ganhar eleição em Porto Alegre ou no RS apenas por si mesmo. Ganhou na época do Britto, com uma diferença de apenas 1 ponto, pelas conjunturas da época. Muita gente da classe média votou no PT naquela oportunidade. Se o PT não fizer alianças vai passar a ser a terceira força no Estado.

Anônimo disse...

Anônimo...vcs quem?

Quer dizer que todo mundo que não compactua com as suas idéias, é petista?

Foi isso que entendí??

sil

Anônimo disse...

Caros amigos,

É certo que o PT vai ficar de fora em POA. Tava se achando e ficou sozinho. Correu o PSB e o PC do B, aliados históricos aqui, entre outros. O partido ainda vai perder em Caxias e Santa Maria, pra não falar em Pelotas e outras. Poderá ganhar em Canoas, apoiado pelo PPS, que também compõe chapa com o PT em dezenas de cidades do RS.

Esse quadro deve gerar reflexões profundas no partido.

Se mantiver discursos como "o Sindiscon que vá plantar eucaliptos", ou "a Aracruiz é o mal do mundo", realmente estamos lidando com múmias da Guerra Fria que não conseguem pensar entendimento para melhorar a sociedade. Para esses, nós da esquerda somos os bons. E o resto são canalhas.

Assim não rola, irmão!

ZeMario

produzissem algo, tocassem uma empresa

Anônimo disse...

pra mim essa sujeita é uma tremenda duma carreirista e oportunista barata, vazia de todo e qq. conteudo. uma reles "barbie política". quem viver verá.

Anônimo disse...

Zé Mário,
queria eu que o PT tivesse realmente estas posições. A Maria do Rosário, oportunista e carreirista de primeira linha que tem origem na escola do aparelhismo(PC do B), não fez o mesmo tipo de aliança que a Manuela por falta de ocasião/condição política. Pq a vontade de garantir o poder devia ser grande. O PT ficará fora, ao contário do que pensas, por ter aberto mão de uma a uma de suas antigas convicções. Aquelas que se convertiam em projeto político. A medida que figuras como Maria do Rosário, entre outros, pleiteiam cargos majoritarios se ve por onde a coisa vai. O isolamento de figuras respetáveis, antigos quadros, é evidente. Se esta pagando o preço por ter ficado igual a todos os outros partidos na forma e nos objetivos(puramente eleitorais). Oportunistas e carreirista de primeira ordem dominam e a vaca vai pro bréjo: a derrota será merecida!

Anônimo disse...

Que eleições medíocres! Ausência total de debate. Candidatos despolitizados. Nunca vi tamanha perda de identidade, tanto do PT quanto do PC do B.

Para o PT isso vai resultar em perda de votos. Para a Manu, tá beleza: quanto mais despolitização melhor. E o pior de tudo é que a maioria dos gaúchos engoliu o "jeito novo" da Yeda e agora parece que vai degustar novamente este discursinho.

Outro ponto: cidade limpa, mas a que custo? Nem parece que estamos há 20 dias da eleição para prefeitura de Porto Alegre. Com isso quem ganha é o atual prefeito.

Tudo de bom pra nós!

Anônimo disse...

Para Simão, PTistas e anti-PTistas, aparelhistas, Barbies, caem todos no mesmo saco, o do horror político que talvez apenas meus netos (retóricos...) conheçam no passado. Partidos, sindicatos, associações, todas estas organizações hoje surfam na mesma onda...parece que havia alguma resistência na Polícia Federal, ninguém sabe ao certo...

Anônimo disse...

O Canalha do Maia com a maledicência de sempre, e na orientação do PIG, usa a estratégia de agressivamente punir a sigla PT. O PT não fez nada são as pessoas que fazem ou não.

Além do mais ele lê a veja e acredita, e a simples menção sem prova nenhuma ele já sai repetindo e julgando, condenando e punindo o PT.

É a linha do Busatto, da Yeda laranja e toda a quadrilha que ela colocou no Detran, Daer, Banrisul com os os objetivos especificos e confessados pelo Busatto.

Disto nem ele nem o PIG lembram, nem mencionam o PSDB, PPS, et caterva.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Caro anônimo(a) das 17:37: as eleições ainda não aconteceram e estás fazendo uma leitura do resultada no interior com base na pesquisa comprada pela RBS/mente, só pode. Deixa o povo votar, se tiver que será escolha dele e não leitura de pesquisa comprada.
Faça-me o favor, menos anônimo(a), menos.
Silda

Guilherme disse...

Cristóvão,

Corta o barato desses "anônimos". Por favor restrinja os comentários a quem assina.

Maia-
Odone maior presidente do Grêmio??? Bah... além de ser um direitista de merda, ainda é um morango safado!

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Anônimo disse...

Vou de Manuela

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guillermo, o Odone tirou o Grêmio da segunda, foi bi campeão gaúcho, foi vice da libertadores e agora é lider do brasileirão de pontos corridos...Ele é bom administrador de clube e como o problema do mundo é de gestão....

Anônimo disse...

O PPS do Brito usa o gremio como bengala pra eleger o Sr. Odone. Como vereador e deputado é apenas uma figura decorativa.
Por que será que o FHC queria uma aliança na qual o candidato seria o Odone?!
Um dia esse elo com as quadrilhas institucionalizadas no RS vai aparecer!
Alice

Anônimo disse...

O Olívio ficou no segundo turno, independente das pesquisas do Ibope=PRBS=PMDB.

Sei lá, mas uma Voz me diz que a Maria do Rosário do mesmo partido político do Presidente Lula vai ser a próxima Prefeita de Porto Alegre.
Porto Alegre quer voltar a ser vitoriosa, por isso a tendência dos cidadãos é mirar-se no Governo Federal e distanciar-se dos "novos jeitos de governar", tanto do Estado, como da prefeitura da capital.
Maria Cândida

Anônimo disse...

É o quadro é sombrio quando a candidata tem que dizer em público que é comunista. Não é o que parece. As bandeiras vermelhas do PC do B sumiram das ruas e dos programas eleitorais. Agora só aparecem pedaços de panos de cor roxa. Até os históricos do PC do B,como a Jussara Cony e o RAul Carrion, não são mais vistos. Isto deve fazer parte do contrato da candidata com o PPS.
Rosa Abreu

Anônimo disse...

É isso aí Maria Cândida! Convoquemos esta esquerda do Diario Gauche a dar o voto a Maria do Rosário! sofia veloso

Anônimo disse...

Ou será que vão ter a coragem de anular o voto? q medo! sv

Anônimo disse...

Quando o Maia faz um comentário como este sobre o Odone, eu fico pensando que ele é ´SÓ um imbecil.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Canalha, canalha, canalha!

Anônimo disse...

Rídulo e patético esse diálogo entre "anônimos"

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo