Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

É gritante a militância do ministro da Defesa


Nelson Jobim blefou e levou

O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmou ontem que o Exército comprou, a pedido do Gabinete de Segurança Institucional, um equipamento de varredura de grampos telefônicos usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Seria o equipamento mencionado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião segunda-feira com o presidente Lula, para defender a demissão da direção da Abin, sob a alegação de que a agência faz escutas.

O general, que é subordinado a Jobim, garantiu, no entanto, que o equipamento só detecta grampos e não pode fazer escutas telefônicas. Ontem, Jobim não quis falar sobre o assunto.

O Oscor 5000, importado dos EUA, é composto por um computador portátil do tamanho de uma maleta 007.

- (O equipamento) foi comprado pelo Exército para o GSI . É para varredura – disse o comandante do Exército, depois da posse ontem no STJ.

Dois representantes da empresa americana Research Eletronic, a fabricante do Oscor, também afirmaram que o aparelho não faz escutas telefônicas. A intervenção de Jobim (foto) na reunião com Lula (a da última segunda-feira, que foi pautada e praticamente dirigida por Gilmar Mendes) foi decisiva para o afastamento do delegado Paulo Lacerda do comando da Abin. Jobim mencionou a existência de uma maleta e citou os nomes de dois assessores de Lacerda, um deles o delegado Renato da Porciúncula, ex-diretor de Inteligência da PF. A informação está em O Globo, de hoje.


14 comentários:

Anônimo disse...

Este cara é todo de faz de contas, ele faz de conta que é gaúcho, mas mora no Rio de Janeiro. Ele faz de conta que faz parte do governo Lula , mas na verdade faz parte do PSDB. Agora alguém me diz, o que ele ainda tá fazendo no governo? Por favor alguém tira ele de lá.
liana

Anônimo disse...

Acontece meus amigos que toda essa gente que vive a vida dos "podres poderes", não querem saber de bisbilhotices que venham a atrapalhar seus "negócios". Do Lula passando pelo Congresso Nacional até o STF, todos, sem excessão trabalhararão para criar dificuldades para, inclusive, obter-se decisão judicial para execução de escutas. Quem tem "brioco" tem medo!

Anônimo disse...

Até as pedras da rua sabem que Lula pretende eleger a Dilma e, ele próprio, voltar em 2014 e governar até 2022. Seriam, então, 20 anos de governo majoritariamente petista. Provável cenário de futuro, em 2002: salário mínimo de 700 dólares, 600 escolas técnicas, duas centenas de universidades com acesso popular, centenas de milhares de engenheiros, médicos, professores, biólogos e cientistas formados e exercendo a profissão em benefício do desenvolviento (incluindo aí, centenas de milhares de afrodescendentes), consolidação total da agricultura familiar, analfabetismo e desemprego com taxas de 4%, saúde universalizada, reforma agrária concluída, Brasil exportando bilhões em gasolina, diesel, biocombustível e derivados, plena política habitacional, fortalecimento da democracia em todas as esferas, desmatamento zero e... outras "cositas más". Pouco me importa se Lula manda um representnate para a festa de aniversário da inVeja. inVeja continuará existindo e o governo brasileiro enviará sempre, nos aniversáros, um representante com um pacotinho de boas novas de presente. É esse cenário, com alguma variação, que os 10% de insatisfeitos querem impedir. Não vão conseguir. Ah! outra coisa: em 2022 a oposição terá concluída a sua tricentésima CPI contra o governo.

Anônimo disse...

O BRASIL CRESCE E A MÍDIA E A OPOSIÇÃO FICAM inVEJAndo O LULA QUE É O MELHOR PRESIDENTE DESDE 1500!! NA MÍDIA BOBONA NÃO PERCEBE, POR SER HIPÓCRITA, JUNTAMENTE COM ESTA OPOSIÇÃO QUE TRABALHA CONTRA O BRASIL !!! ÊLES QUERIM DAR A PETROBRÁS PARA OS YANQUES !! DAR NOSSAS RIQUEZAS PARA OS FARIZEUS HIPÓCRITAS !!!

Anônimo disse...

Tudo bem, Ary, mas não é petista, é lulista, não?

Anônimo disse...

Menos, Clécio.
O doutor Vargas ainda tem a primazia desde título. Não vamos destroná-lo como quis fazer o Farol de Alexandria sem sucesso.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Ary, a agenda é exatamente essa que você colocou. O caminho das pedras é esse, a inclusão social e ele já está traçado, é só segui-lo. Essa é a linguagem. O governo do PT segue exatamente a mesma política econômica de FHC e isso tem que continuar. Cada governo pode fazer algumas variações, mas o tema é esse. E a oposição tem que construir, não pode ter inveja, porque a inclusão social é boa para todos. Não existe outro caminho. Vamos além.

Anônimo disse...

Maia, estou de saída, agora, mas depois vou tentar mostrar que a política econômica não é a mesma de FHC. Não vou ser hipócrita e negar alguns atos de FHC, mas a política,nos fundamentos,é diversa, na minha opinião.

Anônimo disse...

E o STF e o Congresso também têm esse mesmo equipamento.

Jobin, tucano e mentiroso.

armando

Anônimo disse...

O Maia como não é muito chegado a uma verdade, e também por motivos próprios da ideologia que ele esconde, fica repetindo que a política do Lula é a mesma do FHC, que condenava e continuo condenando.

Entre outras diferenças tem uma fundamental, que é acima de tudo soberana, e que foi explicitada ontem por toda midia: as posições de José Serra e o Ministro Amorim.

A política externa é fundamental para a grande diferença da balança de pagamento, e alavancar outras ferramentas de intervenção na econômia.

O sem vergonha do ministro das relações exteriores do FHC já chegava no EUA baixando as calças, tirando sapato.

Quer mais diferenças???

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não estou falando de política externa, mas econômica. Existe sim certa diferença na política externa dos governos FHC e Lula, mas os fundamentos da política econômica são praticamente os mesmos, com certas e pequenas nuanças: câmbio flutuante, mobilidade de capitais, banco central independente, responsabilidade fiscal, controle da inflação via inflation target (metas de inflação).
O certo é que FHC privatizou estatais que realmente deveriam ter sido privatizadas. TAnto isso é verdade que o governo do PT não esboçou nenhuma tentativa de reverter qualquer processo de privatização implementado pelo governo anterior. Outra diferença é a liberação de recursos para implementar política assistencialista (bolsa família) e os PAC´s da vida. Mas o cerne, o núcleo de toda a política econômica (que está dando certo) é o mesmo. Essa é a agenda e temos que ir além, sem mágoas, invejas e ressentimentos.

Anônimo disse...

Maia babaca.
Puxa-saco dos poderosos.
Pau-mandado da direira reacionária.
Sem vergonha na cara.
Baba ôvo.
Vai ficar a vida inteira como um imbecíl, repetindo chavões.
Animal quadrúpede ruminante.
Boi.
Vai procurar a tua turma e juntar lenha para queimar o teu ranço caduco de fascista.

Anônimo disse...

Em Belém do Para o genocídio da Santa Casa continua!

E a Governadora PeTralha continua dançando.

Conforme Pinóquio falou:

“Não esta longe de atingir a perfeição no tratamento da saúde”.
Presidente Lula,
(19/04/2006)


hahahahahahahaha

Anônimo disse...

Bem o Maia, com relação ao banco central e toda a sua politica conservadora de metas de inflação etc tens até razão, Mas não fecha os teus olhos para outras ferramentas importantes como a política externa, que desvinculas mas, por exemplo, o Serra sabe do significado e ataca por aí. Sem esta política externa nos íamos estar com balança naquela miséria que o FHC e FMI nos meteram.

O PAc está aí para dar uma diferenciada grande, entre este governo e o do sociólogo ressentido.

E, entre outras, as privatizações que não foram políticas e sim maracutaias não resolveram nada, tanto que a dependência do FMI foi até o fim do gonernicho do FHC.

É uma pena que não tenham revertido algumas das maracutaias, como a da Vale, mas talvez o lobby dos conservadores apoiados no PIG, tenham sido um obstáculo que o governo não achou prudente enfentar.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo