Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Grampos: a grande “novidade”


Esquecendo para manter a dignidade representada

O jornal Zero Hora tem memória curta. Insiste em esquecer o pretérito de si e das coisas em geral.

Dizem que o esquecimento é uma espécie de refúgio onde muitos tentam preservar a sanidade e – alguns – a própria dignidade representada.

ZH não pode retroceder muito ao passado porque lá se encontram as provas condenatórias de seu apoio aos golpistas da ditadura 1964-1985. E, por conseguinte, a memória corrosiva de um tempo de grampos telefônicos sistemáticos e como política estratégica de Segurança Nacional, prisões ilegais, invasão de domicílios, censura, tortura dentro de órgãos de Estado praticado por funcionários públicos, corrupção generalizada mas oculta, desaparecimento de cidadãs e cidadãos, assassinatos e crimes comuns cometidos em nome do Estado de exceção et cetera.

Isto posto, agora se entende a afirmação (equivocada) de que os grampos surgiram há pouco tempo, na gestão do delegado Paulo Lacerda na Abin. Para ZH, os grampos telefônicos são coisa recente, fruto da conjugação das novas tecnologias de telecomunicações com o espírito "policial" do governo do presidente Lula.

Só falta pedir o impeachment do presidente, como faz semanalmente o deputado Rodrigo Maia (Dem-RJ), protótipo do leitor de Veja.

12 comentários:

Anônimo disse...

Agora é de dar tempo ao tempo para chegarmos aos sujeitos de mais esta falcatrua! Acho que o tópico (aqui no DG em 28/08/08) sobre a enigmática frase de nossa desgovernadora “Deu pra eles”, logo após a condecoração do farol de alexandria, foi respondido! Hoje as manifestações da investigada Yeda Crusis e do investigado Alceu Moreira são de indignação total sobre o "estado policialesco", afinando em acordes cada vez menores e mais dissonantes com Gilmar Mendes! Falta a manifestação de Daniel Dantas!

Anônimo disse...

Esse pessoal sempre reclama do estado policial.

Fernandinho Beira Mar, Papagaio, CV, Daniel Dantas, Suzane Von Richtoffen, Juiz Lalau, Gilmar Mendes, Demóstenes Torres, Yedinha Cruses, Lair Ferst, Alceu Moreira, prefeito Sessin e um monte deles.

Anônimo disse...

e protótipo de mauricinho acanalhado. gente de bem.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sugiro a leitura hoje do artigo do Janio de Freitas, o Monstro (O SNI) Voltou. Está lá no argh depósito. A Veja é tão desqualificada, mas tão desqualificada como revista que o governo do PT mandou afastar a direção da ABIN....

Anônimo disse...

VEJA o quê? Maia...
O buraco é mais embaixo!
Não foi este lixo que transformou o contexto.

Anônimo disse...

Pois é, Maia, me parece que a oposição esperava outra atitude do governo. Tipo ficar umas duas semanas recalcitrando e dando pauta para algumas dezenas de discursos, mais capas de revista e jornais, etc.

Anônimo disse...

GRAMPO NO STF
O Brasil é todo ouvidos
Por Luciano Martins Costa em 2/9/2008 (Observatório da Imprensa)
"O caso do grampo telefônico que atingiu o presidente do Supremo Tribunal Federal aparece no noticiário de terça-feira (2/9) como o furacão Gustav: muito barulho para pouco vento. As edições de terça indicam que o afastamento temporário do diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda pode ter sido medida suficiente para desviar do Palácio do Planalto mais este vendaval, sem maiores conseqüências."

Anônimo disse...

a melhor cobertura, como sempre, tá no blog do Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada. O cara é sinistro. E o Maia vai entender tudo errado, hehe.
Abs.

Pantro

Carlos Eduardo da Maia disse...

PHA já foi demitido de todas as empresas da grande mídia. Ele é que nem o Clodovil, trabalhou em todas e foi demitido de todas. Agora ele trabalha para o Bispo Macedo e nas horas vagas alimenta um blog para o mercado da nossa gauche left arcaica. O cara é muito cara de pau e tem gente que acha que ele tem credibilidade.

Anônimo disse...

PHA já foi demitido de todas as empresas da grande midia.

O problema é que na grande mídia não tem espaço para jornalista, só para profissionais de mídia, o que antigamente chamavam pena de aluguel.

Ai não é o caso de credibilidade mas sim de cara de pau. E isto só Maia tem, e de sobra.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Para alguns (acho que para os 9% que acham que o governo é ruim e péssimo), grampos e corrupção, começaram no atual governo. Já para esses mesmos, os bons ventos da economia e as exitosas políticas sociais começaram (e foram graças...) no governo de FFHH. São seletivos, os espertos.

Anônimo disse...

Eu também quero uma maleta de metal! Todo mundo tem: o Senado, a Câmara, a Abin, a PF... Não vou delegar espionagem. Eu mesmo faço.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo