Os equipamentos encomendados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) "não têm capacidade técnica para grampear sinais de celular". A informação é da Agência Brasil.
A conclusão está no relatório da Diretoria Técnico-Científica do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal sobre a perícia de 16 equipamentos utilizados para varredura e precauções anti-grampo pedida pelo GSI.
O laudo conclusivo foi encaminhado hoje pelo gabinete à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.
.........
Este laudo do INC deixa nu o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que havia acusado a Abin de possuir apetrechos com capacidade de interceptação telefônica, acusação que resultou no afastamento do delegado Paulo Lacerda da direção da agência federal de inteligência.
Ontem mesmo, o presidente Lula, em entrevista à TV Brasil, já havia dito que o delegado Lacerda volta à Abin, “quando quiser”. Certamente Lula já tinha conhecimento deste laudo do Instituto Nacional de Criminalística da PF. De uma certa forma, é uma maneira indireta de o presidente fazer uma autocrítica, já que acreditou piamente na palavra envenenada do ministro da Defesa que acusava a Abin de ter adquirido equipamentos de grampo.
Segundo vários jornais de hoje, o ministro Nelson Jobim afirmou, através de sua assessoria, que não irá comentar o resultado deste laudo do INC.
Claro, seria como chapinhar na lama das próprias mentiras.
Um comentário:
Jobim, quando integrante do STF, influiu no processo movido contra a privatização da Vale, pedindo vistas no mesmo dia em que o leilão iria acontecer (como, de fato, ocorreu), viabilizando, assim, a venda. Isso tudo depois de ter sido ministro de FHC e, nessa condição, elaborado o edital de privatização.
Este comportamento de vassalagem não é, portanto, nenhuma novidade. Impressiona que Lula (se é que Lula ainda pode impressionar) o tenha chamado.
No caso Dantas, não é o dinheiro dele que está constrangendo a normalidade republicana, mas o rabo preso que ele tem dos altos integrantes do governo - deste e do anterior.
Jobim, com certeza, manobra nestes marcos. Sem pudor.
Postar um comentário