Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Medalha para Flávio Koutzii


Assembléia faz rito de purificação

Hoje, o ex-deputado Flávio Koutzii (PT) irá receber uma medalha do Poder Legislativo do RS. É uma situação no mínimo curiosa, além de inusitada, no Parlamento sul-rio-grandense. Vejam que o presidente do Legislativo, deputado Alceu Moreira (PMDB), está sendo investigado por suspeita de crimes que ele alega desconhecer (segundo a Polícia, teriam sido desviados 150 milhões de reais), e o ex-deputado FK foi um dos parlamentares mais completos e íntegros que já passou por aquela assembléia de representantes. Um Robespierre crioulo.

O contraste é inevitável e, talvez, proposital, mesmo.

Ontem, eu falava com o professor Franz Neumann sobre esse tema, e ele lembrava dos estudos de tantos antropólogos sobre sociedades tribais em crise (especialmente Marcel Mauss). No ponto agudo das crises, quando o tecido social já está em ponto de ruptura, surgem os ritos de purificação, com o uso exorcístico de animais, pessoas, ou totens-fetiche para representar o saneamento de vícios e práticas deletérias que devem ser banidos do meio.

Flávio Koutzii, assim, seria uma espécie de arrimo moral onde o Legislativo guasca busca representar algo quimérico ou que se perdeu nas sombras do tempo, agravado pela insistência teimosa de o atual presidente permanecer no cargo.

Resta saber se hoje, às 18h, no Salão Júlio de Castilhos, da AL, Flávio Koutzii se deixará apertar a mão pelo presidente Alceu Moreira, o Moreirão, como é conhecido Sua Excelência.


20 comentários:

Anônimo disse...

o véio jaguara rompeu o silêncio!!! e pra criticar as investigações sobre seus afilhados!!! agora, sobre o detran, a casa da destrambelhada, nada!!! é sujeito muito sem-vergonha mesmo!!!!

Anônimo disse...

Interessante saber que o prof. Neumann está bem. Fiquei receoso que as mudanças de temperatura dos últimos dias causassem algum mal respiratório. E quando ele disponibilizará um novo texto para os simples mortais?

E o prof. Bento Monteiro?

Anônimo disse...

O prof. Bento Monteiro está na Áustria fazendo pesquisa sobre sociologia da educação.

Anônimo disse...

Lembro de um discurso memorável que o então deputado estadual Raul Pont fez na Assembléia Legislativa. Acho que foi num 31 de março. Os militares, ofendidos por não compreender o discurso, se levantaram e foram embora. Bem que Flávio Koutzi poderia surpreender aqueles que não o conhecem e "ensinar um pouco de ética", quando de sua fala. Parabéns, Flávio.

Anônimo disse...

Certo, acho que o Flávio deve dar uma chinelada naquela chinelagem lá.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, tem gente que acha que Robespierre foi uma grande personalidade. Ele mandou para o cadafalso muita gente, inclusive seus amigos. E morreu no cadafalso na época do Terror. Ele era chamado de incorruptível, mas era um homicida.

Anônimo disse...

"arrimo moral"

Santa ingenuidade dessa esquerdalha.

Anônimo disse...

Pra direitalha que tá aqui: nasçam mais duas vezes e aí talvez vocês assimilem metade da moral que Koutzii tem para exigir qualquer coisa! Quanto a medalha...bem...é decisão pessoal, mas na situação em que se encontra a política no nosso estado nada que venha do executivo ou legislativo merece muita comemoração! Eu declinaria!

Anônimo disse...

Aviso aos navegantes: eu não reconheço o senador "Ruim Barbosa" como sendo do meu campo franciscano.

Anônimo disse...

até nisso então o senador babão é impostor? hein, Martini?

Fabrício Nunes disse...

Resta saber, também, quando - e se - Koutzii fará a autocrítica referente ao seu partido e ao governo, à medida que trata-se de um homen que - até onde se sabe - não aderiu ao reformismo.

Essa lacuna na sua biografia, claro, não desmereçe a justa homenagem que lhe vão prestar. Afinal de contas, Flávio tem história. Uma bela história, é bom dizer.

Anônimo disse...

Ele já fez fabrício! Quando, infelizmente, se afastou do parlamento foi em função do comportamento do seu partido! Uma outra alternativa seria dar um tiro na cuca, mas aí tu não acha que é demais?

Anônimo disse...

É óbvio, caro Zozé! Até por que, a humildade é a condição básica. Se bem que humildade é um troço complicado. Quando você pensa ou diz que é, já deixou de ser. Um abraço.

Anônimo disse...

Esse papo de "arrimo moral" eu ouvia há uns três anos sobre homens como José Dirceu, José Genoíno, Prfessor Luzinho, etc...

Anônimo disse...

Nada como a lógica do porco. Somos todos iguais!Todavia cabe uma ressalva: o porco é um gentil animal, sem dúvida gostoso, mas extremamente inteligente e genéticamente muito próximo ao homem... Tenho difuldades em estabelecer comparações negativas!A direita já não possui um projeto positivo de mundo - define-se fundamentalmente pelo cinismo , senão pelo pessimismo quando mais elegante intelectualmente. De resto é pura miséria moral e ressentimento.A autocrítica do chamado autoritarismo da esquerda vem sendo feita pelo menos desde a década de vinte.Todavia já na década de 50 Simone de Beuavoir (ver O Pensamento de Direita Hoje) havia decifrado a charada.

Anônimo disse...

O porco só deve ser gostoso para a porca. Me parece que "ser gentil, próximo do homem e extremamente inteligente", o fazem ainda mais apetitoso para o "homem que cada vez mais se distância de sua natureza solidária ao subjugar e agredir violentamente as demais formas de vida". Consumo cruel, não!

Anônimo disse...

Grande Franz Neumann, sábias palavras!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Franz, o ressentimento anda muito mais presente nos discursos de certa esquerda -- que adora catequisar os incautos na direção da luta de classes -- do que no pensamento de certa direita. É ou não é?

Anônimo disse...

Feil,

Excelente texto. Tratando-se do teu conhecimento e do teu estilo, seria demasiado elogiar outros posts teus da mesma forma.

Este aqui está tão bom quanto os da série "Por que o gaúcho é assim?" e também sobre o do "dedo podre" de Pedro Simon, além de vários recentes sobre os movimentos sociais e sobre a situação na Bolívia.

Este último mês tem sido preocupante, sim. Mas, ao mesmo tempo, deveras inspirador.

[]'s,
Hélio

helena disse...

De onde é esta foto?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo