Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cinismo sem fim


Gilmar Mendes confirma que a saída é a anulação de provas

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes (foto), disse ontem não importar quantos agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) participaram da Operação Satiagraha, comandada pela Polícia Federal e que teve como principal alvo o banqueiro Daniel Dantas.

"A questão básica é saber se essa cooperação [da Abin com a PF] é legal. Não gostaria de comentar esse assunto sem me deter sobre a legislação. Se houve prova ilícita, terá que ser excluída dos autos, mas não se pode falar em abstrato. É preciso aguardar a investigação da PF", disse Mendes, que participou ontem em Brasília de seminário sobre execução penal, segundo informa a Folha.

............

Essa questão da anulação de provas sob a justificativa de que seriam ilícitas (escutas telefônicas) é a grande estratégia ofensiva do conluio oligárquico formado pelos senhores Gilmar Mendes, Nelson Jobim, Daniel Dantas e setores do Dem e do tucanato brasiliense repercutidos basicamente pela Veja e o Jornal Nacional da Globo. Mendes disse claramente, esta é a "questão básica", o resto, os crimes, os criminosos, etc, isso é secundário. O STJ já está praticando esta estratégia, a partir do momento em que isenta de culpa dois empresários condenados por terem cometido cerca de 245 crimes (ver post de ontem, abaixo).

Circulam boatos que haveria uma gravação do ministro Jobim conversando com um certo advogado sobre o primeiro habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas. Se isso se confirmar, o presidente Lula não pode pensar duas vezes e defenestrar Jobim da Esplanada dos Ministérios.

Ontem, o delegado Protógenes Queirós, numa frase, fez uma avaliação correta da conjuntura: “Não se questionam mais os investigados suspeitos de cometerem inúmeros crimes, mas os investigadores e seus métodos profissionais de trabalho”.

Do jeito que a coisa anda, não estranhemos se forem anuladas todas as operações de investigação da Polícia Federal com a desculpa cínica de que utilizaram métodos ilícitos para a obtenção de provas. A comunidade dos criminosos-do-colarinho-branco-futebol-clube, agradece penhorada.


15 comentários:

Anônimo disse...

Quando eu vejo a figura de Gilmar Mendes, carregada com suas atitudes, me vêm à lembrança aquela imagem do Procurador (ou cargo parecido)que "legitimou" o golpe contra Hugo Chávez em 2002, destituindo os membros do Judiciário. Menos de 24 horas depois ele estava sentado no chão de uma cela totalmente derrotado. E Chávez foi magnânimo com ele e com os demais golpistas. Por quê age assim o ministro presidente do STF?

Anônimo disse...

A corrupção é o leite, o mel e o sangue de toda a direitalha desse país.
Só assim eles conseguem votar em candidatos sem precisar pagar carnê de nenhum partido.
Votam "na pessoa" dizem candidamente esses safados!!
Saia na rua mostrando o carnê do teu partido e vão te olhar como se fosses um ET.
Além disso a corrupção tem uma natureza alimentar, não pode ser interrompida sem grande alvoroço. São vidas, famílias, carreiras, que dependem dela. É parte da economia. Passa a ser algo que precisa se combater no plano cultural e econômico e principalmente em etapas.
Muitas etapas.

Guga Türck disse...

Mas que cara-de-pau esse cidadão!
Eles estão tão seguros de seu empoderamento que já tratam abertamente desses absurdos.

Anônimo disse...

Cristóvão Feil, não seja ingênuo. Lula não vai defenestrar ninguém. Ele não tá nem aí pra isso. O Dantas livre faz a BrOi e entrega uma boa grana pra campanha. De todos os partidos, não só do PT.
Hoje saiu pesquisa com popularidade esmagadora do governo. É isso que interessa a Lula. Ele quer entregar o governo por cima da carne-seca. E voltar em 2014. É só isso.

Carlos Eduardo da Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Eduardo da Maia disse...

A Veja já cantou essa pedra antes. O Collor se safou exatamente por esses argumentos. A velha e surrada metáfora legal, Fruit of the poisonous tree, está de volta.

Anônimo disse...

Definitivamente, o GM dirigiu o Judiciário para a direita, exatamente, quando certos setores da Magistratura e MP, tentavam fazer o direito por o pé no chão. A maioria do Judiciário desde o início, sempre fez uma opção clara de classe.

armando

Anônimo disse...

Vendo a notícia hoje da escuta legal de uma conversa entre Nelson Jobim e Heráclito Fortes sobre os negócios de Dantas na Amazônia podesse claramente concluir que existem interceptações telefônicas onde aparece Gilmar Mendes. Daí o pavor que este senhor vem demonstrando nos últimos tempos. Seu comportamento é absolutamente incompatível com o seu cargo sob todos os aspectos. Acho que o desmascaramento deste cidadão é questão de tempo!

Remindo disse...

O meu trio Regina, meu triângulo amoroso, meus trip[aceadores: Dantas, Veja e Gilmar Mendez.

Anônimo disse...

So para atiçar a discução....Paulo Francis disse uma vez: que a gramatica era o refugio dos canalhas....lhes pergunto: Em relação ao governo Lula, não será o STF a ultima fortaleza de resistencia da direita ao poder quase avassador do presidente?

Anônimo disse...

Sempre deve prevalecer a vida, a realidade, a verdade, a prova...
Se a legislação não dá conta do recado, ela deve ser atualizada, mas não destruir provas.
Onde está a Jurisprudência?
A OAB nem pia!

Anônimo disse...

É o Dantas estava certo: Já estava tudo acertado em Brasilia.

Durante o governo do FHC tinha o engavetador, depois mandou o gaveteiro.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Muito bem lembrado pelo anônimo: Cadê a OAB nessa hora?
Silêncio preocupante!!!!!
Marco

Anônimo disse...

Quando a quadrilha do Dantas dizia que devia comprar um juiz em São Paulo que em Brasilia estava tudo acertado, o que a OAB fez ou disse?

Quando ficou claro que o Gulmar Mendes estava acertadio o que a OAB disse?

O mesmo que o PIG, nada!!!!

O Gilmar Mendes é isto que todo mundo viu e a OAB é conivente. A OAB está ainda no "cansei". Porta de cadeia é o máximo, pelo menos a nóvel de renda.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O neo-liberalismo matou os anjos; agora quem brandi a espada e inclina a balança são os capetas.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo