O Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais pediu ao órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, que altere seus critérios e não considere monoculturas extensivas de árvores como florestas. A medida inclui pínus e eucaliptos.
O pedido é assinado por mais de cem profissionais de 29 países. Os ambientalistas afirmam que a implantação destas imensas monoculturas têm destruído as verdadeiras florestas, degradando o solo, consumindo água e eliminando a biodiversidade das espécies. Floresta é sinônimo de biodiversidade e equilíbrio, e as plantações artificiais de árvores estão longe de serem consideradas como um ambiente florestal natural. A informação é da Agência Chasque.
3 comentários:
A região central de Santa Catarina é uma região de reflorestamento. É muito pobre. Dirigi-se uns 150~200 km sem encontrar lugar decente para almoçar. É caminho, na rota entre o oeste rico, minifundiário e colonizado por gaúchos, e o litoral.
O viajante nota que os campos lavrados diminuem, as cidades ficam espaçadas e quando surgem são pequenas, quase só casebres sem pintura e um centrinho desmazelado.
Só que aquelas "plantações" são antigas, muitas vezes usando araucárias. Tem um espaço para a biodiversidade porque antigamente a exploração não ousou ser tão intensa.
Essas fotos pavorosas de fileiras de estacas de eucaliptos de 10 metros de altura e largura que sugere terem 5 anos, absolutamente homogêneas, provavelmente vêm do Uruguai, são o futuro dos nossos bombachudos.
Desfile do dia 20 em 2014 vai tem um só carro alegórico com mudas de eucalipto e governador Berfram acenando para a multidão.
"governador Berfram", más baaaah ...
Agora, aliado com a manu ele ficou Berfran Roxado. Grande líder guasca!!!!!!!!!!!!!! Comunista desde criancinha!!!!!!!!!!!!!!
Gente, isso não é destino, são todas as pragas bíblicas sobre o território dos bombachudos.
Vcs. achavam que a tia Yeda é o fundo do poço?
Postar um comentário