Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

III - Por que o Rio Grande do Sul é assim


A revolução burguesa no Rio Grande do Sul

Investigar sobre a existência de uma revolução burguesa no limite meridional do Brasil implica em verificar dois fatores preponderantes: 1) a ação de atores das grandes transformações que estejam por trás da desagregação do regime escravocrata-senhorial; 2) a formação de uma sociedade de classes.

Como afirma Florestan Fernandes, no Brasil “a Revolução Burguesa não constitui um episódio histórico”, foi um desdobramento longo de pequenas e continuadas “rupturas com o imobilismo da ordem tradicionalista e a gradual chegada da modernização como processo social”.

Entretanto, como já vimos antes, no Rio Grande do Sul aconteceu o episódio histórico, onde preponderou o “espírito revolucionário” de que falava Joaquim Nabuco. Mas para que fosse possível esse momento histórico, que aqui se desdobrou preferencialmente de 1891 (com a Constituição castilhista) a 1895 (com a paz de Pelotas), houve o processo de uma longa e complexa base psicocultural, política e evidentemente econômica, já que o Estado sulino apresentava singularidades em relação à tradicional produção da monocultura de exportação praticada no resto do País.

[Aqui um breve parêntese elucidativo, para quem não leu os dois post anteriores desta pequena série: estamos investigando os motivos que levam a burguesia guasca a renunciar a sua própria revolução social, onde foi francamente vitoriosa, para apegar-se ao passado farroupilha que, embora heróico, foi uma sucessão de fracassos. Por que as fanfarras do Tradicionalismo organizado – e ideologizado – não cantam a vitória modernizante de 1893, preferindo lembrar as derrotas sucessivas de 1835-1845?]

Aqui não tivemos um sistema abortado ou interrompido de plantation, como sugerem equivocadamente os estudos do sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Tivemos sim uma pluralidade de agentes econômicos (a pecuária exportadora, a charqueada, a pequena agricultura e a artesania das colônias de imigrantes não-ibéricos), ao contrário de São Paulo que foi vítima da monocultura extensiva de exportação, inibidora da divisão social do trabalho e do mercantilismo interno – bases necessárias de uma formação social dinâmica, burguesa, moderna e racional (Weber).

A guerra civil começa em 2 de fevereiro de 1893, quando o uruguaio Gumercindo Saraiva (gizado na foto) invade o Rio Grande com 400 rebeldes armados, em sinal de protesto pela reeleição de Julio de Castilhos à presidência do Estado, tendo sua posse ocorrido uma semana antes, em 25 de janeiro. Saraiva, um blanco uruguaio, representava mais do que os fazendeiros maragatos, representava sociologicamente uma reação armada do macro sistema baseado no latifúndio e na pecuária de exportação. Dava-se início ao embate sangrento entre o Rio Grande atávico e conservador e o Rio Grande modernizante e planificador. A guerra civil, também (mal) denominada de revolução Federalista, foi iniciativa cruenta, então, das forças oligárquicas reacionárias à Constituição estadual castilhista de 14 de julho de 1891. Os chimangos apenas reagiram fortemente à revolta armada maragata, e venceram.

A Constituição castilhista de 1891 foi um marco político da hegemonia republicano-chimanga no Estado. Representa uma ordem legal exemplar, que se poderia classificar com um tipo ideal weberiano – segundo os estudos de Luiz Roberto Targa.

Continua amanhã...

6 comentários:

flics disse...

Gumercindo Saraiva era "Blanco" e não Colorado. Seu irmão Aparicio, que lutou ao seu lado no Brasil, era/é o maior lider dos blancos uruguaios.

Justamemente representavam os ladifundiarios uruguaios contra os colorados da burguesia urbana de Montevideu.

Remindo disse...

Cristóvão, não te ilude. Cortando a pinga, o fandango e o churrasco, o movimento tradicionalista está morto.
Mas tenho uma proposta para tornar este movimento um pouco mais verdadeiro. Relembrar a cada anos as nossas grandes roubalheiras. Os piás iriam vestidos de Otávioermanos e de Chicofragas. Carros alegóricos desfilariam com motivos do Detran, Fatec e com uma rica reprodução casa da Yeda. O povo seria chamado de trouxa e bateria palmas.

Cristóvão Feil disse...

De fato, Flics. Os Saraiva (ou Saravia, no Uruguai) lutaram contra o Battlismo modernizante, que era Colorado e mais urbano.
Eram três caudilhos irmãos, Gumercindo, Aparício e Mariano. Passaram a vida fugindo do Castilhismo, aqui, e do Battlismo no Uruguai.
Consta que tenha nascido em Arroio Grande no RS.

Anônimo disse...

Que bela análise histórica Feil.
Quem acreditou , que era por acaso ,transformar desfile farroupilha em desfile alegórico?
Com dinheiro público!
Semana Farroupilha, carnaval e futebol: tudo a ver com a gauchada reacionária e conservadora!
Cansei de tentar entender!

Anônimo disse...

Que bela análise histórica Feil.
Quem acreditou , que era por acaso ,transformar desfile farroupilha em desfile alegórico?
Com dinheiro público!
Semana Farroupilha, carnaval e futebol: tudo a ver com a gauchada reacionária e conservadora!
Cansei de tentar entender!

Anônimo disse...

Remindo, muito boa alegoria!!! :-)

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo