Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A realidade invertida pela grande mídia



Jornal editorializa conflito na Bolívia

O jornal conservador espanhol El País quer passar uma imagem distorcida para seus leitores sobre os conflitos provocados pela direita separatista e racista da Bolívia.

As fotografias acima dizem tudo. Foram publicadas no portal do diário madrilenho. Os pacíficos (foto mais acima) seriam – segundo El País – partidários da oposição ao governo de Evo Morales. Já os portadores de escudos verdes com a cruz bizantina seriam os governistas, agressivos, em posição beligerante.

A rigor, é bem o contrário. Os racistas bolivianos usam símbolos e instrumental de agressão inspirados em ordens secretas e mesmo a cruz gamada dos nazistas alemães. Já a fotografia de pessoas sentadas, a maioria indígena, é formada por militantes de movimentos sociais que apoiam as transformações democráticas do legítimo governo constitucional de Evo Morales.

Fotos: Rebelión.org


12 comentários:

Anônimo disse...

Estes "enganos" fazem parte das simulações do PIG para enganar os leitores/consumidores.

Todo o dia é isto, um pouco assim um pouco assado. mas sempre do tipo "do Iraque só notícia que favorecem os norte americanos". Ou seriam Morte americanos?

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não existe comparação entre El Pais (que não é de direita coisa nenhuma) e o Rebelión, de extrema esquerda. Como inventam, qualquer jornal desse mundo afora que seja comercial, que venda, que ganhe graninha com anúncio, que tenha público consumidor faz parte do PIG Universal. Jornal bom mesmo é o Brasil de FAto ou o Rebelión!!! São tão bons que tem público consumidor alienado e restrito. Francamente....

Anônimo disse...

Maia, não sai fora do post. Comenta o post. Aquilo ali é jornalismo sério?
Ou é ideologia pra embrulhar peixe no outro dia?

Anônimo disse...

Todo, olha bem Maia, todo e qualquer jornal que seja comercial, que viva de anuncios, e dependa dos anunciantes é de direita e reacionário, e quem os lê é alienado. Aliás não lê só gosta é das figurinhas e colunas de moda, daí que não dá para comprar o Brasil de Fato mesmo.

PIG é até elogio, porque nestas compras e vendas de anuncios o que menos tem é imprensa.

Claudio Dode

Anônimo disse...

- MAIA MALA!! POR QUE NÃO TE CALAS?? TUAS PALAVRAS TEM ORIGEM NO SUBPRODUTO ARMAZENADO NO RETO. PUTZ!!

Anônimo disse...

Esses esquerdinhas paraguaios estão impossíveis. Quanta bobagem registram em seus comentários! Essa afirmação de que todo o veículo de comunicação que depende de anúncio é de direita e que os que o utilizam são alienados é de uma estupidez, ignorância, idiotice,....Quanta presunção! O cara que fala tal imbecilidade se acha dono da verdade. Toda a pessoa assim é um idiota. Não há alternativa. E o pior é que se por aqui tivéssemos realmente um regime comunista eles se borrariam de medo, e iriam chorar no colo do papai e mamãe. Não sabem nada de direita nem de esquerda, nem de socialismo, nem de democracia. Por que esses fraldinhas da esquerda paraguaia que por aqui pululam não vão morar em Cuba?? A começar pelo nobre editor desse blog tendencioso e metido a besta.

Anônimo disse...

Cavalganti:

Com certeza escreves e cagas a trote.

Idiota maior que tu aqui só o Maia teu superior hierárquico.

É de direira o jornal que "vende" suas noticias junto com os anuncios. Quer tu queiras quer não queiras, ou vais, por idiota, ler e dizer que são isentos. Tudo que "vive" em função do mercado é de direita. Tu só és de direita por ser idiota.

Quem deveria sair daqui és tu, facistinha de meia pataca.

Eu não sei como consegues, além de alienado e idiota, ser metido a bosta.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O Cavalcanti é um purgante.
O Dode é o efeito de um purgante.

Cenair

Anônimo disse...

Prova cabal da manipulação. E isto de trocar as fotos é prática comum nos PIG do mundo. Fizeram o mesmo quando o povo venezuelano saiu às ruas para apoiar o Chavez, e com o Lula também. Lembram daquela foto da menina da UJS que a Veja publicou como se fosse da oposição?

Anônimo disse...

E o Cenair é o resultado do purgante.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Canalha, canalha, canalha!

Anônimo disse...

efeito e resultado, neste caso, são a mesma coisa seu Dode Merda.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo