Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A verdadeira “fonte da informação”




RBS faz jogo duro com os fatos


Todos os grandes jornais brasileiros hoje trazem na capa o presidente Lula e a ministra Rousseff de macacão cenoura e as mãos lambuzadas de óleo do pré-sal, no campo-teste de Jubarte no Espírito Santo.


Mesmo que mais contrariados que gato a cabresto, o PIG teve que se curvar aos fatos, inclusive mostrando a imagem da ministra-chefe da Casa Civil, virtual candidata de Lula à sucessão presidencial de 2010. Menos ZH de Porto Alegre. O órgão da RBS não só ocultou a ministra-candidata como estampou uma fotografia de Lula com cara de quem viu a Ana Amélia acordando (ou seria a Míriam Leitão?).

A RBS, assim, faz justiça ao slogan que criou para os seus veículos, “a fonte da informação”. De fato, nesta empresa midiática a informação não brota diretamente do fato, mas das editorias dos seus diversos veículos. E como os editores comumente se engalfinham com os fatos, o resultado é este aí – um desastre jornalístico mitigado por artifícios de press-magazine (de oitava categoria) com dezenas de penduricalhos sub voltados a segmentos de consumidores (mascotes, jovens, infância, moda feminina, decoração de interiores, carros & motos, turismo de classe média, etc).

18 comentários:

Anônimo disse...

A coluna da Abelhinha não consegue esconder um quase ressentimento, chamando o ato de Lula ontem no pré-sal de "petromarketing".

Pelo menos é marketing baseado em algo concreto e real, e não o marketing de papel da Barbitúrica do Piratini.

Anônimo disse...

A manchetinha "Lambuzado de otimismo" trata o pres. Lula como se ele fosse um delirante megalomaníaco encafifado com uma mera hipótese de haver petróleo no pré-sal.
Para ZH ainda estamos no campo das hipóteses, "testando hipóteses" como diz o Ali Kamel.

Anônimo disse...

Ia fazer o mesmo comentário da Maria Alice.
A coluna da Rosane hoje está um poço de ressentimentos.
Nota-se claramente o desconforto da tal comentarista e seu jornaleco em ter de comentar fatos positivos do governo lula.

sil

Anônimo disse...

A manchete principal da ZH é a demissão de um guaipeca flagrado com o uso de recursos privados. Fato semelhante mereceria uma nota de três linhas na trigésima página em qualquer jornal europeu, mas aqui é central.

Anônimo disse...

Camaradas ... entendo e concordo com toda a ampla insatisfação diante deste veículo de disputa política a serviço das "elites" do nosso estado.

mas, temos que começar a fazer um debate propositivo, ou seja, diante dessa filhadaputisse, o que faremos?

temos a nosso favor uma excelente rede de blogs em termos de conteúdo, mas modesta em termos de dialogar com massas.

apostar nossas fichas em partidos de esquerda também sucumbe a cada dia. a pausteurização das "nossas" candidatas.

o que faremos ...

Anônimo disse...

ouvi dizer que o Raimundo Pereira, velho jornalista militante fundador de várias publicações de êxito, está preparando o lançamento de um jornal diário de circulação nacional.
Se é real, não sei.

Anônimo disse...

Enquanto isso, segundo Josias de Souza, nomeia para a Abin um ex-funcionário do quadrilheiro e banqueiro (que pleonasmo!) Daniel Dantas.

Veja a nota do Blog do Josias:

"O governo escolheu a dedo o substituto de Paulo Lacerda na Abin. Chama-se Wilson Trezza.

Deve-se à repórter Fernanda Odilla a revelação de que Trezza já trabalhou para Daniel Dantas.

Sim, exatamente, ele mesmo: o suspeito-geral da República, preso e solto duas vezes na Operação Satiagraha.

Entre fevereiro de 2002 e março de 2003, o novo mandachuva da Abin bateu ponto na Fundação Brtprev. Era diretor de Seguridade.

Geria os planos de benefícios dos colaboradores da Brasil Telecom, empresa submetida à época ao controle de Daniel Dantas.

"Não me relacionava com ele", diz Trezza, um oficial de inteligência, que ingressou na atividade de informação em 1981, no velho SNI.

Anônimo disse...

assinando a nota anterior: armando

Anônimo disse...

Já que ZH não pode mostrar "Casanova" numa boa, opta por esconder as boas novas do presidente Lula. O Giovani Grizotti ficou duas semanas atrás de um tiozinho e descobriu qwue ele usa o automóvel de uma empresa privada para ir ao barbeiro. Uau! Isso é que é jornalismo investigativo. Já mandei um recado a ele: se ele dedicasse 10% daquele tempo a descobrir a resposta para a pergunta que não quer calar, o Rio Grande já saberia todos os segredos da negociata envolvendo a primeira casa mais famosa do Riogrande. A segunda é a "Casa Branca", no Parque Assis Brasil. Concluindo: do ponto de vista jornalístico, os demais jornais "furaram" ZH. Normal.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nada demais na Capa da ZH de hoje. Aparece o Lula se lambuzado com o ouro negro que pode ser a salvação da lavoura brasilera. A imagem diz tudo, não era necessário inserir uma manchete chapa branca.

Anônimo disse...

Maia, a cara de quem viu a Ana Amélia, a Meméia, se acordando?, como diz o Feil, não combina com a boa notícia, a notícia que pode ser a redenção do Brasil.
Isso não é jornalismo, mesmo. Nem aqui nem na velha caxa prego.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 9:46 eu assino em baixo de seu comentário, é hora de um plano de açõa estratégico, chega de choradeira!!

Maria Lúcia

Anônimo disse...

"Todos os grandes jornais brasileiros hoje trazem na capa o presidente Lula e a ministra Rousseff de macacão cenoura...menos ZH"

Opa! Quer dizer que o camarada considera ZH um dos grandes. De qualquer modo, a foto da Dilma com o reco-reco ou tomando uma pintada do presidenti nem é a que mais saiu e sim a do Lula com a chama saindo do capacete. É só ir em qualquer destes sites com capa dos jornais do dia e conferir.

Anônimo disse...

pasquim nauseabundo, essa imundície nem pra limpar a b... serve.
a cara da rede bunda suja.

Anônimo disse...

Na verdade tem uma certa direita que fica incomodada quando, com ou sem Lula, se mostra uma imagem que siginifique que o Brasil possa dar certo.

Claudio Dode

Anônimo disse...

A RBS É O LIXO DA INFORMAÇÃO !!! PRINCIPALMENTE CERTOS JORNALISTAS QUE DEGRADAM E MANIPULAM A INFORMAÇÂO !!!

Anônimo disse...

Jornalismo correto pra ti é aquele que faz campanha pro teu candidato, Feil? Belo conceito esse teu. E se fosse o contrário, com o Serra ou o Aécio na capa? Daí era PIG...

Leandro Rodrigues disse...

Concordo contigo, Feil. O que tu não alertou, e que me parece evidente observando as imagens, é que as fotos são da notícia do pré-sal, mas as manchetes principais são notícias negativas. Qualquer leitor percebe um enlace entre a imagem e o texto escrito em letras garrafais, mesmo que não refiram-se à mesma matéria. Trocando em miúdos, mesmo qdo aparentemente positivas, as matérias do PIG tratam de sangrar o governo Lula, especialmente Dilma (promessa para 2010).
Parabéns, Cristóvão. O blog tá ótimo. Abraço.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo