Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lula anuncia investimentos bilionários na Metade Sul


Fazendo jornalismo (e política) com o fígado

O presidente Lula veio ontem ao Estado para inaugurar uma plataforma petrolífera construída no Pólo Naval de Rio Grande. A estimativa total de investimentos alcança quase dez bilhões de dólares, somente na Metade Sul do RS, uma vez que prevê a construção de outra plataforma, a P-55, e inúmeros equipamentos para prospecção e exploração de óleo em águas profundas, inclusive no pré-sal.

Enquanto isso, o jornal Zero Hora não consegue esconder ressentimentos expressos no tratamento figadal que dá ao fato jornalístico.

Haja vista a capa do principal diário da RBS, onde o novo laço da mitificada estátua do “Laçador” recebe tratamento mais amplo e generoso que a visita do presidente Lula ao Estado, classificando a notícia com um tom político-eleitoral, ao dizer que Lula “batiza um projeto político na Metade Sul”. O texto, no interior do jornal, não explica por que e como o presidente “batiza um projeto político”.

Mas vejamos as pequenas pérolas da fala de pigmeu ressentido, estampado em Zero Hora de hoje:

Lula pretende usar a monumental estrutura da P-53 para lançar as bases de um projeto de poder. [...]

Lula [...] ambiciona um governo que perdure além de seus dois mandatos. [...]

Lula se outorgou o título de defensor dos pobres. [...]

Lula amplifica seus objetivos, usando a eleição municipal como trampolim para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. [...]

Quanto menos oposição, melhor para os projetos futuros de Lula. [...]

Lula descobriu nas reservas subterrâneas o palanque perfeito para engatilhar seu discurso ufanista em torno do petróleo. [...]

Lula tenta se apresentar como o fiador do ciclo do petróleo. [...]

Como se vê, o texto não precisa de coerência interna, nexo ou verossimilhança com a realidade dos fatos, pinga copiosamente a secreção biliosa que escapa ao domínio da razão e do real.

Dá perfeitamente para entender, de fato, não há disciplina ou racionalidade que estanque os resíduos fisiológicos humanos. Só não se pode fazer desse fel, jornalismo sério e responsável.

44 comentários:

Anônimo disse...

Quem é esse pigmeu?

Abraço

Anônimo disse...

Zé Agá, ora!

Anônimo disse...

AH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tem tanto baixinho lá!

Abraço

Anônimo disse...

Lula deveria ter feito como fez FHC quando Olívio Dutra foi governador: colocar todos os empecilhos possíveis no caminho. Uma atitude pequena, menor de quem, como mais tarde se viu, demonstrou ser um político também pequeno e absolutamente desprovido de visão do país como república, em resumo um "deslumbrado" consigo mesmo e suas "obras". Prova mais cabal foi a entrevista exclusiva que concedeu ontem ao genial "gordo das madrugadas", uma figura que hoje dá pena! Lula responde ao "desprezo" do ético e diferente gaúcho com investimentos. Dinheiro que nenhum outro presidente mandou para o "estado diferente", mal agradecido e que está sempre chorando, um resmungão! Agora como apareceu a grana são obras eleitoreiras!

Anônimo disse...

Lixo, com laço ou sem laço.

armando

Anônimo disse...

Tem uma turma de gaúchos, e o Cristóvão conhece bem ( os "Fazendeiros" de nosso antigo Café Frísia) que estão com a mente e o conhecimento parado há 50 anos, e só leem a Zero Hora e Veem a RBS porque ela conta a noticia como eles querem...e criaram os filhos assim mesmo, com esta idéia.O Capitalismo não deu certo nem nos Estados Unidos, estão estatizando empresas para não dar guerra interna...e aqui em Cachoeira eles ainda estão olhando para o céu, ali no centro da cidade, para ver se vai chover amanhã. A Zona Sul gaúcha está mudando Bagé e Rio Grande já abriram os olhos.

Anônimo disse...

Quando FHC detonou o governo Olívio, a Rede Bunda Suja ficou ao lado de FHC...quando o governo federal investe pesado no RS, a mesma rede critica o governo federal. Conclusão: ZH e seus asseclas são , antes de tudo, anti-PT ou qualquer iniciativa que possa vir de um legítimo governo de esquerda !

Anônimo disse...

Putz, ZH ta chegando ao fim do poco. Chamar um investimento 10 bi us$ de projeto político é o máximo do ressentimento que poderia atingir.

Anônimo disse...

O Lula privatizou o porto de Rio Grande pra construir esses navios e a macacada continua aplaudindo... Acordem! O Lula se vendeu pro capitalismo! Leiam o blog do PHA!

Anônimo disse...

Tá bom Gabrielelelelelel!
Quando interessa...PHA serve!
Quem privatizou o país,os bens públicos foi o governo Lula.
Hummmmmmm!!!!!!
Má vontade é má vontade.
Deixaram somente 38% da PETROBRÁS para o Brasil e com estes 38% fez chover empregos, renda e auto-estima para o POVO BRASILEIRO.
Que ranço!
Antes das eleições começaram a distribuir gratuitamente a ZH.
Neguei oferta.
Sabia o quê fariam.
VEJA o quê? e ZH: tudo a VER!

Anônimo disse...

Por outro lado:
"A CEEE investiu R$ 5,6 milhões para elevar os cabos de energia elétrica que passam sobre o canal do porto de Rio Grande, de modo a permitir que as grandes plataformas de exploração de petróleo que seriam montadas no pólo naval pudessem sair, rumo a seus destinos finais.

Isto foi apenas um dos gestos do governo do Estado para atrair o complexo naval que se formou (e segue aumentando) na Zona Sul do RS.

A notícia não é nova, mas merece que o registro seja feito, uma vez que a imprensa gaúcha não concedeu uma linha que fosse ao esforço do governo estadual na concretização do pólo naval. Todos os méritos foram à administração Lula, como na extensa reportagem do jornal Zero Hora desta quinta-feira."

Anônimo disse...

O porto de Rio Grande foi entregue de graça para a WTorre, junto com a Jurong Shipyard (de Cingapura), mas com dinheiro do BNDES (nosso dinheiro). Choveram empregos realmente, mas para chineses e malaios! Mas acho q a veja não publicou, então o tempo passou na janela, só a Suzie não viu...

Anônimo disse...

Gabriel:
Se fosse assim,o Feil tb se vendeu,pois publicou aquela besteira do importantíssimo blogueiro que salvou a República!
Sei lá,viu????

abraço em ti

Anônimo disse...

não te compreendo, ó Suelí

Anônimo disse...

Tivemos um criativo leitor do Óóóóber copiando e colando as idéias dos outros às 13:36

A mesquinharia da RBS não terá fim nunca. Tudo isto é porque a construção destas plataformas NO BRASIL foi promessa de campanha do Lula. Promessa cumprida. Os tucanos de FHC e Yoda queriam que fossem construídas no exterior.

Por mais críticas que se tenha ao governo de Lula, é inegável que ele é muito mais competente e tem mais visão do que os tucanos.

Anônimo disse...

Biel!

Pobre CEEE!
Fatiada nas privatizações, fatiada na administração,vive de auditorias da ANEEL.
Quem "dá" a luz na região?
Então...
Quem levaria energia elétrica para lá?
Plim...plim...plim...
Meus neurônios estão saltitando....
Minha memória agora está cobrando da CEEE.
Ei!!!!!!!!!
CEEE!!!!!!!
Cadê a solução na Lomba do Pinheiro para o CIENTEC?????????Cadê?

Anônimo disse...

Gonzales, os tucanos não queriam. As plataformas e navios ERAM construídas no Exterior, enquanto isso a indústria naval do Brasil estava parada e demitindo.
Quanto ao fato de os armadores de Rio Grande estarem ganhando dinheiro, isso é inevitável. Alguém pensa que o governo Lula é socialista, gente?
Que fosse criar uma ESTATAL para construir navios e plataformas em Rio Grande? Mesmo porque criar estatais não quer dizer socialismo. A exploração da mais-valia é a mesma, seja embolsada pelo patrão, acionistas ou o Estado.
Só os ingênuos e os abobados da enchente consideram que Lula é socialista ou faz algo na direção do.
Lula é um ex-operário que aprendeu os macetes do "pudê" e está dando banho nos babacas da oligarquia preguiçosa, como diz a velha Conceição. De quebra, calou a esquerda e está deixando de quatro a direita.

Anônimo disse...

Hierarquia das notícias perfeita! ZH é uma aula de jornalismo. Perfumaria em destaque e obra grandiosa na parte mais pobre do Estado com uma chamadinha. Aí eu pergunto, pra quê serve o diploma???

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, dizem que o governo FHC não deu nenhuma força ao governo Olívio Dutra. E o Cientec? E o novo aeroporto Salgado Filho - que alguns petistas (serão os mesmos anacrônicos que são contra o pontal do estaleiro ou o Museu Iberê???) achavam que a ampliação não era prioridade. Enquanto o Brasil e o RS ficar patinando no ranço do infantilismo da politicagem e na ideologia da simplorice vamos ficar sempre no mesmo lugar. O Brasil não precisa de divisão ideológica, mas de gestão eficiente e transparente. Hoje o IBGE divulgou que o caminho é esse mesmo, o Brasil finalmente está inserindo mais e mais brasileiros na qualidade de vida. Temos que ir além.

Anônimo disse...

O BRASIL hoje, está inserindo mais cidadaos pelas politicas publicas e nao privatistas e entreguistas da corja do PSDB....Quando algo bom é feito pelo LULA ou é o BRASIL ou é o conrexto...é brabo aguentar estes facistas,...

Anônimo disse...

Ai...ai...Maia!
Quem conquistou o CIENTEC?
Quem enterrou fibra ótica nesta cidade?
Quem defendeu a soberania brasileira ?
Quem nos retirou da famigerada A L C A?
Já pensou?
O Brasil pendurado na ALCA?
Estaria no fundo do MAR, sem pré-sal e com a Quarta Frota ancorada em "nossos" portos!

Anônimo disse...

Gestão eficiente e transparente é o que mais está faltando para os governos da Yeda e do Fogaça.

Lendo o PIG paulista, menos mesquinho que o bovino, descobri que tem outros motivos para a RBS ficar de beiço com a inauguração. É que o Lula deitou e rolou na hora do discurso:

'É triste ver que os palpiteiros estão quebrando'

http://www.estadao.com.br/economia/not_eco244101,0.htm

http://www.estadao.com.br/economia/not_eco244074,0.htm

Obrigado pelos esclarecimentos Prieb. Acho que hoje em dia só os olavetes e o Cavalcanti ainda pensam que o Lula é socialista.

Anônimo disse...

RBS faz jornalismo? Se o Paulo Santana (como já dito aqui) afirma que eles têm consumidores e anunciantes, não leitores, devemos esperar algum material jornalístico? Não, só matéria dirigida e comercial que agrade seus "consumidores".

Anônimo disse...

Neste exato momento, enquanto vejo a triste figura do desastrado presidente norte-americano, fico imaginando onde estariamos se tivesse sido eleito Alckmin em vez Lula! Em que situação estariamos se o Brasil tivesse dado uma guinada em direção a um dos discipulos do farol de alexandria? Os festeiros da GM e as viuvas da Ford que coloquem as barbas de molho. A situação destas duas gigantes também é grave!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Panoramix, meu caro druída, você precisa urgente de alguns bons molokos (pode colocar algumas pitadas de sálvia divinorum, síndrome de Nostradamus é uma doença muito grave. Cuidado.

Carlos Eduardo da Maia disse...

É interessante, a rodada de Doha não deu certo porque os países desenvolvidos não querem abrir seus mercados. Mas e a ALCA? Quem seriam os integrantes da ALCA? Seriam todos os países da América Latina, Central e do Norte que se integrariam numa imensa zona comercial e que teriam certas facilidades aduaneiras. Mas dizem as hienas da Hanna Barbera de sempre, ah, isso não vai dar certo, porque os EUA sempre vão impor suas vontades!!! TUDO DEPENDE de como vai ser negociado. Se existe algum caminho fácil e acessível, pela necessária e fundamental conciliação com os países ricos, por que escolher o caminho da divergência? Se isso não é burrice, o que é burrice? O bom mesmo é expulsar embaixador americano (do norte). Expulsando embaixador americano melhoraremos, com certeza, as condições de vida da América Latina... Realmente é uma pena, uma lástima, termos interrompido as negociações com a Alca...

Anônimo disse...

Cuidado, a GM - a menina dos olhos - e a FORD podem falir também! Não adianta tergiversar pois a realidade está escancarada, só não enxerga quem não quer ver. Está havendo uma violenta corrida bancária nos Estados Unidos e isto obviamente não é noticiado. Não estou festejando pois vai ter reflexo no mundo inteiro, mas bancar o liberal subjugado e controlado pelo "deus mercado" não adianta mais! Adeus malbec o máximo vai ser cabeça de touro!

Anônimo disse...

Menos Maia, bem menos!

Nem o Fernando Henrique Cardoso e o Serra tem a petulância e cara dura de defender a ALCA. Só tu com teu fanatismo sectário.

Anônimo disse...

Maia, acontece que o Congresso americano precisa aprovar tratados internacionais que o país faça e não aprovaram a abertura para a Alca. Aí os EUA vieram propor algo impossível de ser aceito.

Anônimo disse...

O último neoliberal: MAIA.
O único que ainda defende a natimorta ALCA.
Nem Dick Cheney ousaria ser tão teimoso.
Teimosia demais já é BURRICE.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Liberal eu??? Nunca fui liberal e nem neoliberal. Não acredito no deus mercado. Meu depósito tem mais de 1000 posts em nenhum deles eu defendo o deus mercado. Acredito que mercado é fato social. Alguém aqui acredita que não seja? E a crise americana, é apenas mais uma crise do cíclico mundo capitalista que estamos embutidos. Amanhã ela vai ser história, como foi a crise mexicana, 95, Russa de 96, Asiática de 97 e do Brasil de 99. E Lula é um sujeito de sorte (e que bom que ele é) porque somente agora em 2008 seu governo navega por uma crise internacional, ainda bem que reformas foram feitas e o Brasil de hoje tem muito mais estrutura para navegar nos mares da turbulência.

Anônimo disse...

O mestre dos clichês. Maia tu realmente é a alegria do diário gauche. Tu faz a festa! Não sei o que seria de nós sem o teu contraponto!

Anônimo disse...

Não sei se o Maia "é peitudo ou tem a corcunda prá frente".

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, Druida, contraponto não é clichê, como se todo tipo de informações, pensamentos e filosofias que são fornecidas pela grande mídia estivessem sempre eternamente viciadas. Mas você sabe que a verdade não é essa. Muitas vezes aqui se utiliza a verdade da grande mídia para vomitar sobre as Yedas da vida. Ou seja, infelizmente, discutimos aqui, na verdade, politica partidária. É o velho petismo contra o antipetismo se enfrentando numa guerra inútil e sem fim. Já fui petista e não sou mais porque vislumbrei no final da década de 80 que o PT é um partido como todos os outros, mas tenho hoje defendido o Lula e seu espírito conciliador. E tenho jogado pedras em quem não acredita em pactos, convergências e conciliações, porque quem assim pensa apenas alimenta ressentimentos. E mágoa não enche barriga e nem melhora qualidade de vida. É ou não é?

Anônimo disse...

Concordo contigo em relação ao PT. O Partido dos Trabalhadores em que eu votei 16 anos, e tenho orgulho disto, não existe mais! Existem ainda os homens e mulheres que faziam parte daquele grupo - pessoas nobres, mas o partido não se reciclou, não evoluiu e literalmente explodiu o "alien" que tinha no peito. Ainda é tempo da chamada "refundação", mas não em nível nacional. Todavia a importância do PT é fundamental nas mudanças recentes no Brasil, já está na história, assim como o presidente que gestou! Entendo teu desencanto, ou acho que entendo mas acho que discutimos aqui basicamente sobre poder, potência, instinto básico no ser humano, nos animais e no próprio universo, dai em diante e salve-se quem puder!

Anônimo disse...

O ressentimento do Maia justifica o seu rancor contra o PT.

O que ele não consegue esconder defendendo este jornalismo marrom. Não pela questão da cor mas do conteúdo marrom. Ah! deve ter até cheiro!

É nitida e clara a posição política e ideológica da RBS, e como que o seu Maia e caterva defendem, é querendo negar que exista ideologia. Os que não tem são os que fazem política como satisfação de desejos pessoais.

Como é ideológica a defesa da alca, por esta e por outras que um espirro do México já foi uma pneumonia (FMI) para o Brasil. Imaginem como é que estaria se tivéssemos mantido a política externa do FHC. E se tivessemos ainda mais dependente pela alca.

Disto estamos livre, só falta a Ydiota...

Claudio Dode

Anônimo disse...

O texto abaixo "pesquei" no blog do Azenha - Vi o Mundo -. Esta de USSRA (Estado Socialista Unido da República da América) é muito boa! É para a calar boca
até o fim dos tempos dos babacas (como o bichinho escroto da maia e seus asseclas) que acreditam na tal livre iniciativa, na mão invisivel do mercado e outras
baboseiras que o liberais e neos inventam e reinventam para iludir os trouxas e continuarem lucrando tanto na época das "vacas gordas" como das "vacas magras".


"A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO E O USSRA

Atualizado em 17 de setembro de 2008 às 15:54 | Publicado em 17 de setembro de 2008 às 15:52

Só para provar para vocês que não estou sozinho (obrigado ao leitor que indicou):

Nouriel Roubini | Sep 17, 2008

Na semana passada argumentei que, com a nacionalização da Fannie e Freddie [as empresas que financiam o setor imobiliário nos Estados Unidos], camaradas Bush, [Henry] Paulson e [Ben] Bernanke tinham transformado os Estados Unidos no USSRA (Estado Socialista Unido da República da América). Essa transformação dos Estados Unidos em um país onde há socialismo para os ricos, os bem conectados e Wall Street (isto é, onde os lucros são privatizados e as perdas socializadas) continuou hoje com a nacionalização da AIG.

Sobre a USSRA, antes da intervenção na AIG:

Essa é a maior e a mais socialista das intervenções de um governo em assuntos econômicos desde a formação da União Soviética ou da China. Agora os investidores estrangeiros recebem as boas vindas no USSRA, onde eles podem ter ganhos polpudos [...] e nunca enfrentar riscos de crédito.

Assim como inúmeros evangélicos e hipócritas e moralistas que cospem e elogiam os "valores da família" e pretendem ser mais santos que nós são regularmente pegos em adultério ou se vestindo como travestis ou são pervertidos, esses hipócritas do Bush -- que durante anos cantaram a glória do capitalismo selvagem, do Velho Oeste, laissez faire (e nunca acreditaram em qualquer relugamentação e supervisão sensata e própria para os mercados financeiros) -- permitiram que a maior bolha de dívida crescesse sem qualquer controle e causaram a maior crise financeira desde a Grande Depressão. Agora são forçados a adotar a maior intervenção e nacionalização governamental na história recente da Humanidade, tudo em benefício dos ricos e bem conectados. Camaradas Bush e Paulson e Bernanke vão entrar para os livros de História como o trio de bolsheviques que transformaram os Estados Unidos na USSRA. Fanáticos de qualquer religião quase sempre causam destruição por seu fanatismo inflexível; mas em geral eles não controlam a maior economia do mundo."

Anônimo disse...

Que diferença!

O Olívio estava lá e recepcionou o Presidente Lula, mesmo com nevoeiro.
É, Lula tem razão, Deus está tirando umas férias no Brasil.

Peço a Deus que Ele venha também por aqui e nos liberte desse nevoeiro...
Alice

Anônimo disse...

Depois de ver os noticiários ficou claro que Yeda queria batizar a plataforma e o Lula evidentemente não deixou!

Anônimo disse...

- A "RAINHA DAS PANTALHAS" FOI ORIENTADA PELO GHOST-WRITER PUGGINA E PELO BARRINUEVO "GOEBELS"A NÃO PARTICIPAR DO EVENTO. MOTIVO: SEUS INDICES DE POPULARIDADE ESTÃO MAIS BAIXOS QUE CLOACA DE COBRA , QUE IRIA COMPROMENTER O PROTOCOLO COM VAIAS LATIFUNDIÁRIAS. E O "PRAVDA"DO SUL(RBS) JUSTIFICANDO COM DESCULPAS, QUERENDO CONFUNDIR-ME - ESTAMOS NA SEMANA FARROUPILHA - DE PALHAÇO POR ESTAR USANDO BOMBACHA. AINDA VEREI ESTE IMPÉRIO MEDIÁTICO, QUE CRESCEU À SOMBRA DA DITADURA SE DESMANCHAR COMO UM CASTELO DE CARTAS, SEM SER NADA ORIGINAL.

Anônimo disse...

Alice,

o Olívio estava lá desde o dia anterior. Dormiu com o Lulla em Pelotas.
Não viu o nevoeiro de Porto Alegre.
Só as estrelas do sul.

Anônimo disse...

Se eu fosse mulher eu dava paro o Lula.

Remindo disse...

O gente burrinha, o nevoeiro ia do Paleacio Piratini até o Palácio da Chácara das Pedras.

Anônimo disse...

Boa esta do Remindo.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo