Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Jobim faz cantinflada na CPI dos Grampos


“Provas” jobínicas foram retiradas - pasmem - de páginas da internet

Em pouco mais de três horas de depoimento à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, não sustentou, de forma clara, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem equipamentos capazes de fazer escutas telefônicas. A informação é da Agência Brasil.

Ele disse que essa informação lhe foi passada por fontes do Exército, mas ainda precisa ser comprovada por laudos técnicos. Jobim entregou à CPI apenas descrições dos equipamentos, retiradas de páginas da internet, sendo que em uma delas há alusão à capacidade de interceptações.

A postura cautelosa de Jobim, entretanto, foi interpretada de outra forma pelo presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

“Tenho certeza de que o ministro está convicto de que a Abin possui equipamentos de interceptação. O ministro Jobim tem muitos anos de janela e sabe o que está dizendo. Eu não tenho a menor dúvida de que ele vai comprovar, porque as perícias dirão”, afirmou Itagiba.

A CPI encaminhou ao ministro um requerimento de informações solicitando uma listagem de todos os equipamentos comprados pelo Exército nos Estados Unidos, a pedido da Abin.

Os aparelhos, segundo Itagiba, serão periciados por uma equipe de especialistas da Unicamp contratados pela CPI.

Há a possibilidade também de um novo depoimento do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Felix, a quem a Abin está subordinada.

.........

O ministro Nelson Jobim é o Cantinflas do ministério lulista, agravado por veleidades autoritárias, aspiração ilegítima ao poder e aproximação com personagens egressos das oligarquias golpistas.

Em 1º de setembro, em reunião do conselho político do governo, Jobim afirmou na presença do presidente Lula e de vários ministros que a Abin comprara equipamentos com poder de fazer escutas telefônicas. A grave acusação foi decisiva para que Lula afastasse o diretor da Abin, Paulo Lacerda. Afastamento este que atende um velho sonho de Daniel Dantas de ver o delegado Lacerda longe das instâncias de direção tanto da PF quanto da Abin.

4 comentários:

Anônimo disse...

E sem a graça e inocência do velho Cantinflas...

armando

Anônimo disse...

E é este animal, junto com o Mangabeira Unger, quem está decidindo a política estratégica de defesa para o futuro. Corremos o risco de ser invadidos por Suriname algum dia.

Anônimo disse...

Mangabeira U. só gosta de invasão por trás.

Anônimo disse...

A culpa é do Lula. Escala um time em que metade é do time e outra metade não. Imagina se não vai levar gol contra?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo