Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O petróleo é nosso!


O modelo de exploração do petróleo precisa mudar, diz Pinguelli

A idéia de criar uma estatal para gerenciar a exploração de petróleo na camada pré-sal é válida desde que não seja para fazer o que a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) já faz, na opinião do ex-presidente da Eletrobrás e diretor da Coordenação dos Projetos de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa (foto). A informação é da Agência Brasil.

“A idéia da criação dessa nova estatal não é um absurdo total desde que ela seja para fugir das licitações e poder contratar sempre a Petrobras como braço tecnológico do governo na região do pré-sal”, afirma. “Agora, se é para fazer licitação, mantendo o atual modelo, a criação da Petrosal é uma bobagem. Até porque isso a ANP já faz. Não vejo necessidade de dois órgãos fazendo”.

Para Pinguelli, no entanto, a “Petrosal” só tem sentido se for criada com o intuito de dar exclusividade da contratação dos campos da região à Petrobras.

Sobre a possibilidade de o acionista da Petrobras vir a perder dinheiro, Pinguelli é enfático: “Eu estou pouco me lixando para o investidor, se as ações vão cair ou não. Eu posso até ter alguma ação da Petrobras, mas o mais importante é o país e não o investidor”.

Em sua avaliação, qualquer que seja o modelo adotado, em princípio, o investidor terá perdas. “Se o governo aumentar a sua participação na renda para 80%, a projeção dos lucros, e conseqüentemente das ações da Petrobras, caem. E se ele [o governo] vier a assumir que a propriedade dos poços é da União, e que vai contratar uma empresa só dedicada ao pré-sal, contratando a Petrobras somente para explorar a área, as ações caem também”.


Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo