Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Uruguai


Ex-presidentes teriam criado o esquadrão da morte

O dirigente tupamaro Julio Marenales afirmou que os ex-presidentes uruguaios Jorge Batlle (2000-2005) e Julio María Sanguinetti (presidente entre 1985-1990 e 1995-2000) foram os “cérebros” dos esquadrões da morte.

Segundo o tupamaro, os políticos não chegaram a criar os grupos de extermínio, mas são os responsáveis pela administração. Outros dirigentes tupamaros já haviam vinculado Sanguinetti aos esquadrões. Os grupos atuaram antes do golpe militar de 1973 no Uruguai, com a finalidade de eliminar fisicamente opositores políticos e ativistas dos movimentos sociais, entre eles os tupamaros. A informação é da Agência Chasque.

Sanguinetti hoje é senador pelo partido Colorado. Batlle também é Colorado. Ambos representam as velhas e carcomidas oligarquias rurais da Banda Oriental.

Foto: Sanguinetti e o Farol de Alexandria, FHC, num evento quando ambos eram presidentes.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

A voz da intolerância não está apenas do lado dos milicos da extrema direita que praticaram torturas e mataram inocentes. Se ouve também o som da intolerância nos hinos revolucionários da esquerda. Os tupamaros estavam longe de serem os bonzinhos santinhos amados de deus. Eles também sequestraram e mataram inocentes. Intolerância é o fim da picada.

Anônimo disse...

Como os tupamaros eram de outro país que não o nosso. Na discussão dos milicos, que o Maia vem tentando defender, é problema caseiro. Devemos resolver por aqui e não tem este papinho "meigo" de intolerância, que é só para dispersar, o negócio é JUSTIÇA mesmo.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo