Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Desobediência ao ministro Jobim


Direção do PT cobra punição de torturadores da ditadura

A cúpula do PT ressuscitou a polêmica sobre a punição aos torturadores da ditadura militar (1964-1985). Em nota divulgada ontem, na véspera dos 29 anos da Lei de Anistia, a Executiva Nacional do PT cobrou a responsabilização dos militares que praticaram tortura, sob o argumento de que “crimes contra a humanidade não prescrevem” e saiu em defesa dos ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannucchi (Direitos Humanos), enquadrados por Lula depois de comprarem briga com as Forças Armadas.

“A Comissão Executiva Nacional repudia os ataques difamatórios feitos por setores conservadores e antidemocráticos contra os companheiros Paulo Vannucchi e Tarso Genro”, diz a nota, numa referência à manifestação de oficiais e generais, no Clube Militar do Rio, há 21 dias.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (foto), disse que o partido tem autonomia em relação ao governo. “O PT tem posições políticas e não necessariamente o presidente Lula precisa se alinhar a elas”, afirmou Berzoini. Para ele, o retorno do tema não causa constrangimento ao Planalto. “A polêmica já ocorreu e no governo há várias posições”, justificou.

Na nota de 15 linhas, a Executiva do PT diz esperar que o Judiciário atenda às reivindicações das vítimas do regime militar, especialmente das famílias dos mortos e desaparecidos políticos. “A punição aos violadores de direitos humanos é tarefa da Justiça brasileira. A informação está no jornal Valor Econômico, de hoje.

........

Mais vagarosa que tropeiro de lesma, a direção nacional petista pelo menos cumpriu com o seu dever político, ainda que num gesto meramente formal e episódico.

9 comentários:

Anônimo disse...

Os que nos provocaram agonia têm que prestar contas à justiça.
Não é tolerável que desfilem seu escárnio frente à nossa dor.

Os torturadores, hoje de pijama, foram e são canalhas covardes.

armando

Anônimo disse...

O maior torturador das américas, hoje usando agasalho vermelho da Adidas, "el Coma andante", também tem que prestar contas à justiça. E seus seguidores sanguinários também.



Refugiado - Miami - US

Anônimo disse...

Que vão todos para o banco dos réus, inclusive os terroristas cumpanheiros, e acabem logo com essa conversa mole.
E já que querem revogar a anistia comecem mandando os ex-exilados de volta, será um alivio para a nação.
Suspendam também o bolsa terrorista, será um grande favor à nação.

Gino/SP

Anônimo disse...

Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho baixaram por aqui? Fascistóides!

armando

Anônimo disse...

."A lei de Anistia de 1979 nao beneficia quem cometeu crimes como tortura nem impede o debate publico,a busca da verdade e da justiça" sustenta o texto.Concordo com tudo isso mesmo e ja passou da hora de voltarmos a debater e mandar torturador pra ser julgado e pagar pelo que fez.Quem sera o primeiro?Trair e desertar é crime = cadeia e nada de aposentadoria.Roubar cofre?Sequestrar Embaixador?Assassinar marujo ingles?Promover guerrilha?Assaltar banco?Conspirar contra o Brasil?Execuçao a sangue frio de quem quis sair da clandestinidade?A lista é muito cumprida.Vamos sim debater e acabar com essa historia o mais rapido possivel.Quem cometeu esses atos tem de pagar pelo que fez e nao receber aposentadoria.Mostramos onde estao os ex torturadores hoje, se estao de pijamas ou estao no comando do pais.Sou pela revisao e disposto até a revogaçao de tal lei que nao serviu pro brasileiro.


Brasiliano

Anônimo disse...

Os puxa sacos dos EUA daqui e os mafiosos de Miami (scarface)querem a volta da burguesia em Cuba e sua transformação em colônia.
Ah,o agasalho em questão para o imbecil saber é da seleção nacional do país.
Revolú

Anônimo disse...

O sargento da reserva (aposentado) torce para que eles consigam rever essa lei de anistia.

Quem sabe, com isto, os militares tomem vergonha na cara e ponham essa corja para correr. E que nao cometam o mesmo erro da revolucao de 64. Paredon para todos os terroristas e ex-terroristas.

Ernani

Anônimo disse...

Barbaridade, não veio o Mendes e mandaram o Ernani.

Anônimo disse...

Canalhas, covardes e psicopatas. Ontem torturaram, hoje mentem.

armando

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo