Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Algemas


Uma questão de solidariedade de classe

Dalmo Dallari, jurista e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, acredita que o debate sobre o abuso no emprego de algemas foi levantado por serem recentemente usadas contra pessoas ricas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma súmula que prevê o uso de algemas apenas em casos excepcionais (que devem ser justificados previamente e por escrito), além da punição de agentes que a descumpram.

Dallari diz que os protestos contra o uso das algemas teria surgido quando acusados de cometer crimes de “colarinho branco” foram exibidos algemados na mídia. Para ele, a indignação por parte da própria mídia se justifica porque seria “uma reação de classe, as classes mais ricas tem uma solidariedade interna, a imprensa é uma empresa, e por isso é solidária com os empresários.” A informação é da Agência Chasque.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, o Brasil e a Venezuela são os campeões dos ricos mais ricos. Nunca se enriqueceu tanto nos governos de Lula e Chávez. Pena que os ricos não usam algemas.

Anônimo disse...

Quantas pessoas o governo Lula tirou da miséria absoluta? Qual a porcentagem de pessoas que passaram para as classes D e C, quanto eles consomem neste momento?
Vai no site do IPEA e vê os dados, ignoarnte de merda.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Anônimo, acho ótimo que o governo do PT tenha tirado essas pessoas da miséria absoluta. Foi um grande feito. TEmos que ir além. Essa é a agenda.

Anônimo disse...

Temos que ir além e muito rápido porque senão os que escaparem do inverno, a Yeda e o Mendes liquidam eles.

Sob o aplauso do Maia.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo