Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tensão no Norte do País


Indigenistas denunciam marcha dos arrozeiros em Roraima

A regional norte do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou nota em que repudia a Marcha para Roraima, atividade de provocação realizada por ruralistas da região que se opõem à demarcação da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol. Os produtores pretendem sair em caminhada da capital Boa Vista até o município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. A informação é da Agência Chasque.

O Cimi alerta que no trajeto, os ruralistas irão passar por várias comunidades indígenas que são vulneráveis a possíveis casos de agressão. A organização pede que a Polícia Federal esteja presente para evitar qualquer tipo de conflito, já que várias aldeias foram destruídas e tiveram casas queimadas e plantações destruídas por jagunços pagos pelos arrozeiros instalados irregularmente em Serra do Sol.

Para o Cimi, a marcha é uma clara afronta às comunidades indígenas e visa pressionar o Supremo Tribunal Federal a votar contrário à demarcação da área.

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Esses arrozeiros serão os futuros sem terra. Talvez - algum dia - eles possam criar uma entidade chamada "movimento social".

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo