Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Dalmo Dallari aponta Jobim e Gilmar Mendes


Jobim articula a resistência à demarcação de terras indígenas, e Gilmar Mendes deveria ser impedido

O jurista Dalmo Dallari apontou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, como um dos principais articuladores do processo de resistência à demarcação em área contínua da terra indígena Raposa/Serra do Sol - homologada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também disse que o presidente do STF, Gilmar Mendes, não deveria participar do julgamento dessa questão, previsto para o dia 27, porque “não será um juiz isento”. A informação está no Estadão, de hoje.

Dallari lembrou que Jobim já atuou como advogado em duas ações contra demarcações de terras indígenas em Roraima e no Pará e perdeu no STF, nas duas disputas. Mais tarde, como ministro da Justiça do governo de Fernando Henrique Cardoso, ele voltou à questão ao tentar reverter demarcações por meio de um decreto presidencial.

“Ele quis obter por meio do decreto o que não conseguiu nos tribunais”, disse o jurista, professor emérito da USP e ex-diretor da Faculdade do Largo São Francisco. “Nós dissemos que não poderia mudar por decreto uma decisão do Supremo.”

No mesmo tom acusatório, Dallari recordou que o assessor do Jobim na época do decreto foi o então advogado-geral da União e atual presidente do STF, Gilmar Mendes.

“O ministro [Gilmar Mendes] não deve participar do julgamento dessa questão porque não será um juiz isento, imparcial”, acrescentou Dallari.

O ministro Jobim (foto) não quis comentar as declarações feitas a seu respeito. Por meio de sua assessoria, disse que a questão pertence agora à alçada do STF. Mendes também não quis fazer comentários.

8 comentários:

Anônimo disse...

Grande Dalmo! Esse cara é um gigante.

Fabrício Nunes disse...

Jobim, de triste trajetória, já era apontado como líder do governo FHC no Supremo!
lembram disso?
Não se pode esperar outra coisa dele.
O que importa, contudo, não é Jobim. Mas quem o nomeou ao cargo de Ministro da Defesa, ou seja, o "glorioso" Lula. Que também já indicou a maioria dos atuais membros do STF, e o STF é o que é...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Dallari é inimigo pessoal de Mendes. Já houve processo de um contra o outro. As opiniões de Dallari sobre Mendes (que é muito mais preparado juridica e intelectualmente do que Dallari, sobretudo no campo da jurisdição constitucional) devem ser vistas e analisadas com muiiiita reserva. Dallari é um jurista de terceira.

Anônimo disse...

O Pseudônimo, além de dar pitacos em economia (em geral furados), também tem a ousadia de julgar o conhecimento jurídico do Dallari. Como dizem por aí - me poupe.

Anônimo disse...

Postar o que se não consigo para de rir! Pelo amor dos meus filhinhos...

MASQUINO disse...

O apartamento foi comprado em 2000,quando um ministro do STF ganhava bem menos do que hoje.Aqui:"Marco Aurélio de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal, tem um apartamento no Golden Green, condomínio cinco-estrelas na Barra da Tijuca. Piscinas, quadras de tênis, pistas de corrida, ciclovia e um campo de golfe de 60 mil metros quadrados tornam o empreendimento um dos mais valorizados do Rio de Janeiro. O lugar ganhou notoriedade por abrigar inquilinos conhecidos. Um deles é Salvatore Cacciola, dono do extinto Banco Marka, acusado de provocar um rombo de R$ 1,6 bilhão nos cofres públicos." LINK:http://epoca.globo.com/edic/20000731/brasil3a.htm

Anônimo disse...

Só um apaniguado político pode achar, como o Maia que o Gilmar Mendes que o Dalmo Dallari.

Primeiro porque o Dallari é um jurista de profissão. Depois o Gilmar Mendes é um advogadozinho que fez carreira pela política. E pela pior pratica política deste país, não é atoa que tão "bravamente" defendeu a soltura do Daniel Dantas.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Depois nao se pode reclamar que esses burocratas de carreira, encastelados em seus privilegios, de tudo fazem para conseguir mais e melhores posicoes. Isso tudo enquanto a populacao sofre a falta de Educacao, Transporte, Moradia, Saude, ... , etc

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo