Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A raposa gerencia o galinheiro


A Halliburton é quem manda na Agência Nacional do Petróleo

Importantes fontes revelaram à AEPET [Associação dos Engenheiros da Petrobras] que a multinacional norte-americana Halliburton, através da sua subsidiária no Brasil, Landmark Digital and Consulting Solutions, está administrando o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sem ter passado por processo licitatório. E mais: as fontes informaram, ainda, que tiveram acesso ao parecer da Procuradoria Geral da República (PROGE), emitido em 2004, no qual exige que serviços prestados no BDEP sejam feitos mediante licitação. Mas, incrivelmente, a ANP até hoje não cumpriu a determinação da PROGE.

A Landmark recebe e tem acesso a todos os dados estratégicos de exploração e produção da Petrobras, além de receber R$ 600 mil por mês. A Halliburton administra o BDEP há 10 anos.

Lembramos que a Halliburton [integrante do temível complexo industrial-militar dos EUA], que já foi presidida pelo vice-presidente norte-americano Dick Cheney, atua no Brasil há mais de 40 anos e recentemente colocou um diretor de sua subsidiária em Angola [Nelson Narciso] na direção da Agência Reguladora, para gerenciar os leilões e o BDEP.

Recentemente, Nelson Narciso trouxe para sua diretoria a SDB - Superintendência de Definição de Blocos, que vão a leilão.

Ou seja, a Halliburton é quem manda na ANP, sendo responsável pela principais áreas de atuação da Agência Reguladora. A raposa está ditando as regras do galinheiro e parece que as nossas autoridades estão cegas diante de tal gravidade, que precisa ser corrigida o quanto antes. A sociedade brasileira precisa ficar de olho vivo e agir contra tais ilegalidades.

Especialistas dão conta de que esse tipo de atividade [administração do BDEP] só existe no Brasil, assim como a jabuticaba.

Nessa história toda, vemos que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima [indicado ao cargo pelo PCdoB, uma vez que é dirigente nacional da sigla], não passa de uma simples “Rainha da Inglaterra” e “garoto propaganda” da entrega das áreas petrolíferas nos leilões, enquanto a Landmark [Halliburton] é paga para acessar dados altamente estratégicos, resultado de décadas de pesquisas realizadas pela Petrobras, que foi constrangida a cedê-los com o advento da Lei 9478/97.

A Halliburton, principal articuladora da invasão ao Iraque, tem executado uma série de atividades de bilhões de dólares, sem licitações. A Halliburton é o principal membro da corporatocracia norte-americana, que junto com CIA, Sistema Financeiro e outras corporações exploram os recursos dos países em desenvolvimento.

A informação está no portal da Associação dos Engenheiros da Petrobras – AEPET (aqui).


10 comentários:

Anônimo disse...

O PC do B hoje é um partido de direita, em Porto Alegre está aliado com o ex-governador Antonio Britto o entregador das privatizações no Estado.
Não admira que o Haroldo Lima seja uma vaca de presépio na ANP. Enquanto isso a Halliburton pinta e borda na agência de regulação, regulação para os americanos, bem entendido.

Anônimo disse...

Não é vaca de presépio, o que só piora a situação...

Anônimo disse...

O cartaz diz "construa e lute por vantagens, entre na Halliburton"

Beleza!

Anônimo disse...

Vem cá, e "o nunca na história deste país" está sabendo deste absurdo. Ou ele vai continuar dizendo que "não sabia de nada". A continuar assim o "nove dedos" vai superar o FHC em termos de traição, entreguismo e roubalheira.

Anônimo disse...

menos, Arauto das Pompas!

Anônimo disse...

Arauto dos Pampas:

Quem fez esta confusão toda, sem inocentar a guinada para a direita do PCB, foi o lesa-patria do Fernando Henrique Cardoso com a bandalheira toda das privatizações.

Desatar o nó bancado pelo FMI e a mando dos EUA, que é o patrão deles, é que são elas.

Não é atoa que depois do pré sal o povinho bandido do norte está reativando a sua frota. A bandidagem está de olho no pré sal.

Anônimo disse...

O PCdoB é um partido de direita em todo o País.

1. O Ministro do Esporte só acredita em esporte de alta performance, o esporte de resultado;

2.- A ANP nas mãos dele é isso que estão vendo só no interesse do capital, e no caso sempre estrangeiro;

Querem mais?

Claudio Dode

Anônimo disse...

Alguém tem que freiar essa pororoca!! Chega de extrangeiros nos monitorando!! CHEGA!!!!

Anônimo disse...

Malacara e anônimo das 12:35,
sempre simpatizei e votei no PT, mas tudo tem um limite. Não foi só o PC do B que deu uma guinada para a direita, o sr. Luis Inácio também adernou... Ao contrário de Chavez que detonou a rede de tv monopolista e golpista e do Kirchner que destitui todos os juízes do supremo argentino nomeados pelo Menem, o seu Luis Inácio quer bancar o Joãozinho do passo certo. Só que quem paga a conta somos nós. Do jeito que a coisa vai o fim de governo dele vai ser pior doque o do Sarney e FHC juntos.

Anônimo disse...

NÃO PARECE QUE NOSSAS AUTORIDADES ESTÃO CEGAS . ELAS ESTÃO COMPLETAMENTE CEGAS , E HÁ MUITO TEMPO !

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo