Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 15 de julho de 2008

Quem são os golpistas de meados do século passado


Depois de 19 meses de desgoverno no Rio Grande, a tucana Yeda Crusius declara – por vontade livre e espontânea – que a sua gestão está recomeçando. Se formos contabilizar deve ser o 19º recomeço de um governicho atrabilioso dirigido por uma chefa atrabiliosa.

Ontem, ao lançar uma carta de 120 linhas de pura retórica, onde firma compromisso (tardio) com a ética e a probidade administrativa, a governadora insistiu nas metáforas com os elementos naturais, para ilustrar a crise ética na qual chafurda:

- A princípio, foi um vento. Depois, um ciclone, e veio um tsunami que expôs essa realidade no Brasil. Talvez tenhamos sido um dos últimos a expor as mazelas de uma corrupção endêmica - resumiu Yeda, que disse não ter fechado a janela ou a porta para denúncias.

Mais uma vez se engana Sua Excelência. Crises éticas não tem nenhuma relação com fenômenos naturais (raios, trovões, enchentes, terremotos e tsunamis) ou endemias (doenças infecciosas de uma determinada região). Crises éticas tem a ver com deslegitimidade política, com indivíduos de comportamento anti-social (por acaso, seus aliados e colaboradores de longa data), prevaricação administrativa, anti-republicanismo, confusão entre público/privado, utilitarismo do Estado, apropriação indébita e muito mais.

De outra parte, a governadora, ou alguém dotado de um mínimo de racionalidade no Piratini, precisa tornar inteligível a expressão da carta-compromisso onde menciona: “as condutas políticas que, sob todos os pontos de vista, buscam reviver a cultura golpista que marcou a vida pública nacional em meados do século passado”.

Como a dona Yeda Rorato só veio para o Rio Grande do Sul nos anos 1970, é preciso que alguém lhe informe sobre a “cultura golpista” a que ela se refere. Saiba a paulista dona Yeda, que os golpistas de “meados do século passado” estão todos agasalhados hoje no Palácio Piratini. Todos. Inclusive seus outros aliados na sociedade civil, a saber: o grupo RBS, os Gerdau e 70% do PIB do Estado que a sustenta e a "legitima" diariamente com palavras encorajadoras e de estímulo cívico.

Ao procurar golpistas, governadora, não olhe para o lado, olhe para os largos espelhos do Palácio Piratini, especialmente ontem quando estava com a casa lotada.


17 comentários:

Anônimo disse...

Essa senhora está em regime de engorda? Olha o tamanho da criatura.

Anônimo disse...

o regime é para fazer uma parceria público-privada com a secretaria da educação.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tem gente de esquerda que acredita piamente que a esquerda não faz golpismo. Que o 'Fora FHC' foi apenas uma ficção. E o 'Fora Yeda' não pegou, porque reuniu os mesmos de sempre na frente do Piratini. Direita, esquerda, centro, meia direita, volante, ala: o golpismo e picaretagem não tem ideologia. Ele pode estar em todo lugar, em todas as partes. Certa esquerda imaginava que o esquerdista Greenhalgh fosse um 'homem de bem', até que se descobriu que ele recebeu 650 mil do Dantas para fazer lobby no Planalto. Mais uma prova cabal de que picaretagem, golpismo e falcatruas não tem lado ideológico.

Anônimo disse...

E o Fona hem? Se mandou de cola erguida, para não dar com os burros n'água na estória da casinha de 750 mil pilas.

Anônimo disse...

MAIA!O mal, o perverso temos que combater com vigor, ou seja, colocar esta vida boa da YEDINHA na cadeia!! Só isso desMAIA!!!! Para de falar asneira e grosseria destemperado, pegou vento ???? Olha a MERCEDEZ do projovem !! 9,9 milhões !!! Outra vergonha acobertada pela mídia !!! O assunto é aquí no RS !! As mazelas que a direita faz no Brasil a fora é outra coisa!!! BRITO(oportunity)SIMON(Banrisul) RBS(Br telecom) deixa prá !! Bem nas tuas ventas imbecil!! HIPÓCRITA!!!!

Jens disse...

Porrada. Pau na canalha corrupta!

Anônimo disse...

Por isso que eles próprios chamam a velha de sem vergonha.
Ela prometeu ao Phona ou Fona que lhe mandaria para a Embaixada Guasca de Brasília. Na última hora traiu o Pona. Mandou um tal de Guedes que é cupinchíssimo do Antonio Britto.

O Pona se podeu. Deve estar amando a velha e fonando super bem dela.

Anônimo disse...

mas é uma lontra gorda

Anônimo disse...

O discurso de Yeda Crusius foi um golpe em todos aqueles que pensam que vão submergi-la na lama. Foi algo muito digno e que me levou às lágrimas. Ela sempre primou por suas posições éticas e a probas, mas gente ignara como o autor deste blog querem desestabizá-la.

P.S.- Adorei o atrabilioso, que significa "propenso a se encolerizar", meninos.

P.P.S.- Cristóvão, leio tanto teu blog que às vezes me obrigo a comentar, nem que seja uma bobagem. Siga assim!

Anônimo disse...

Abç, Milton!

Anônimo disse...

Alguém reparou quem está na primeira fileira de cadeiras? Com aquela barba branca de papai-noel?

ganha quem disser: o Vargas-mala-preta.

ONDE ESTÁ A PROPALADA ÉTICA DESTA MERDA DE DESGOVERNO?

CLARO, SE É MERDA, É NA PRIVADA!

Anônimo disse...

A tia Yoda tá daquele tamanho, como bem notaram os perspicazes leitores(as) é porque, ultimamenten, ela só quer saber é do pano verde. Não se movimenta para mais nada. Nem para Santa Maria do Passa Quatro ela foi, para a inauguração da Primeira Festa Nacional da Batata-Doce, do Repolho e do Feijão Miúdo. Aí, é invevitável o aparecimento de gorduras localizadas, principalmente na região glútea.

Anônimo disse...

é a popular Bunduda

Anônimo disse...

Sinceramente, não sei do que vocês estão falando. Hoje li Zero Hora e Correio do Povo e está tudo bem no RS.

Anônimo disse...

Só nesta leva de hoje, e do detran, são cincoenta e poucos meliantes que tiveram seus bens (ou nossos), digamos, protegidos pela justiça.

Todos tucanos de alto coturno no estado.

Para o PIG, que foi regiamente pago, como diz no inquerito (eram contratados para cuidar da imagem), tem que estar tudo bem quando bem pagos.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Eu não acredito que a esquerda seja uma ilha de honestidade.

Mas que a direita tem mais espaço e aptidão, isto para não dizer que os pré requisitos são os mesmos, para uma bandalheira, ah isto tem.

Claudio Dode

Anônimo disse...

- A RAINHA DAS PANTALHAS, EM DISCURSO PROFERIDO NA CÂMARA , QUANDO DEPUTADA, ARVOROU-SE EM CONSIDERAÇÕES EM DISCURSO CONCLUSO QUE PREGAVA A SUJEIÇÃO DE LULA EM IMPEACHEMENT. FALAR EM GOLPE? ENTENDO QUE DEMOCRACIA NÃO É SÓ ELEGER E SIM TAMBÉM DESTITUIR GOVERNOS. SE HOUVESSE "RECALL"ELA SERIA A PRIMEIRA A SER DESTITUÍDA POR INCOMPETÊNCIA GERENCIAL. E CORRUPÇÃO GENERALIZADA.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo