Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 21 de julho de 2008

A cumplicidade da mídia brasileira


"Os jornalistas que aderem aos poderosos e agem como explicadores e apologistas daqueles que violam a coisa pública devem ser vistos como cúmplices da pilhagem".

Do jornalista investigativo norte-americano Jack Anderson, que morreu aos 83 anos, em dezembro de 2005. Essa sentença ele disse a propósito do escândalo de Watergate, quando Richard I'm not a crook! Nixon foi defenestrado da Casa Branca, por ter cometido vários crimes. Na época, 1974, parte da imprensa norte-americana tentou acobertar o criminoso da Casa Branca. É para esses que Anderson falou.

Hoje, aqui no Brasil, a frase serve para criticar o cordão sanitário criado (e cevado) por Daniel Dantas para isolá-lo de acusações de diversos crimes. Estão no "esquema Dantas", grande parte da mídia brasileira, senão a totalidade, bem como as indefectíveis assessorias de imprensa, algumas muito poderosas, verdadeiros braços internacionais de grandes press office mundiais que aqui operam.

Certamente, Daniel Dantas, do alto do seu cinismo, deve estar repetindo a frase de Nixon, I'm not a crook (eu não sou um criminoso), como um mantra purificador.


16 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Onde está esse cordão sanitário? Certa esquerda que elege a mídia como "inimiga de classe" inventou essa história de que parte da mídia brasileira está no esquema Daniel Dantas. Ora, se a grande mídia estivesse no esquema DAniel DAntas nenhum alarde teria sido feito sobre sua prisão, sobre seus esquemas, sobre suas corrupções. O interessante é que essa mesma esquerda fica indignadíssima quando a grande mídia mostra para todo o Brasil os esquemas de corrupção aportados por Dantas contra figuras ilustres do PT e do governo Lula. E as conversas gravadas estão a demonstrar que Greenhalgh consultou, inclusive, o chefe de gabinete do Lula, amigo íntimo do presidente para verificar se a ABIN estava investigando Dantas. E o Lula, of course, não sabia de nada.

Anônimo disse...

Vá chupar uma benga, maia depravado.

Anônimo disse...

Maia seu filho da Puta,tu és um canalha sórdido. A defesa feita por ti, da "tua" turma é ridícula e desprovida de fundamento. Antes de sair a falar asneiras, utiliza os teus dois neurônios, se é que eles ainda existem. Teu "anti-petismo" desmedido é patético. Tua ética é seletiva. Tua lei é uma para teus amigos e outra para os inimigos. A mídia, sempre a serviço dos que a sustenta, manipula, inventa, acoberta, mente a respeito desse e, quando não tem mais como esconder, noticia, bem morninho, sem vontade. A mídia brasileira é vendida, assim como tu...

Anônimo disse...

Pô Maia, ninguém mais aguenta reprodução e recorta e cola, ja ta ficando até engraçado as tuas esperneações!

Anônimo disse...

Algumas vezes a mídia brasileira é obrigada a publicar, muito a contra gosto, certas notícias. O caso do Detran no RS (corrupção que envolve profundamente toda direita gaúcha, especialmente a prozac aracrusius), a gênese do mensalão no PSDB mineiro, e agora a roubalheira do típico burguês brasileiro Daniel Valente Dantas (será parente de outro sacripanta, o César Rogério Valente, lembram dele?). Não publicar seria muito pior, igual a tapar o sol com peneira. Mas esta mesma mídia já iniciou o processo de engodos e manipulações para desviar o foco do assunto principal. Não adianta o sr. da maia acusar o PT, pois o PT somente é uma pequena parte de toda esta sujeira. Só a ponta do iceberg. E o PT tem dirigentes seus respondendo por processos no STF( este mesmo STF que livrou a cara do ignóbil DD duas vezes). Qual outro partido brasileiro no poder permitiu que tal situação ocorresse?. Lembram do Ricupero:
"Eu não tenho escrúpulos: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".

Anônimo disse...

O que eu sempre me pergunto é o que uma figura dessas faz da vida, pois quem consegue passar todo o dia de plantão "monitorando a blogosfera" (de esquerda, claro.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Clairton, a mídia compete com a própria mídia e mídia tem que ter credibilidade. Se a Globo vacila, a Band cai em cima e vice-versa. Hoje a mídia é obrigada a publicar todos os fatos de acordo com a verdade. Não existe hoje mídia monolítica, como se toda a mídia pudesse ser comprada pelos Daniel Dantas da vida. E comprar como? Nâo lembro de nenhuma publicidade do Opportunity na Veja, na Folha ou na Globo e toda essa mídia está mostrando, como se deve mostrar, todas as versões. Mas quem está no poder é o governo do PT e que não consegue passar incólume nos casos de corrupção. O Estado brasileiro está corrompido faz muito tempo, mas o PT prometeu um Brasil decente e seus dirigentes continuam envolvidos nessa endêmica corrupção. É triste.

Anônimo disse...

O teu blog é um desses cordões sanitários, ora!!!

Anônimo disse...

"Hoje a mídia é obrigada a publicar todos os fatos de acordo com a verdade" Mas em que planeta vive o cara? Claro, no blogue dele não se publica comentário contrário.

Mas sabe que o maior pecado dele não é ser burro ou mal-intencionado? (um dos dois ele é) É ser ... Que cara chato! O que eu não entendo é porque não exlcuem os comentários, até porque são sempre as mesmas coisas...

Anônimo disse...

O Maia Diz:

"Mas quem está no poder é o governo do PT e que não consegue passar incólume nos casos de corrupção."

Parece que ele não que só existe este Daniel Dantas e a patifaria das Teles porque existiu a privataria do FHC. Esta é ligação direta, rabo e cabeça do animal criado no governo tucano pefelista.

E sempre o PIG tenta ligar com o PT, e "esquece" do grupo tucano pefelista. O mesmo "esquecimento" que afrouxou a ligação da Yeda com os Detrans, Daer, Banrisul.

"Hoje a mídia é obrigada a publicar todos os fatos de acordo com a verdade."

O pior que até o onbudsman da folha está dizendo que não. Os grupos de midia brigam no varejo, por um anuncio aqui ali, um ibopezinho fajuto, mas na "hora do vamos ver", o "caroço da questã", fica o acerto corporativo da classe.

A midia tem que dar lucro não pode tratar mal seus anunciantes.

O Daniel Dantas não fazia publicidade mas as teles que ele dirigia faziam, e muita.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Nunca se viu tantos "cumplices da pilhagem" quanto neste governo Lulla, a começar por este blog chapa branca.

Anônimo disse...

O Dode vomitando:

Canalha, canalha, canalha, putz!

Anônimo disse...

Vossa teoria da conspiração do PIG ignora que quem pauta o noticiário, quem escreve as notícias e tudo o mais são, em sua maioria, jornalistas despreparados por faculdades caça-níqueis e jovens que querem ficar conhecidos e famosos e não prestar um serviço social.
Se vocês tivessem idéia de como funcionam as redações de jornalões, entenderiam como são as coisas e não ficariam nessa paranóia.
Apesar da incompetência, é demais os senhores questionarem a ideologia dos jornalistas, normalmente de esquerda.

Anônimo disse...

Ô Anônimo não tinha me referido ao canalha porque não te vi no horizonte do blog. Mas já que requisitasse a tua parte. Bom proveito inclusive do vômito.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O Maia diz:

" Se a Globo vacila, a Band cai em cima e vice-versa. Hoje a mídia é obrigada a publicar todos os fatos de acordo com a verdade. Não existe hoje mídia monolítica,"

A própria mídia desmente ele:

A Band está com a mesma sujerinha que a ZH apresentou no domingo. Vejam no jornal da Noite a segunda parte.

Não existe midia monolítica, o que existe é o PIG mesmo.

Ah! É que eles se esquecem de publicar, e sempre, que quem fez o Dantas o que é o Dantas que foi o governo FHC (tucano -ex-pefelistas ex-pedessista, ex-arena)

Por puro esquecimento.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Está bem, esta jogada, em andamento, do PIG contra o MST é pura paranóia.

Segundo o Agamenon não é facil comprar um juiz (no caso um jornalista). Tem que chegar cedo, entrar na fila e disputar a sentença (ou noticia no caso) com traficantes, políticos e banqueiros.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo