Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Mendes inventou um foro privilegiado e ilegal para soltar Dantas



Um documento apreendido pela Polícia Federal na casa do banqueiro Daniel Dantas (foto), no Rio de Janeiro, foi usado como prova para o novo pedido de prisão do dono do Banco Opportunity. A informação é do procurador da República Rodrigo de Grandis, que solicitou ontem à Justiça Federal em São Paulo a prisão preventiva do banqueiro. A informação é da Agência Brasil.

Em entrevista coletiva concedida na sede do Ministério Público Federal, De Grandis disse que em um documento encontrado durante as diligências da Operação Satiagraha havia uma planilha com o título "Contribuições ao Clube". Desse documento, afirmou o procurador, é possível deduzir que no ano de 2004 foram pagos 1,5 milhão de dólares ou reais a título de “contribuição para que um dos companheiros não fosse indiciado criminalmente”.

Para De Grandis, o documento prova que Dantas utilizava-se de um esquema de suborno de delegados da PF para que seu nome não fosse citado em inquéritos.

“É um documento que revela, efetivamente, a prática da propina por parte do grupo criminoso”, explicou o procurador.

Ainda de acordo com De Grandis, em seu depoimento à PF, Hugo Sérgio Chicaroni, apontado como emissário de Dantas, detalhou o esquema de corrupção ativa, crime diferente do que motivou a prisão do banqueiro na terça-feira (8).

Segundo De Grandis, a prisão preventiva de Dantas não tem prazo de validade e só uma decisão judicial pode livrar o banqueiro da prisão, que ele espera que não ocorra, uma vez que a decisão do juiz Fausto de Sanctis, que decretou a prisão preventiva, está “muito bem fundamentada”.

O procurador criticou a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu o habeas corpus a Dantas na noite de quarta-feira (9). Segundo ele, a decisão é ilegal e inconstitucional, e criou um “foro privilegiado não previsto na Constituição”, já que foi tomada em instância superior da Justiça antes de ter sido apreciada pelas instâncias inferiores.

Ilustração da capa do blog (no alto): de Roberto Annes, algemas féxiom, de ouro e platina, para adornar os pulsos sensíveis dos novos lúmpens brasileiros, agora oriundos das elites econômicas.

16 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Realmente, a peça do MP Federal que convenceu o Juiz Federal paulista a decretar a nova prisão -- dessa vez preventiva -- de Dantas está muiiiito bem fundamentada. Espero que dessa vez Dantas não consiga em tempo record uma medida que zilhões de brasileiros na mesma situação não conseguem. Parabéns a grande Polícia Federal. É assim -- metendo na prisão gente como Daniel Dantas -- que se constroi a cidadania e a democracia neste país.

Anônimo disse...

O Serra e caterva (PT paulista e adjacências) devem estar todos bem "escondidinhos" em baixo de alguma cama. Seria muito bom se agora os caixas dois viessem a tona explodindo alguns probos e éticos.

E onde anda o "saudoso" Antônio Britto? Será que visitará o chefe no xilindró?

Anônimo disse...

ARTIGO DE JÂNIO DE FREITAS

No artigo a seguir, Jânio de Freitas, na Folha de S. Paulo de hoje, coloca algumas restrições muito sérias sobre a prisão do banqueiro Daniel Dantas. Elas são inquietantes. Pela ordem:

- A Rede Globo foi avisada de todas as prisões com exclusividade.

- O vazamento de informações sobre a mudança das taxas de juros americana, decisão do FED, para acusar Nahas e Dantas, é infantil, porque no dia em que elas teriam acontecido, nem sequer se reuniu o FED.

- As operações de R$ 3 bi, tidas como lavagem de dinheiro nas Ilhas Cayman, não são lavagem de dinheiro nenhuma.

. É curioso que Daniel Dantas tenha sido preso poucos dias depois que o governo deu por resolvido o imbróglio da venda da Brasil Telecom para a Telemar, com a concordância de Dantas, um dos acionistas da BrT.

. Para quem acha que vale, sim, meter na cadeia um banqueiro tramposo, convém lembrar que os banqueiros tramposos do BMG e do Banco Rural, metidos até a medula nas falcatruas dos quadrilheiros do PT que armaram o Mensalão, mal foram ouvidos pela Polícia Federal. Cadeia para eles ? Ora, nem pensar, porque foram todos premiados até mesmo com credenciamento para operar com crédito consignado.

Ciro

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Dantas sempre fez que$$$tão de chegar perto do poder. Chegou perto do governo tucano e chegou perto do governo petista. A prisão de Dantas é extremamente salutar para o país.

Anônimo disse...

O DD também chegou perto do Serra, financiando uma empresa para a filhinha do "probo/ético" governador paulista.

Anônimo disse...

Excelente foto Cristovão! Este cidadão se aproximou de todos os poderes sem exceção. Se aproximou de todos os governos, igualmente sem exceção. Tem fortes tentáculos dentro de toda república e na imprensa amansada. Aplica o principio do carrapato e até agora está se dando bem. O mais inacreditável foi Luiz Eduardo Greenhalgh ter trabalhado para ele sabendo do seu passado!

Claudinha disse...

O caso é gravíssimo! Está na hora de retomar o projeto de controle social do Judiciário, pois este poder, em seus altos escalões, são uma casta intocável. Quando quem deve zelar pela Justiça age contra os princípios do Judiciário e ao arrepio da lei, é porque necessitamos de uma grande reforma institucional.
Não dá mais para uma elite ter acesso ao topo para agir parcialmente e sempre para o lado de quem tem dinheiro. Essa medida do Presidente Gilmar (PHA) demonstra desespero de classe.
Claudia.

Anônimo disse...

Corrigindo o Maia:

Estava mais que próximo: estava dentro do governo do PSDB (Persio Árida e a Elena Landau sairam direto do BNDES para o Oportunitty) que deu todo este, digamos "fôlego" para o afilhado do ACM fazer o que fez na privataria.

Bem, depois tentou se aproximar do PT, deu no que deu.....

O outro tucano, o "estudioso" e culto Mendes,está tentando evitar mas a torcida é que o sol quadrado fique bem marcado no nobre capitalista tucano-democrata.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Interessante, quando alguém é filiado ao PT, ou próximo, é uma gritaria contra o PT.

Quando os Tucanos são pegos com o bico cheio e sujo, esquecem que é do PSDB.

Na roubalheira do Detran, Daer ninguém lembrou de nomear o partido, muito menos gritaria que foi o PSDB que organizou estes gangster todos.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Escracho, acinte, vergonha! GM soltou o meliante novamente!

armando

Anônimo disse...

O Gilmar Mendes mandou soltar o Daniel Dantas novamente.

Que vergonha!

Que pouca vergonha!

Depois vem aquela certa direita dizer que o cara é culto, tem muito "estudo", etc. Pergunto Eu:
Prá que?

Com um pouco de juizo ou bom senso ele poderia fazer alguma justiça.

Sem esquecer ele fez parte do governo do PSDB - DEMO, dirigido pelo FHC que montou esta estrutura toda. Para quê?

Pergunta para o Dantas que o Mendes garante.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Esse Mendes eu já vi ao que veio. Quer aparecer e agradar os falcatruas de sempre.

Anônimo disse...

As da BrOi também, alias que foi feito uma mudança na lei para legalizar o negócio.
E viva o Lullismo.

Anônimo disse...

Viva a Polícia Federal do Lula! Viva o Juiz Sanctis, homem honrado! INPEACHMENT do Gilmar Mendes Já!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu só vou acreditar na eficiência da PF quando todos os mensaleiros, os fabricantes de dossiês, os compadres do chefe-mor, o churrasquueiro amigo, o dono da mala de milhões, o mandante do arrombador do sigilo bancário do jardineiro, o distribuidor de cartilhas fajutas, o espião do STF, TODOS forem algemados e presos.
Do contrário, tudo conversa pra BrOI dormir...

Ciro

Anônimo disse...

Ciro Crusius Credo

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo