Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Ipea desenvolve indicador para medir desenvolvimento cultural do País


Um indicador, semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), vai medir os dados sobre o desenvolvimento da cultura no País. Criado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Indicador de Desenvolvimento Cultural (Idecult, nome provisório), já está pronto, faltando apenas alguns debates para sua divulgação. A informação é da Agência Brasil.

Parte dos dados foram apresentadas ontem pelo seu criador, o pesquisador do Ipea Frederico Barbosa. Ele participou de um painel sobre economia da cultura no 3º Fórum Nacional de Museus, que acontece desde segunda-feira (7), em Florianópolis.

“O Idecult dará uma noção maior de quais são as áreas mais carentes de fomento e fruição cultural e poderá resultar na formatação de políticas públicas para essas regiões”, disse Barbosa.

Para aferir os dados, o Idecult usa cinco índices: o número de domicílios consumidores de cultura; o gasto privado com cultura; o número de domicílios ocupados em funções estritamente culturais, medidos pelo Código Brasileiro de Ocupações – CBO), o que mede as atividades econômicas culturais (por meio do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas – CNAE) e o que mede o número de equipamentos culturais dos municípios.

A medição do CBO é sobre os profissionais que produzem cultura, e inclui arquitetos, publicitários e artesãos. Já a do CNAE leva em consideração as empresas ligadas ao setor cultural, como, por exemplo, as livrarias e vídeo locadoras. Quanto ao consumo cultural, mensura dados sobre o número de vezes que a família foi ao cinema ou o número de livros que comprou em um ano, por exemplo.


5 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Hoje estou de acordo com todos os posts do Feil.

Anônimo disse...

E eu com isso?

Ninguém te perguntou.

Anônimo disse...

Eita coice!

Anônimo disse...

Égua sô!

Anônimo disse...

E CULTURA SE MEDE??

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo