Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Gilmar Mendes abala a República ao soltar Daniel Dantas


O presidente do Supremo Tribunal Federal |(STF), ministro Gilmar Mendes (foto), concedeu na noite de ontem (9) habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, à irmã dele, Verônica, e mais nove pessoas presas terça-feira (8) pela Polícia Federal, durante a Operação Satiagraha, sob a acusação de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, evasão de divisas e formação de quadrilha. A informação é da Agência Brasil.


O ministro alegou que não há fundamentos suficientes que justifiquem a prisão temporária dos acusados. A decisão não beneficia o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, também presos durante a operação e que continuam presos na Superintendência da PF na capital paulista.

Além dos irmãos Dantas, Gilmar Mendes mandou soltar Daniele Sibergleid Ninnio, Arthur Joaquim de Carvalho, Carlos Bernardo Torres Rodenburg, Eduardo Penido Monteiro, Dório Forman, Itamar Benigno Filho, Norberto Aguiar Tomaz, Maria Amália Delfim de Melo Coutrin e Rodrigo Bhering de Andrade.

............

Quando informamos aqui da prisão do banqueiro (e suspeito de ser quadrilheiro) Daniel Dantas, nós perguntamos até quando o ministro Gilmar Mendes iria mantê-lo no xadrez da Polícia Federal.

Aí temos a resposta: até a madrugada de hoje.

A atitude desafiadora e pseudo-legalista do presidente do STF é um triunfo do Brasil do século 19, do Brasil das oligarquias escravagistas e arcaicas, do Brasil do “brasileiro cordial” e solidário com a proliferação do lumpesinato das elites econômicas, do pensamento de Carl Schmitt, de onde Mendes bebe na fonte, e segundo a qual a política está sintetizada na disjuntiva amigo-inimigo. Se Daniel é meu amigo, eu, Gilmar mando soltá-lo e a República que se exploda.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não é só o "amigo" que senbilizou o tão estudioso e sabido presidente do STJ, isto tudo pode explodir a cloaca da privatização.

Todo o cuidado é pouco...

Claudio Dode

Anônimo disse...

E o Pita ficou no xilindró, por que? Será a condição de afrodescendente?

Anônimo disse...

Não, afro-branco-safado.

Anônimo disse...

Que justiça rápida e eficaz essa! Enquanto isso uma ação do meu pai contra um banco faz mais de década que não é apreciada!

No mais, se o home fica preso faltaria ventilador para tanta merda...

Anônimo disse...

Cristóvão!
Por favor, descobre junto aos teus amigos blogueiros se o Gilmar Mendes e irmão do nosso guasca Coronel Mendes.

Anônimo disse...

Se são parentes não mas do mesmo grupo, com certeza.

Anônimo disse...

Sim, são irmãos de ideais. Só que um faz fisiculturismo e o outro naziculturismo.

Sorry, Feil, não perguntaram pra mim, mas me atirei...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo