Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Só agora o Banco Central se manifesta


Ontem, o presidente do Banco Central do Brasil, o militante tucano Henrique Meirelles foi apertado no Senado federal sobre a possível negligência da fiscalização da instituição no presente escândalo do banco Opportunity.

Não se passaram 24 horas e o Estadão – um órgão do PIG – correu em socorro a Meirelles. Vejam na capa do diário dos Mesquita (ou já seria da família Marinho/Globo?) de hoje, acima.

Trataram de produzir um ambiente (artificial, por supuesto) onde o Banco Central estaria preocupado com irregularidades no banco de Daniel Dantas, agora réu num processo judicial onde é acusado de lavagem de dinheiro, desvio de moeda para o Exterior, suborno a autoridade pública, formação de quadrilha e crime contra a economia.

O BC – uma instituição autônoma de facto e capturada pelos banqueiros, rentistas e especuladores – , até ontem, foi incapaz de detectar qualquer irregularidade nas atividades heterodoxas da casa bancária do réu Daniel Dantas.

Isso, por si só, coloca sob suspeita de atividade criminosa solidária toda a atual diretoria (tucana) do Banco Central do Brasil.

Eis, pois, mais uma linha de investigação para a Polícia Federal na Operação Satiagraha. Se é que esta não tenha sofrido um golpe de abafa dos presidentes Lula e Gilmar – agora coligados sob a hegemonia do tucano.


21 comentários:

Anônimo disse...

O Lula está provando que é um "baita tucano".

Anônimo disse...

O sapo barbudo quem diria virou um tucano emplumado.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uma coisa é decorrência da outra. O Bacen apenas fiscaliza o dinheiro vivo ou eletrônico que circula no país. Não cabe ao BACEN checar se o dinheiro é sujo ou limpo. Quem tem esse poder de polícia é a Polícia Federal que está investigando as operações do BACEN. Com base nessas investigações é que o BACEN tem agora que investigar todas as operações realizadas pelos fundos do Opportunity. O BACEN tem que se manter como órgão técnico, como ocorre em todos os países socialmente desenvolvidos. O BACEN não pode ser gestor político do partido de plantão, como defende certa esquerda. Ele tem que ser autônomo e técnico e fiscalizar. E fiscalizar bem.

Anônimo disse...

Fiscalizar?

Mas isso é tudo o que o Bacen DEIXOU de fazer.

É isso que se cobra do Bacen.

Anônimo disse...

O Maia virou porta-voz do Banco Central. E a filha do Serra como fica? Nenhuma palavra, silêncio.

Um Serrano a vela disse...

Realmente, o banco central nao faz nada, deve apenas criar fumaça enquanto os recursos naturais do pais sao sugados e o suor do seu povo espremido até a medula.

Precisamos de organizaçao SOCIAL, informaçao de ALTO NIVEL, com intelectuais oferecendo e democratizando o conhecimento, gerando um povo organizado q consegue manter a riquesa q produz dentro do proprio circulo social.

Acabou, a mentira foi descoberta, esse pais precisa nascer, o velho Brasil ja gestou demais essa criança.

Chega de trabalhar pra especulador.

Anônimo disse...

Edu, nós votamos no Lula para que esses anseios populares virassem realidade.

Mas essa é a resposta que ele nos dá. Faz algumas políticas sociais de compensação, mas os tubarões continuam mamando, o agronegócio continua com os privilégios, os banqueiros nunca foram tão felizes e bem tratados e os destruidores da natureza tem todas as mamatas.

Lula parece que tem um complexo de inferioridade, parece que tem que adoçar a boca dos ricos e imitar o FHC com nove dedos.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A fiscalização do BACEN é sobre o movimento financeiro dos bancos. A acusação que se faz sobre Dantas é que teria havido lavagem de dinheiro ou remessa de valores ao exterior por fora, ou seja valores que não passaram pelo BACEN. Quem compete fiscalizar isso não é o BACEN, mas a Polícia Federal. Mas a partir do inquérito da PF, o BACEN tem sim que apurar as movimentações de Dantas e do Opportunity.

Um Serrano a vela disse...

Esse dantas é ladrao de galinhas.

Vcs sabiam q 98% do Real em circulaçao é eletronico?? Crediticio??

Entao, se o bc brasileiro so emite 2% da moeda q usa, quem FABRICA e embolsa o resto????

Abaixo a moeda sem lastro.

Anônimo disse...

O Maia faz o BC com a cara dele.

Primeiro o BC não faz simplesmente o contrôle sobre o movimento financeiro. O contrôle contábil também. E se fizesse com determinação teria detectado as falcatruas muito antes da Policia Federal. É a função dele.

Só para lembrar as remessas não foram por fora, mas majoritariamente pelas CC5 criadas para isso pelo FHC. Para dar mais acesso a Bandidagem de participar do Butim da privatização.

O BC não foi tecnico porque não fiscalizou; e não fiscalizou porque não é independente. O BC depende da Banca.

Claudio Dode

Anônimo disse...

A Grande discussão que deveria estar pautada é o "porquê" da prisão ou não do Dantas.

Qual é o crime?

Onde está o Cadáver do Crime?

NAS PRIVATIZAÇÕES!

Lá nas privatizações que nascem as raizes e a fortuna do Daniel Dantas, sob a batuta do FHC.

Com certeza não foi para o desenvolvimento do País que foram feitas as entregas do patrimonio do Povo Brasileiro aos Dantas, Cacciolas esta bandidagem que a midia tenta esconder e uma certa direita também.

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Empresa de telefonia não é patrimônio de ninguém. Empresa de telefonia é serviço que tem que ser bem feito. E o povo brasileiro não tem nenhuma saudade do monopólio estatal das teles. Naquela época a população de baixa renda não tinha acesso a esse "patrimônio do povo brasileiro". Um dos grandes avanços para o desenvolvimento do Brasil foram as privatizações das teles. Isso é inquestionável. Mas tem gente que adora questionar o notório e o incontroverso. Como diria o prof. Franz, Wie Shade!

Anônimo disse...

Empresa de telefonia é patrimônio de alguém sim, seu Maia.

A patifaria toda do Daniel Dantas gira em cima disto: quem manda neste Butim.

Concordo que telefonia é serviço e tem que ser bem feito. Só que não é! Os serviços das empresas de telefonia são os mais reclamados por todos os procons e, pelo povo brasileiro. Isto, apesar de aumentarem as tarifas em mais de 700%, contra uma inflação de 150%. Isto mesmo, depois do presentinho do FHC ao "povo brasileiro", os donos da telefonia se regalaram com aumento de tarifas acima de setecentos por cento.

Sómente uma certa direita, muito ligada a seita do Mercado, propõe a lei do silêncio sobre o assunto. Aliás o Dantas também gostaria que a PF achasse que o assunto era "incontroverso".

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Dode, serviço de telefonia são os mais reclamados pelos Procons da vida em qualquer lugar do mundo. São reclamados porque são os mais usados. Mas serviço de telefonia é serviço público. Não é serviço privado. Ou seja, as concessionárias de telefonia NÃO PODEM AGIR LIVREMENTE. Elas estão submetidas às determinações da ANATEL. Os aumentos concedidos pela ANATEL às tarifas são com base no IGPM da FGV.Em nenhum lugar do mundo socialmente desenvolvido o mercado pode agir livremente, ele tem que ser controlado pelo Estado.

Anônimo disse...

Faz-me rir com a ANATEL. Quaquaquaqua a ANATEL

Totalmente dominada pelas Teles.

Assim como o Bacen pelos Bancos.

E O Lula pelo Gilmar.

Anônimo disse...

O Maia,

Que o serviço de telefonia é publico eu estou careca de saber. Como também sei que as Cias. telefõnicas tem donos privados (graça distribuida por FHC) que lucram o péssimo serviço que prestam.

Os procons estão lotados ñão porque são os mais usados, que não são, mas porque o serviço é de péssima qualidade.

Os aumentos na telefonia são de mais de setecentos por cento desde a piratização até agora.

A Anatel só garante a concessão do serviço, os usuários eles nem atende. Eu já tentei. Esta é a lorota que o FHC mandou para liberar as "tetas" para as telefonicas da vida.

Claudio Dode

Anônimo disse...

As privatizações foram tão boas, mas tão boas, que só a PF está conseguindo entender, e torço que consiga esclarecer, para que até mesmo certa direita acabe com esta lorota de que foi um ótimo negócio para o País.

Claudio Dode

Um Serrano a vela disse...

Vender a telebras foi òtimo negocio??? Mas nao foi aquela empresa, na qual investimos 30 bilhoes para depois vende-la por 22, e justo no momento em q ela tinha se tornado muito lucrativa???

Anônimo disse...

Ou o Dode fumou demais, ou está bebado. Parece que ele fala com ódio do FHC, aquele que preparou o terreno onde o Lula governa com alta aprovação popular, que vendeu as estatais cabides deficitárias para a melhoria dos serviços no Brasil. Ou vão dizer que a telefonia não melhorou 3000% após estes atos de coragem desde o Collor até hoje com um Lula bem capitalista. Uma veis

Um Serrano a vela disse...

Talvez vender a Vale (mina de ouro) por 3 bihoes tenha sido um bom negocio???

Vcs acham q aqui tem algum idiota??

Anônimo disse...

O Anônimo (todos) são um atestado de covardia, mas eu respondo.

Quanto a fumar ou estar bebado, são coisas passageiras, que para mim não desqualificam definitivamente ninguém, até porque eles podem parar de fumar e de estar bêbado.

O difícil é a falta de carater que não tem cura, vai perdurar por toda a via.

Quanto ao FHC qualquer coisa mais que desprezo é elogio.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo