Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lula quer um projeto de reforma política até o fim de julho


As informações estão no jornal El País, conforme entrevista do ministro Tarso Genro publicada ontem no diário espanhol. A seguir, um trecho da entrevista:

[...] O presidente Lula encomendou ao ministro Tarso Genro e a José Múcio, ministro de Relações Institucionais, uma proposta de reforma política, que deverá ser apresentada antes do final do mês de julho. “Faz falta uma profunda reforma política que organize o sistema de partidos e que faça algumas transformações importantes no sistema eleitoral, por exemplo, com o financiamento público das campanhas eleitorais e com a votação não no indivíduo mas em lista” – disse Genro.

Para o titular da Justiça, a votação em candidatos individualmente, com pouca ou nenhuma informação sobre a sua filiação partidária, deve ser substituída pela votação em listas abertas. “É um dos elementos chave. Quando você concorre sob a votação nominal para ser deputado, seu inimigo é o companheiro de seu partido porque tem que alcançar mais votos que ele. E qual é a conseqüência no comportamento parlamentar? Uma vez que há pressões de todo o tipo sobre o orçamento do Executivo”. Neste sentido, como o Brasil é muito grande, os partidos estão excessivamente regionalizados.

“Não se preocupam de maneira adequada com as graves questões nacionais, e sua relação com a estrutura estatal ocorre em função de seus problemas locais e regionais, o que determina uma confusão programática e uma ausência de nitidez ideológica nos partidos”, observa Tarso Genro. [...]

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo