Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 14 de novembro de 2007


Para o seu filho (retardado mental) ler

O jornal Zeagá (do grupo RBS, que apoiou o golpe militar de 1964) adotou um hábito meigo de explicar alguns fatos do noticiário. Criou o bordão "Para seu filho ler", onde procura explicar episódios do cotidiano de forma mastigada e digerível, leia-se "de forma invertida e ideologizada". É divertido ver a versão (completamente editorializada) que fazem para os fatos conhecidos. Como esse de hoje, sobre o cala-boca do rei. Vejam mesmo se não é uma pura meiguice?

Desde sábado, você deve ter ouvido na TV uma frase que o rei da Espanha, Juan Carlos, falou para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. No meio de uma reunião importante, o rei mandou o presidente calar a boca. O rei perdeu a paciência porque Chávez não parava de falar. Não só interrompia os outros como falava mal de uma pessoa que nem estava ali.

É como se você estivesse falando com a professora na aula, e um colega interrompesse, falando ao mesmo tempo. Para que todo mundo se entenda, o melhor é esperar que um termine de falar para que o outro comece. A frase do rei está na internet e virou até toque de celular. Como se vê, até um rei perde a paciência. Mas não se deve sair por aí mandando os outros calarem a boca.

Só falta uma trilha sonora com o insuportável piano de Richard Cleydermann. Chama o Gastão, rápido!

13 comentários:

Anônimo disse...

É de fazer rir mesmo.
Bom aqui em casa se perguntar para as crianças para que serve a ZH elas vão dar uma resposta bastante criativa.

Anônimo disse...

Quando alguém estiver lendo zeagá, tirem as crianças da sala, por favor.

Anônimo disse...

Rei só não perde a paciência é com chifre.
Deve ser pára sgurar a coroa!

Anônimo disse...

Deveras educador!
Mostrando desde cedo às crianças que os meios de comunicação não servem à informação, e sim às ideologias partidárias!
Que bonitooooooooo!

tici disse...

só rindo mesmo.
o melhor é r o Rei juan encher a boca pra alar da "ditadura" do chavez, quando ele mesmo foi entusiasta do regime de Franco na Espanha...

Anônimo disse...

o chavão índio velho devia ter replicado: "cala a boca você, pequeno verme filhote de genocidas!!!". qto ao prbs, o mesmo de sempre, leitura recomendada para retardados...

Anônimo disse...

zhzinho não está ensinando as crianças a pensarem, está dogmatizando (religiozizando). Parece catecismo.
Pior, comparou Chaves a um moleque malcriado dentro da sala de aula e o prepotente reizinho a uma professora (cruz credo - ele podia ter dito professor) com autoridade moral perante a classe. O sujeito que escreveu deve ser mais um súdito da realeza espanhola (como muitos jornalistas, este deve ter feito estágio na Univ. De Navarra - sede da seita OD). Eta mediocridade.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Zh pode até ter sido pueril na versão infantil do "por que no te callas?", mas é importante mostrar aos kids de hoje como é que deve ser o comportamento de um chefe de Estado numa numa cimeira internacional. Se o Uribe fizesse o que Chávez faz, a esquerda daria todo o apoio ao rei. Definitivamente, Chávez não sabe se comportar, porque fala além do determinado, se intromete nos discursos dos outros e não sabe receber crítica. É um bufão. Um troglodita. Se Chávez faz isso numa cimeira imaginem o que faz quando está sozinho no poder. Um ditador.

Guilherme disse...

Ditador é??? Maia, se você tivesse parado antes dessa frase eu teria concordado com você. Acho realmente o Chavez um bufão que não sabe debater ao se deparar com opiniões diversas dele.

Porém... o novo ídolo da "droite", o rei Juan Carlos, eleito democraticamente por quem mais importa (Deus) também não soube discutir. Mandou o outro calar a boca e se levantou para não ouvir respostas contras ele.

Já que o assunto é ditadura:
(1) http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u345199.shtml
(2) http://www.20minutos.es/imagen/657066

Que país é esse mesmo que ocorreu esse caso? Ah.... o democrático governo da España. Só pra saber...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nessa história, Guillermo, entre o bufão e o rei eu fico com o Zapatero. E o Grêmio vai ser penta da Copa do Brasil no ano que vem.

Anônimo disse...

Assim é também a função dos meios de comunicação nos EEUU, formar cordeiros/idiotas. O filme Leões e Cordeiros que está nos cinemas enfoga esse trabalho "educativo" das mídias.

Anônimo disse...

"Kids"? Eu pensei que tivéssemos "filhos" em bom PORTUGUÊS... ato falho, hein Maia?

Quanto a esta "seção para seu filho entender", até hoje não sei como alguém com diploma superior se sujeita a escrever essas lambanças. Devem ser os "kids" da família Sirotsky sendo entronizados no negócio. Só eles ou um imbecil para escrevinhar tamanhas cretinices.

Unknown disse...

A Zeagá realmente foi infeliz. Quanto ao entrevero entre o Rei e Chavez, cabe lembrar Romário quando referiu-se a Pelé:-
"-Ambos calados são uns poetas."

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo