Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 29 de novembro de 2007


O Botafogo e a estrela petista

Recebo mensagem de um carioca, botafoguense e petista, pela ordem, segundo diz. Ele diz também que está desanimado com o PT, tanto quanto com o seu Botafogo Futebol e Regatas. "Ambos estão remando no seco". Mesmo com o PED, Gilberto Castro diz que não sente "a vibração antiga do velho Partido dos Trabalhadores". Castro afirma que apóia os candidatos do Manifesto ao Partido, Cida Diogo, para presidência estadual, Denise Lobato, para municipal, e Zé Cardozo, para a direção nacional, no lugar do "oficialista e lesma-lerda Berzoini".

Mas o ponto que eu achei mais relevante, mencionado pelo Castro, é o de que ele nota que "não há debate partidário neste PED". E completa: "Não sinto nada que cheire a debate interno, os documentos não tocam na raiz do problema petista, e os poucos debates que aconteceram foram burocráticos, com discursos monocórdios e só para marcar posição". Gilberto Castro, conclui assim a sua simpática mensagem: "Vejo que no seu blog houve uma certa discussão sobre o PED, e aqui no Rio nem isso, eu mandei inúmeras mensagens para companheiros blogueiros, mas eles não publicavam os meus comentários. Neste sentido, sinto que estamos encolhendo, e como você diz, prezado Feil, o PT marcha para ser um partido tradicional, daqueles com deputados gordos e com idéias de toucinho na cabeça. É profundamente lamentável essa situação, meu querido blogueiro do Sul".

E se despede: "Me despeço dizendo que vou acompanhá-lo no seu estimulante espaço de debate, e quero agradecer por ter falado dia desses do nosso inesquecível cariúcho João Saldanha, homem verdadeiro e ex-dirigente do meu queridíssimo Botafogo, o clube da estrela solitária, sentindo e lamentando que o nosso PT esteja ficando com a estrela tão desbotada como o meu Fogão, cuja estrela é branca, sem cor. Grande abraço, meu irmão, e como fala o nosso grande Olívio Dutra, boa luta!"

É isso, Gilberto Castro, boa luta para você, também. Volte sempre!

37 comentários:

Anônimo disse...

Meu prezado Feil, posso também dar o meu testemunho como o do carioca do Botafogo aí.

Mandei comentários para o blog do Weissheimer sobre o PED do PT e não só não foi publicado, que admito ele tem todo o direito, mas o próprio post do RS Urgente foi estrategicamente retirado do ar.

Parece, e eu tenho quase certeza disso, que o jornalista foi pressionado pelos burocratas petistas a não dar chance de haver debate.

Sei que o cara tem todo o direito de determinar a linha do seu blog, mas eu também tenho o direito de espernear, não é mesmo?
O fato é que o PT matou mesmo qualquer chance de se levantar, seja quem for o vencedor de domingo, o partido caminha rápido para ser um pefelê da vida.

Isso é muito triste, mas nós temos que encarar a realidade de frente. Desculpa eu usar o teu blog pra fazer isso, mas é que aqui eu sei que não serei censurado nem impedido de me manifestar. Afinal, até os fascistas e os da RBS estão vindo aqui pra discursar, mas blog é isso mesmo. Abração.

Anônimo disse...

bah!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cris, eu tenho se vc. quiser o print screen da tela do RS Urgente, com a postagem que foi retirada.
Vou lhe passar pelo mail pessoal.

Anônimo disse...

bah !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Por que a chamada esquerda do PT não quer o debate político no PED desse domingo? Porque nas questões de fundo, como por exemplo na discussão sobre o papel da mídia no Brasil e na questão da condução da polítca econômica do governo Lula, a chamada esquerda e a chamada direita do PT não tem divergências essenciais.

Anônimo disse...

O importante é que o Curintia enfiou o pé na jaca. Vê se vocês aí terminam o serviço...

Anônimo disse...

Nada muito surpreendente. Já na campanha dos longuinquos 1988 apresentavam-se os sinais, em que pese argumentos de que o PT seria um partido revolucionario de novo tipo (isto era dito por lideranças locais da 4ªmandelista.Perdoem-me por estes deslizes jurassicos.).A institucionalidade sempre cobra um preço - o problema é saber em que grau.Hoje temos internamente somente o ritual democratico,dissenções somente na margem e talvez nem a margem.Algum debate resta na revista Teoria e Debate. Todavia cresce no partido um certo tipo de analfabetismo institucional. Todos os partidos de conformação mais ou menos social democratica passaram por estes dilemas - alguns se tornaram simplesmente conformistas. Bastam alguns resultados economicos- sociais conjunturalmente favoraveis para apaziguar suas almas bem intencionadas, mesmo porque há o aval de maiorias eleitorais. O problema é quando no horizonte surgem incertezas economicas e se está politicamente desarmado.Basta pensarmos o problemas do câmbio e seus resultados certamente funestos nos próximos anos. Mas para que discutir economia, ampliação dos recusos democráticos se tudo estrá tão bem... É exatamente na construção deste vazio que a direita ressurge como alternativa para as massas , desarmada ideologicamente e desprovida de recursos radicais democraticos que sejam capazes de resistir a uma nova ofensiva.Neste interim deputados engordam, assessores garantem empregos, funcionarios obedecem mesmo porque tantos anos nos aparatos os tornaram ineptos para qualquer ousadia. Aos poucos o PT torna-se uma especie de partido ônibus (recordam-se da expressão?), escoadouro de mediocridades (onde estará o Professor Luizinho, uma bela expressão do novo homem petista?).O destino parece na falta de alternativas votar no PT como um mal menor enquanto não se constituem alternativas, sempre dificeis de se configurar .A que ponto chegamos!

Anônimo disse...

Perdoem os erros de português.Resido em Porto Alegre desde o fim da segunda guerra oriundo de Dresden, ainda não me afeiçoei inteiramente à língua portuguesa.De qualquer forma procuro observar atentamente a realidade brasileira e a local, apesar de alguns desvios eurocêntricos. No alto de meus oitenta anos acredito que a úncica alternati va viável para a humanidade será uma espécie de eco-socialismo.

Anônimo disse...

Boa Pantaleão! A ferida permanece aberta e eles não tão nem aí. E vão tocando sem essência, esvaziados. Serão responsáveis pela ofensiva da direita.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito bom o teu comentário, Franz Neumann.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Aproveitando, Neumann, o que é um eco-socialismo? Tem algo a ver com o Die Grünen?

Anônimo disse...

Maia, pergunta pro Reinaldo Azevedo. Ele terá o maior prazer em esclarecer tua dúvida.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual post que,supostamente, eu retirei do blog RS Urgente?

Anônimo disse...

Pois é Marco. Após ler o comentário acima eu procurei no RS Urgente e não identifiquei nenhum post retirado. Talvez o colega que assina "petista" possa nos esclarecer.

Anônimo disse...

Mas, Marco, veja como é complicado selecionar comentários. O Reinaldo Azevedo, por exemplo, só publica os "a favor". O Nassif, e outros, só não publicam os que contém insultos e baixarias.

Claudinha disse...

Franz Neumann, bela análise.

Claudinha disse...

Franz Neumann, bela análise.

Claudinha disse...

Ah, claro! A esquizofrenia da direita é uma coisa impressionante. O Maia elogia o comentário do Neumann e não se dá conta que ele é a própria "direita que avança".

Anônimo disse...

Pois é Cláudia, e vem debater aqui no DG, tendo tantos outros blogs que expressam sua posição política, tal como o Reinaldo Azevedo e o Noblat, o Diego Casagrande, o Políbio Braga, o Vide-Versus e tantos outros! Não que ele não tenha o direito de fazê-lo. Tanto tem que o Cristóvão sempre publica o que ele comenta. Só acho que ele bem que poderia e deveria expressar suas posições de direita com menos sofreguidão, divergindo mas, pelo menos de vez quando, admitir alguma qualidade na esquerda e algum pequeno defeito na direita.

Anônimo disse...

Os "erros" da mídia

Tal como aqui, quando o Lasier "errou" ao citar os nomes do Júlio e do Clóvis entre os presos pela PF, depois desmentido, disfarçadamente, lá na Venezuela, a CNN em espanhol "errou" ao permitir que durante algum tempo, sob a imagem do Presidente Chaves aparecesse a legenda Quem o Matou?.

Mas tem uma diferença entre os dois erros?

Tem: Aqui um grupo de 5 líderes, que juntos somam "1,5 milhão de votos" (nas palavras de um conhecido dirigente petista) foi no dia seguinte apresentar suas credenciais à abelha-rainha do jornalismo político da RBS, Rosane de Oliveira, e deixar-se fotografar em sorrisos de quase êxtase. Lá , o Presidente ameaça cassar o canal de televisão a cabo que cometeu o "erro".

Anônimo disse...

Complementando: a CNN também pediu desculpas pelo "erro".

Carlos Eduardo da Maia disse...

Trindade, eu elogio a esquerda. Até mesmo porque não me considero um direitista. Eu apenas não tenho preconceito com o capital e acho que a iniciativa privada pode ser sim um bom parceiro para o Estado na realização do necessário serviço público. Mas tudo com transparência e fiscalização e os delinquentes e picaretas devem ser algemados e mostrados na capa da ZH.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Trindade, o Chávez quer impedir que os venezuelanos tenham a liberdade de assistir a CNN porque ela vacilou por 7 segundos!!!! O caudilho bufão anda muito paranóico e brigando com todo o mundo, rei, uribe, cnn, papagaios brasileiros, império, antigos companheiros que não o apoiam mais e o escambau. Ele tá nervosinho. Por que será? Posso estar errado, mas minha síndrome de Nostradamus está a indicar que os bons tempos já passaram.

Anônimo disse...

F. Neumann, gostei muito da sua análise. Lwcida. Parabens!

Anônimo disse...

caro gauche,
enfim o botafogo apareceu no seu blog. O time mais interessante do campeonato deste ano. Ninguém, contra ou a favor, deixou de intrigar-se com o botafogo.
O time desandou quando o cartola montenegro suspendeu zé roberto por "indisciplina", voltando aos velhos tempos em que afonsinho deixou de jogar porque zagallo (aquele mesmo que leiloou a camisa que Pelé usou no último jogo da copa de 1970elhe dera, a pedido)queria que ele cortasse o cabelo e a barba. O mesmo futebol que gerou sargentões como Telê Santana, irresponsável que jogou a copa de 86 pela janela, quando cortou renato gaúcho e leandro, por causa dessa mesma "disciplina". O mesmo Montenegro que vendeu o artilheiro do time (gostaria de saber quanto dinheiro entrou nessa transaçao e para onde foi) e demitiu os principais jogadores a duas rodadas do final quando o time podia ainda aspirar a uma das quatro vagas da Libertadores. O futebol é uma ótima expressão do extremo autoritarismo dos dirigentes de qualquer instituiçao no Brasil e o PT, que durante certo tempo, parecia caminhar por outras trilhas, a partir de meados dos noventa se rendeu a ele também. Tá faltando Garrincha, Almir Pernambuquinho, Romário, Afonsinho e sobrando Dunga, Zagallo, Parreira e Zé Dirceu nessa história. Mas, penso que apenas estamos no meio dela. Se o Clasius Clay jogasse a toalha naquele famoso quinto assalto em que ele não enxergava nada, ele não teria prosseguido e derrotado pra sempre Sonny Liston. A luta tá difícil mas tá apenas começando...
abraço,
zeca

Anônimo disse...

Petista, cadê os esclarecimentos a respeito do post do RS Urgente, estrategicamente retirado do ar segundo você comentou hoje?
A Susana inclusive diz que tem o print screen da tela! O Marco nega o fato. Não é justo jogar m. no ventilador e depois enterrar a cabeça feito avestruz.

Anônimo disse...

Eu não sou o petista aí de cima, mas o RS Urgente se dá o direito de não publicar certos comentários, talvez seja isso! sv

Jens disse...

País curioso, o Brasil. Não existe direita. No máximo social-democratas.

Anônimo disse...

P... Maia, que obessessão é essa com o presidente Chávez? Sim, presidente, eleito, reeleito e trieleito... Não está "brigando com todo mundo", apenas sendo coerente e defendendo o que deve ser defendido que, salvo melhor juízo, são os interesses da classe trabalhadora, vale dizer daqueles que vivem do seu trabalho. V. é inteligente, e não diria que Lenine era bufão, portanto, veja como era a vida do revolucionário russo: dia e noite "brigando" com deus e o mundo, inclusive com os camaradas. Por quê? Porque ou v. é íntegro e coerente, e aí tem que permanentemente debater com todos, ou v. é uma prostituta e conciliador, e aí "torce ora pelo Inter, ora pelo Grêmio, ora pelo falido Corinthians, etc". Simples assim meu caro.

Anônimo disse...

Marco

O post que "supostamente" retirastes do RS Urgente era o manifesto da Mensagem ao Partido. Ocorre que nos comentários começou um debate sobre o comportamento dos dirigentes da chapa Mensagem a respeito da RBS.
A verdade é que o post misteriosamente sumiu. Será que supostamente evaporou?

Anônimo disse...

Marcelo, os comentários sobre o comportamento dos dirigentes da chapa Mensagem ao Partido, que visitaram a RBS, foram feitos pelo Marcos Trindade no dia 24/11/2007 nos posts "A contribuição de Britto para a imprensa" e "Yeda observa os astros". Sigo sem saber de que post está se falando aqui. Sinceramente, não estou entendendo esse debate. Marco W.

Anônimo disse...

Eu ratifico que o RS U retirou um post no qual se estabeleceu um debate interessante sobre o PED/PT.

O post foi retirado, sim. E reafirmo que o Marco tem todo o direito de colocar e retirar o que quiser, mas náo pode negar o fato.

LE PETIT PETISTA

Anônimo disse...

O post era vidro e se quebrou...


Su

Marco Aurélio Weissheimer disse...

A Suzana diz que imprimiu a tela onde apareceria o post em questão. Você poderia me enviá-lo, Suzana? Pode fazê-lo pelo e-mail:

marcoweiss@uol.com.br

Carlos Eduardo da Maia disse...

Armando, olha o que foi o IDH da Venezuela, divulgado esta semana. Pífio como o do Brasil. Compare com o do Chile que está alcançando a Argentina. Por que Armando, o Chile se desenvolve e insere mais e mais pessoas na classe média? Chávez está no poder há quase uma década e a Venezuela pouco mudou seus índices sociais. Pelo barulho e alarde que ele faz a Venezuela deveria estar na pole position do crescimento social. Não está. Chávez fez muito pouco. Chávez gosta mesmo é de cortina de fumaça. Ele compra a briga para mascarar os problemas econômicos e sociais da Venezuela. E utiliza o povo mais humilde e ignorante, infelizmente, como massa de manobra. Assim agem os caudilhos e ditadores. O fato de Chávez ter sido eleito, reeleito e trieleito não significa que a Venezuela vive e respira democracia. A Itália fascista e a Alemanha nazista também tinham apoio popular e deu no que deu. Chávez é um ator perigoso na América Latina porque não tem limites, porque compra briga com todo o mundo e utiliza, manipula a pouca inteligência e cultura do povo humilde e alienado para lutar a seu favor. Mas a oposição -- finalmente -- está acordando na Venezuela. E seria ótimo para todos que Chávez tenha uma derrota. Vai ser difícil, porque ele controla o Judiciário, o Legislativo e a mídia televisiva. Mas é possível. Aguardemos.

Anônimo disse...

Maia, faz um favor. Sai do ar e só retorna na segunda.

Anônimo disse...

...Faz de conta que é petista
...Petista de verdade usa a inteligência e faz análise de conjuntura e dignóstico da situação e faz a Boa Luta!
...Petista não é papagaio e não tem tendência prá suicídio, pelo contrário está sempre voltado para enfrentar os desafios que se configuram...
Vamos em frente que os desafios são muitos e as armadilhas mais ainda, é preciso estar atento e fortalecido prá revolução da vida cotidiana. Boa Luta!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo