Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 3 de julho de 2008


O resgate seria uma farsa e Uribe teria pago pelos reféns


Ontem, quando foi informado pelas agências de notícias que Ingrid Betancourt havia sido resgatada por um comando do exército do narco-presidente Uribe, da Colômbia, eu fiquei com a pulga atrás da orelha. Aí tem, pensei. Pois, hoje leio a seguinte notícia no Estadão:


A versão oficial sobre o resgate dos reféns ainda tem pontos obscuros. “Não descartaria, por exemplo, que o governo tenha negociado com alguns guerrilheiros e feito uma grande oferta para conseguir a sua colaboração”, diz Pablo Casas, da Fundação Segurança e Democracia. Ingrid Betancourt e os americanos seqüestrados em 2002 eram os cativos mais conhecidos da guerrilha e, segundo ele ouviu de ex-guerrilheiros, até pouco tempo contavam com um forte esquema de segurança com três círculos de defesa.


Outra informação que causa estranhamento, para analistas, é que o Exército se infiltrou no estado-maior das Farc no processo para convencer os rebeldes a negociarem com uma falsa ONG. “Recentemente, dois representantes da França estiveram na Colômbia e, segundo a imprensa, contactaram o secretariado da guerrilha”, diz Alejo Vargas, da Universidade Nacional da Colômbia. “É possível que eles tenham tido um protagonismo, voluntário ou não, no resgate.


Outro fato intrigante é que, ato contínuo ao anúncio oficial pelas agências internacionais, o presidente Sarkozy, da França, já estava empertigado junto aos filhos de Ingrid Betancourt, tentando angariar popularidade na carona do suposto “resgate”.


De qualquer forma, foi um astucioso golpe de mão de Álvaro Uribe, seu terceiro mandato (inconstitucional) já é pule de dez. Outro fato que chama a atenção pela sincronia perfeita das ações espetacularizadas é que o presidente Bush correu para anunciar que Uribe era um presidente exemplar blablablablá.


Como dizem os italianos: “Si non è vero, è ben trovato” (se não é verdade, é bem inventado).


32 comentários:

Anônimo disse...

El Foro de San Pablo lamenta a conducta perfecta del Uribe.


Chaves "el cagón"

Anônimo disse...

Também tive a mesma impressão. O mais incrível é que o PIG tem ereção e goza quando fala num terceiro mandato do narco-presidente URIBE. Lá pode, na Tailândia pode ter golpe, no Arábia Saúdita pode ter monarquia absolutista, mas no Irã (com eleições) há tirania, no Zimbabue ditadura, reeleição em países não alinhados é atentado a democracia. Sem entrar no mérito ou defender esses países, é dose, poupem a nossa inteligência. Quanta hipocrisia e manipulação. Ditadura mesmo é dessa mídia a moda 1984. É foda, com o perdão da palavra.

Anônimo disse...

Mais uma típica farsa americana com ajuda de governo títere! A felicidade com que o PIG noticiou o fato ontem era contagiante, até tive vontade de levantar do sofa e cantar "Star Spangled Banner", com a mão no peito e cheio de emoção - finalmente a liberdade e a democracia triunfaram! Como o Cristovão falou o que foi dito na versão oficial está cheio de "buracos" e todos querem tirar uma casquinha. A realidade é que as FARC há anos já deveriam ter ido para uma luta politica, mas teimosamente continuaram agindo como se estivesse em 1917! O resultado mais visivel foi a cabeça de ponte que o americano conseguiu na boca da região Amazônica através do subordinado Uribe!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Interessante que a mídia alternativa de esquerda não festeja a liberação de Ingrid. Por que será? Porque inegavelmente, a liberação dela, reconhecida pela própria Ingrid, foi um sucesso. E o principal ator responsável por esse sucesso é Alvaro Uribe e o Plan Colómbia. É evidente, é lógico como 2 mais 2 são 4 que houve participação nesse resgate de militares e estrategistas americanos. Eu não tenho dúvida nenhuma disso. Se Uribe deu dinheiro ( O Chávez não deu dinheiro para as FARC???) para libertar Ingrid ou cooptou o pessoal das FARC é questão menor. O que eu achei pitoresco é o uso da camiseta do Che Guevara por parte do exército colombiano. A camiseta do Che Guevara libertou a Ingrid, quem diria!!!! Temos todos que comemorar essa grande vitória contra a intolerância....

Anônimo disse...

Sem esquecer que o candidato republicano, "coincidentemente", estava na Colômbia. Muitas coincidências. Outra coisa, algumas horas depois as FARC liberaram mais um preso.

E a longa mão dos ianques?

armando

Anônimo disse...

Outra coisa que não me sai da cabeça: a mídia divulgava dia e noite que a franco-colombiana estava à beira da morte, toda estropiada. Pois bem, tive a sensação que a moça acabou de participar de desfile aqui na fashion de qualquer coisa.
Estranho, não?

armando

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Ingrid, Armando, está tão magra como modelo esquálida do São Paulo Fashion Week. O McCain esteve na Colômbia, mas saiu do país antes da notícia da liberação de Ingrid. E certa esquerda -- que não engoliu a liberação de Ingrid e que deve ter vibrado com o ataque de 11/09 -- insiste com as teorias das conspirações...

Anônimo disse...

O sujeito quando não quer enxergar e procura tumultuar não tem jeito! Tu pode mostrar que o mundo tá desabando que ele não vai ver! A questão não é esta cidadão CEM - a libertação da futura Presidente da Colômbia (acho que o títere Uribe não se deu conta disto) era questão de tempo, assim como a dissolução das FARC! Ela não foi entregue antes porque o governo Yanke/colombiano não deixou - ela seria entregue para o Chavez. Era moeda de barganha. Entendeu? Tudo isto é teatro pros trouxas! E o que mais me preocupa no momento é o fato de saber que a via-lactea não é completamente redonda como se pensava. Foi divulgado pela NASA hoje. E agora..o que eu vou fazer?

Um Serrano a vela disse...

Mais uma farsa, alias, o mundo esta cheio delas.

Anônimo disse...

Sacanagem das Farc, podiam ter trocado a Ingrid pela Yeda.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Mas a Ingrid não estava a um passo da morte?

Este PIG é muito engraçadinho, não é mesmo?

Claudio Dode

Anônimo disse...

O Dode quer acabar com as FARC. Se o Uribe tiver acesso a essa idéia ele acaba de vez com a insurgência e deixa os yankees e a oligarquia colombiana mais tranquilos. Já pensou a Yeda com as FARC's, eles não vão aturar, pobrezinhos.

Anônimo disse...

Se a Yeda for refém das Farc, ela acaba com a guerrilha. Todo o mundo vai desertar. Não dá pra aguentar a tia, os caras preferem desbundar.
Ainda mais que está comprovado que burrice é contagioso.

Anônimo disse...

Podiam levar junto a Luciana e a Manoela para a tia não se sentir sozinha, ainda alivia a pressão dos decibeis na eleição municipal.

Anônimo disse...

O Maia também, o que vcs acham?

Anônimo disse...

Bah tchê, essa lista não tem fim. Tem que levar também o Renato Gaúcho.

Um Serrano a vela disse...

LASIER E TODOS OS SIROTSKI!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quer dizer, então, Panoramix que as FARC não entregaram Ingrid para Chávez, porque Uribe e EUA não aceitaram? Nâo tem nada a ver o raciocínio, porque era um ato exclusivo das FARC. Existe uma relação muito mais amiga entre FARC e movimentos bolivarianos pró Chávez do que FARC e Uribe e EUA (esses são inimigos declarados). Interessam as FARC fortalecer Chávez e enfraquecer Uribe. TEu raciocínio, Panoramix, não fecha mesmo. Encontra outro que este não deu. . Quem liberou Ingrid foi Uribe e o Plán Colómbia. E a própria Ingrid reconhece isso. Podem apostar, Ingrid vai ser uma personalidade política importante daqui para a frente no jogo de xadrez sul-americano e já se viu que ela tem posições políticas bem definidas...

Anônimo disse...

POIS O ULTRACONSERVADOR MAIA/MALA IRIA FAZER ACORDO COM O TRAFICANTE URIBE!!!!

Anônimo disse...

Não é que uribe e eua não "aceitaram", é que não aceitaram o que teria que ser dado em troca - presos políticos colombianos. Mas isso é tão óbvio que tammbém é óbvio que o tal de Mala não tá a fim de ver. Olha, pessoal, tem uma coisa que se faz com crianças com comportamentos problemáticos, que se chama extinção de conduta, ou seja, ignorar, em vez de reforçar o mau comportamento com qualquer tipo de resposta (e as contrárias são as que ele quer. Fica a sugestão

Anônimo disse...

Feil, qdo li as primeiras noticias a respeito da libertacao da Ingrid, junto as suas palavras de loas ao exercito colombiano, confesso que fiquei desconfiada. A versao mais rezoavel li do colaborador da Carta Capital no Blogoleone, a de que as mortes de lideres e a nova nomeacao havia quebrado o sistema de seguranca, a blindagem, na qual se baseava as FARC, permitindo a infiltracao desses soldados do exercito colombiano sem desconfiarem.
Mas se houve "acordos" isto tb eh sinal de enfraquecimento das FARC e nao eh promissor do ponto de vista democratico. O campo estarah aberto para maior radicalizacao, principalmente, das proprias forcas armadas colombiana. Nao se iludam os odiadores, fieis seguidores de opinioes publicadas na imprensalona nacional e internacional.
Abraco!

Anônimo disse...

Maia as FARC estão sob controle de satelites espiões norte-americanos 24 horas por dia, ou tu acha que eles conseguem matar gente no escuro, no meio da selva através de informações de uma coruja. Além disto o Chuck Norris está dando uma ajudinha pro Uribe. Inclusive como ser canastrão!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uribe não tem que aceitar qualquer acordo com as FARC, porque ele está ganhando a guerra. Chávez ficou bravo com Uribe exatamente porque ele não aceitou liberar presos das FARC em troca de Ingrid. Hoje se vê que Uribe estava certo. É inegável que as FARC estão perdendo a guerra e a liberação de Ingrid pode ser mesmo o xeque-mate.
Cláudia, a extinção das FARC é sim um grande avanço no campo democrático. Que as FARC deixem de lado a luta armada que está perdida e vão lutar no parlamento. Querem derrubar Uribe ou os seus partidários? Que ganhem no voto...

Anônimo disse...

Mas esse "monitor de blogosfera" só o que faz é isso, né? O cara tem a maior vocação para polícia...

Anônimo disse...

Não há como não reconhecer que o pseudônimo se recuperou da porrada que levou na sexta-feira. Na segunda começou tímido, hoje, quarta, ativo e operante como nunca. É um poço de energia.

Anônimo disse...

Perfeito. Para mim está na cara que foi tudo bem armado. Fiquei impressionado com a boa aparência da Ingrid, também.

Em tempo: ontem expressei essa opinião num comentário de um blog do bonequinho do clicrbs e não foi publicado! Que surpresa!

Anônimo disse...

acredito que tudo isso é guerra de narco-traficantes!!
Uribe e Farc são farinhas do mesmo saco!! Tudo traficante!!
Essa Ingrid é uma impostora, uma imitação quase perfeita da original, que está lá na selva, servindo de "mocinha" para os comandantes-chefes.
Falcatruas da mídia mundial, capitaneada pela RBS, para denegrir a imagem do companheiro Chávez. Só isso.
Certamente, amanhã o nosso maior comandante Fidel escreverá um artigo contando toda a verdade dessa farsa.
Também esperemos o blogo do Zé Dirceu!!

Anônimo disse...

Quer dizer que os guerrilheiros de lá também levam dinheiro nas cuecas. Mas ao menos entregaram alguma coisa em troca, né?

Unknown disse...

- A QUESTÃO QUE ME CHAMOU BASTANTE ATENÇÃO, É QUE INGRID(A MAIS FAMOSA REFÉM), UMA DEZENA DE SOLDADOS E QUATRO AMERICANOS, ESTAVAM SENDO MONITORADOS POR "SOMENTE" DOIS (SIC) GUERRILHEIROS DAS FARCS ??? CONTEM-ME MELHOR ESSA HISTÓRIA!! INGRID NÃO ACREDITAVA. O RESGATE FOI GRAÚDO.

Anônimo disse...

Maia seu filho da puta!!!!!!
Quem tu pensa q nós somos. Achas q ñ temos memória seu merda? Achas q ñ conhecemos a história da Colombia. Tu nos ofende com teu cinismo.
Lutar no parlamento?????????
A esquerda tentou lutar no parlamento e o q aconteceu? Foi quase dizimada pelos teus amigos narco traficantes e pelos esquadrôes da morte, q tu tanto admiras. Até o Candidato a presidência pelas esquerdas foi assassinado. Lembras disso seu merda? Sabe por q ñ dá pra "lutar" no parlamento seu canalha? Por q a maioria dos q estão lá são filho da puta como tu.
É só ver o relatório do Troca. O "parlamento" é um bom lugar pra tua mãe.

Eugênio

Anônimo disse...

Rádio: Farc receberam US$ 20 mi por resgate de Ingrid
Dirigentes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) teriam recebido cerca de US$ 20 milhões para liberar a franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros 14 reféns, afirma a Rádio Suíça Romanda (RSR).
"Os 15 reféns foram comprados na realidade a preço forte. Depois disso toda a operação foi uma encenação", afirmou a rádio pública.
Quase US$ 20 milhões foram entregues aos seqüestradores, segundo a RSR, que cita uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos".
A emissora acrescentou que os Estados Unidos estiveram na "origem da transação".
Nos últimos anos, a Suíça atuou ao lado de Espanha e França, a pedido do presidente colombiano Alvaro Uribe, em uma missão de mediação com as Farc.
Além de Betancourt, o Exército colombiano libertou na quarta-feira três agentes americanos e 11 militares e policiais colombianos.

tá, e agora...?

Anônimo disse...

Valeu, Tiago!

Já está postado acima.

CF

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo