Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Dantas conhece tudo da privataria do tucanato


Antes do mensalão, o banqueiro [Daniel Dantas] celebrizara-se como mago das privatizações da era FHC. É dono de segredos insondáveis.


Em 2004, julgando-se perseguido, o dono do Opportunity cogitou abrir o bico. Chegou mesmo a sondar jornalistas dispostos a ouvi-lo. Na última hora, recuou.

Viu-se assediado por prioridades mais urgentes. A bisbilhotagem que encomendara à Kroll acomodara a Polícia Federal nos seus calcanhares.


Privou-se o país de revelações só franqueadas a pessoas que privam da intimidade dos corredores do Opportunity. Gente como Ney Figueiredo.

Ex-consultor da Febraban, da Fiesp e da CNI, Ney Figueiredo fora contratado, quatro anos atrás, para polir a imagem de Daniel Dantas.


Em dezembro de 2004, recém-desembarcado da missão, que se revelou inatingível, Figueiredo lançou o livro "Diálogos com o Poder".

Dedica um capítulo à venda das telefônicas: "(...) O problema das privatizações no Brasil passa pelo financiamento das campanhas eleitorais, tendo como subproduto as malsinadas sobras de campanha e o pedágio do intermediário (...)".


Figueiredo reproduz no livro uma pergunta que Daniel Dantas confidenciara a políticos de sua confiança:

"O que aconteceu com o ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira, levando-se em conta a história que circula nos bastidores sobre os famosos US$ 30 milhões que teriam sobrado na operação da Telemar?"

Ricardo Sérgio é aquele personagem que, acomodado numa diretoria do Banco do Brasil, emergira dos célebres grampos do BNDES como o operador que agiu "no limite da irresponsabilidade".


Ney Figueiredo anota em seu livro uma obviedade: a grande fonte das tesourarias eleitorais é o setor público. "Nesse sentido", escreve, "cabe perguntar...:

“...Onde foram parar os US$ 200 milhões que a Itália Telecom, como sócia da Brasil Telecom [à época controlada por Daniel Dantas], teria pago a mais pela Cia. Riograndense de Telecomunicações (CRT)?"


Os indícios de sobrepreço na operação de venda da CRT constam também de uma carta explosiva. Redigiu-a o publicitário Mauro Salles.

Contratado por Daniel Dantas para mediar a alienação da companhia telefônica gaúcha, Mauro Salles agendou um encontro do banqueiro com o tucano Pimenta da Veiga, à época ministro das Comunicações de FHC.

Amigo de FHC, Mauro Salles endereçaria ao então presidente da República uma incômoda carta. A certa altura, o publicitário escreveu o seguinte:

"Meu caro presidente, (...) estive com o ministro Pimenta da Veiga (Comunicações), junto com Daniel Dantas (...). O objetivo do encontro era a busca de sintonia (...), visando equacionar os problemas que cercam a compra da CRT".


Mauro Salles foi ao ponto: "Fiquei surpreso quando o ministro afirmou que a nossa interpretação dos posicionamentos do presidente [da República] estavam equivocadas".

Era julho de 2000. Corriam pelos subterrâneos, nas palavras de Mauro Salles, "interpretações maliciosas". Buscava-se “implicar o presidente em uma armação inconcebível."

Insinuava-se que FHC estaria de acordo com o ágio embutido no valor da CRT. Salles arrematou a carta com um apelo ao presidente:

"Preciso de uma palavra sua para dissipar as dúvidas levantadas pelo ministro Pimenta (...). Desculpe o desabafo. E não me deixe sozinho nesta luta em que estou (...) procurando defender (...) o próprio interesse nacional".


Não se sabe se Mauro Salles obteve de FHC “palavra” capaz de “dissipar as dúvidas”. Além da carta, o publicitário contratado por Daniel Dantas produziu um dossiê.

O papelório embrulha a transação da CRT numa bruma de suspeição. Sobre a operação, Daniel Dantas diz, em privado, coisas que se nega a repetir em público.

O Nero da Antigüidade responsabilizou os cristãos pelo incêndio que consumiu Roma. Daniel Dantas, o Nero pós-moderno, traz na ponta da língua uma penca “culpados”.

Até aqui, o "Senhor Encrenca" vem conseguindo administrar o próprio silêncio. Resta saber se, levado à fogueira que ajudou a acender, aceitará queimar sozinho.

Pescado integralmente (menos o título) do blog de Josias de Souza, da Folha.

7 comentários:

Anônimo disse...

Onde vc andava, Feil?

Pensei que um comando do Dantesco tinha te roubado.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vamos botar os pingos nos is nessa questão. A CRT foi privatizada em duas licitações, 1996 e 1997 e o consórcio formado pela Telefónica de Espanha, RBS e Citibank ganhou essas licitações. Depois houve a licitação do sistema Telebrás e a Telefónica arrematou a Telesp. O que indignou a RBS, uma vez que a Telefónica teria que optar ou ficava com a CRT ou com a Telesp, tendo em vista obstáculos legais previstos na Lei de Concessões e na Lei Geral de Telecomunicações. A RBS vendeu sua parte para a Telefónica e saiu do comando da CRT. Depois, a Telefónica optou por ficar com a Telesp e no ano 2.000 teve de vender a CRT para a Brasil Telecom, na época comandada pelo opportunity de Daniel Dantas. IMportante destacar que o valor pago pela BrT de Dantas para adquirir o controle da CRT da Telefónica é inferior ao valor que a Telefónica pagou ao Estado do RS pelas vendas das mesmas ações. É ai, nesse pagamento feito por uma empresa privada a outra empresa privada(porque a CRT era em 2000 completamente privada) que nasceu a discussão dos Os 200 milhões da Telecom Itália. Essa transação não envolve dinheiro público e nem o Estado do RS. O RS vendeu bem e fez um excelente negócio com a venda da CRT, pois entrou dinheiro extraordinário no Caixa que foi investido na formação de um pólo automobilistico no RS com a atração de grandes empresas, GM e Ford. Mas um certo alguém resolveu bloquear essa transação e não liberou esse dinheiro para a Ford. Dinheiro esse que estava numa conta do Banrisul. Para onde foi essa grana Olívio? Respondo: para o caixa único do Estado. Foi gasto em despesas ordinárias. Grande burrice.

Anônimo disse...

Sabe as vezes eu até penso que o Maia é idiota.

Germano S. Leite disse...

Maia, então o que afirmas é que venderam a CRT (uma empresa do povo gaúcho) pra dar o dinheiro pra Ford e pra GM (multi norte-americanas)? Esse foi o "excelente negócio" do RS?

Anônimo disse...

Daniel Dantas, ACM, Sergio Motta, FHC, Britto, triste lembrança de um Brasil entregue a troco de banana. A triste ironia era a pose com o martelinho para deleite do PIG que estava junto no negócio! O Estado Elefante, A Globalização é Irreversível, clichês inesquecíveis!

Anônimo disse...

O Negócio e o seguinte: simples problema trabalhista. O Britto trabalhava para a RBS e para ela entregou o CRT. Depois foi trabalhar para o Dantas e levou para o opportunity a CRT. Ou talvez não.

Mas que nome bem oportuno:
Opportunity.

Eles não perdem uma...

Claudio Dode

Anônimo disse...

Aquela certa turma de apoio ao Cel. mendes, Busatto, Yeda Culau, Lair, escafedeu-se.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo