Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O propinoduto do banqueiro Daniel Dantas

18 milhões para juízes, políticos profissionais e jornalistas

Deu no blog do jornalista
Ricardo Kotscho:

Sem muito alarde, depois de semanas dedicando os espaços nobres do noticiário à discussão sobre os métodos adotados pelos investigadores, hoje os jornais publicam o preço da propina paga à suposta rede de corrupção que protegia o banqueiro Daniel Dantas nas atividades criminosas de que é acusado: R$ 18 milhões.

Pelos bilhões envolvidos nestas atividades, sei que esta quantia é troco de táxi, mas pode explicar muita coisa estranha na cobertura do caso. Quem fez esta constatação não fui eu, mas o bravo colega Luciano Martins Costa, em seu comentário no programa de rádio do Observatório da Imprensa.

A revelação da quantia investida para conquistar os corações e as mentes de juízes, políticos e jornalistas, publicada pelo jornal “O Globo”, foi feita pelo delegado Carlos Eduardo Pelegrini Magro, um dos responsáveis pelo inquérito que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, durante reunião de três horas com a cúpula da Polícia Federal, no dia 14 de julho.

Para o delegado Magro, que diz ter apreendido na operação bilhetes e informações digitalizadas num laptop, detalhando o esquema de propina, as críticas à investigação são “uma reação do crime organizado”. Sobre os jornalistas, segundo ele, consta no organograma: “A gente contrata o Magabeira para chegar aos meios de comunicação”.

Na mesma linha, Amaury Portugal, presidente do sindicato dos delegados da PF paulista, disse durante a abertura do congresso nacional da categoria, em São Paulo, que o crime organizado se infiltrou em todos os poderes.

“A Polícia Federal é um dos alvos disso. Nós, que conhecemos a instituição, sabemos que o que está colocado na imprensa não procede”, afirmou Portugal à “Folha”, a respeito das suspeitas de que houve grampo ilegal contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

A reação dos delegados da Polícia Federal se deu na mesma segunda-feira em que os advogados de Dantas sofriam três derrotas na Justiça: o juiz De Sanctis foi mantido no caso pelo TRF e, além disso, foram negados dois habeas corpus que pretendiam anular a ação penal e os inquéritos policiais.

Parece que os advogados do banqueiro tentam controlar todo o processo, vetando juízes, anulando inquéritos, escolhendo políticos mais simpáticos à causa ou até indicando quais jornalistas devem ou não fazer a cobertura do caso. Podem até não conseguir, mas estão no papel deles de tentar. Resta saber como cada um cumprirá seu papel nesta história.

............

Em outras oportunidades, fizemos suíte no blog de denúncias sobre a Satiagraha, que foram objeto de comentários do Paulo Henrique Amorim e Luís Nassif.

Fui quase apedrejado pelos lulistas de resultados e pelos petistas sonâmbulos da história (duas categorias vivas e solventes que deambulam pela vida social de nossos dias e noites) por repercutir matérias de dois outsiders, etcetera.... pois bem, agora reproduzo texto do Kotscho, um cara insuspeito de sequer discordar do cachorrinho mascote de Lula.

O que me dizem? Até o Kotscho...

25 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

São os tentáculos do inferno de Dantas assombrando os poderes da república...

Anônimo disse...

Feil, hoje Vc não está muito polêmico.
Não gostei muito dos post.
Coisas da vida, como Vc diz.

Anônimo disse...

Essa notícia da grana do Dantas circula faz muito no blog, agora site, do Paulo Henrique Amorim que, ao contrário do que se diz, era o maio baba-ovo e divulgador das façanhas lulistas até seu governo começar a melar a Satiagraha.
Jonny Melo

Anônimo disse...

Fala, Daniel Dantas, junto com o Marcos Valério!...

Anônimo disse...

Uma vergonha que o Poder Judiciário tente acobertar esse quadrilheiro.

O Juiz De Sanctis tem o apoio dos que têm vergonha na cara. S. Paulo ainda tem Juiz!

armando

Anônimo disse...

Ah! se não fossem os poderes da república, por onde andaria o banqueiro Dantas?

Estão as ramificações políticas e panfletárias de Dantas em pânico, também no RS?

Anônimo disse...

Oh... Feil!
Precisa ofender?
Quem é 100% "limpinho"?
Vai para o PODER, vai!
Eu continuo com um pé na frente e outro atrás, com o Protógenes.
Com o Dantas?
Nenhum vínculo e: cadeia nele!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O inferno de Dantas está trazendo diversos ensinamentos. Primeiro, as autoridades policiais devem ter cautela e cuidado ao fazer os inquéritos. Não se pode simplesmente atropelar e ir além da ordem judicial. Resultado, todo o inquérito realizado pelo Protógenes teve de ser refeito. Além do tempo perdido facilitou a defesa do mafioso. Dantas conta com um bom advogado e que está fazendo o seu showzinho por conta das deficiências e das irregularidades do inquérito do Protógenes. Daqui a pouco a mediocridade vai estar dizendo que eu estou defendendo o Dantas. Não estou, quero ver o Dantas na cadeia e algemado na frente das câmaras de TV.

Anônimo disse...

"Quando acusado de excesso de intimidade com a Polícia Federal, o juiz Fausto de Sanctis declarou que conversou pessoalmente com o delegado Protógenes duas vezes. Toda a convivência restante se deu no âmbito do processo.
Mesmo assim, já houve conflitos entre ambos, com o delegado querendo mais tempo, mais tempos, mais escuta e De Sanctis julgando que já havia material suficiente para instruir determinado inquérito. Essa rixa levou o delegado a criticar o juiz, em outro inquérito em que participaram."
21/11/08 09:04

Toda moeda tem dois lados!

Anônimo disse...

O Nassif tá lá no blog dele absolvendo o Tarso Genro de interferência na operação Satiagraha e elogiando o novo relatório. E agora e opinião no Nassif não serve mais?

Anônimo disse...

Serve quando ele tem razão, e não serve quando não tem, e razão, cada um tem a sua, ô imbecil!

Anônimo disse...

Lamento a utilização de gatos como referencial para ladrões. desde quando um animal rouba?

Anônimo disse...

O Dantas é um Mateus parido pela privatização do PSDB, partido da Tia, do Serra e do Alckimin, todos senhores bem branquinhos e éticos, segundo se diz por aí, isso preciso ficar bem claro.

Anônimo disse...

Perguntas que não querem calar:
1.Em qual "andar" o Feil se encontra?
2.Por quê agredir petistas-comentaristas?
3.Por quê desqualifica,rotula, generaliza, quando acredita que encontrou o "mapa da mina", para reforçar seu "discurso"?
4.O blog é democrático?

Anônimo disse...

Ao contrário destes gatos, Dantas não merece nem um prato de ração...
Bichinhos que roubam, no máximo, um bife em cima da tábua de carne, enquanto Dantas...deixa pra lá
Na outra ponta do tabauleiro, o primeiro passo para a fusão da Oi e da Brasil Telecom já foi dado.
Dantas solto e protegido pelos Supremos Poderes...


Ricardo Mainieri

Anônimo disse...

Enquanto isso...
Aqui no Estado: Secretários do Governo Estadual recebem salários sem amparo legal.
Acordai...acordai...

André Lux disse...

Pô Feil, deixa de sofismar. Onde é que você leu no texto do Kostcho indício que o Dantas manda no governo Lula ou que o PT acoberta o sujeito? A citação do Mangabeira diz respeito só a ele e ao suposto trabalho que fez na mídia. O resto são indícios do que todo mundo já sabe: Dantas molhava a mão de deus e o mundo - inclusive jornaistas do PiG - para deitar e rolar impune.

Você, assim como outros "anti-petistas", "anti-lulistas de resultado" e espertalhões como o PHAmorim que está em cruzada contra Dantas por motivos meramente vingativos de cunho pessoal, gostam de deturpar a realidade para fazê-la se encaixar na sua visão de mundo.

Mas, cegos pelo sectarismo, esquecem que Dantas foi investigado e levado em cana no governo Lula!

Lamentável. Patético.

Ass: André Lux, aquele que deve ser um "petista sonâmbulo" e não um iluminado-imaculado como o dono deste blog.

Anônimo disse...

O Dantas é a fonte que irrigou o mensalão, carne e unha com o Zé e da turma lá de cima.

Anônimo disse...

21/11/2008 - 18h09
Além de Cunha Lima, mais sete governadores podem ser cassados pelo TSE
Publicidade
RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), pode ter sido o primeiro de uma série de outros sete governadores ameaçados de perderem seus mandatos. Depois de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidir, por unanimidade, cassar o mandato do tucano, os demais governadores com processos no TSE correm o mesmo risco. As denúncias são, na sua maioria, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

E A YEDA???

Anônimo disse...

Em breve, teremos o movimento - volta Cristóvão.

Anônimo disse...

Espero que ele não esteja flagelado em Santa Catarina.
Sônia

Anônimo disse...

O blogueiro saiu de férias...

Boa idéia!

Anônimo disse...

O Feil está no terceiro andar de um edifício em Blumenau, tomando cerveja local e admirando a chuva.

Certamente acompanhado!

Anônimo disse...

A companhia do Feil seria a Hanke Neumann?

Anônimo disse...

"Dantas foi investigado e levado em cana no governo Lula"??? é querer enxergar o que não há... Dantas saiu da cadeia e ficou fora - e está fora - pela pusilanimidade do governo Lula diante do Gilmar Mendese tudo o que ele representa...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo