Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Bancos e papeleiras já disputam despojos da Aracruz


Cobiça evidencia situação terminal da papeleira

A fragilidade da papeleira Aracruz, às voltas com um prejuízo bilionário provocado por operações malsucedidas com derivativos cambiais, despertou a cobiça dos concorrentes estrangeiros. A Stora Enso, maior produtora de papel do mundo, estuda fazer uma oferta pelos 50% que a Aracruz possui na Veracel, fábrica de celulose instalada no Sul da Bahia. Executivos envolvidos na operação falavam ontem numa proposta de aproximadamente US$ 2 bilhões, valor ainda sujeito a ajustes. Se a negociação for adiante, a Stora Enso, que já é dona de metade da Veracel, passará a controlar sozinha a empresa. A informação é do Estadão de hoje.

Além da Stora Enso, os grandes interessados na concretização do negócio são os bancos que têm mais de US$ 2 bilhões para receber da Aracruz, por conta das operações com derivativos. Eles têm pressa para receber. Parte dos bancos credores da Aracruz, encabeçados pelo JP Morgan, faz força para que ela venda à Stora Enso sua parte na Veracel, pegue o dinheiro e quite sua dívida com eles.

Foto: peças publicitárias da Aracruz divulgando conteúdo racista, espírito anti-social e intolerância.

2 comentários:

Anônimo disse...

COntrolo a JPM Chase todos os dias, sao os maiores emissores de derivativos sem fundo do mundo. Braço direito do FED, o mundo precisa da falencia desse chacal para poder repartir.

Claudio Engelke disse...

Aqui na zona sul do RS eles prometeram mundos e fundos e criaram uma expectativa de 'progresso'principaqlmente em São José do Norte,município com os indicadores sociais comparáveis à Africa,em suas mais pobres regiões.Pobre gente.Acreditou e agora,quem os fez acreditaqr ( o prefeito foi chefe de gabinete do padilha e depois do Wilson Branco)faz de conta que nada sabe.A imprensa daqui também não repercute com a intensidade que o caso mereceria.Talvez a RBS faça um Jornal do Amoço lá no meio dos eucaliptos abandonados.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo