Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Banco do Brasil vai às compras esta semana



Banrisul continua na pauta do BB

O Banco do Brasil estará comprando esta semana três bancos: a Nossa Caixa, estatal de São Paulo, parte do Banco Votorantim e o Banco do Estado do Piauí. Mas seguem negociações para a aquisição do BRB, Banco Regional de Brasília e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul, segundo informou o Estadão, de sábado passado.

Nenhum jornal de Porto Alegre menciona qualquer notícia sobre a possível venda do Banrisul ao BB. O Banrisul é o maior anunciante da mídia sulina e por esse motivo eles fazem silêncio reverencioso sobre o fato que se desenrola nos bastidores do banco estatal sul-rio-grandense, atualmente dirigido por protegidos políticos do senador peemedebista Pedro Simon. Caso o BB absorva o banco fundado por Getúlio Vargas, a mídia regional certamente terá menos facilidades para obter os investimentos publicitários da instituição bancária da União.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre igualmente não tem se manifestado sobre o negócio virtual entre BB e Banrisul.

Fica, pois, a questão: é possível afirmar que sindicalistas, banqueiros (ou executivos burocratas), o governo Yeda e a mídia oligárquica regional têm a mesma posição sobre a transação envolvendo o Banrisul? Outro enigma: que posição seria?

Aguardemos os acontecimentos.

30 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

O governo da Yeda, infelizmente, não deve levar essa idéia adiante. Mas se o Estado do RS quiser vender suas ações do Banrisul terá que licitar, aumentando a concorrência.

Anônimo disse...

Eu sou pela liberdade total dos bancos.

Tomas Turbano
RS

Anônimo disse...

Editor: ficad'ôlho! Tem uns caras que estão escrivinhando pr'os blogs que não passam de coveiros da sacanagem: já entrou um no teu blog, o "tomas tur" bando de canhalhas!

Anônimo disse...

Editor: ficad'ôlho! Tem uns caras que estão escrivinhando pr'os blogs que não passam de coveiros da sacanagem: já entrou um no teu blog, o "tomas tur" bando de canhalhas!

Anônimo disse...

Este tipo de notícia veiculada pelo Estadão é extremamente danosa para o Banrisul, principalmente porque o governo estadual está absolutamente mudo em relação ao assunto!

Anônimo disse...

Panoramix, quem disse que é danoso?
Meses atrás quando correu o boato, as ações do Banrisul subiram na hora. A falta de informação que pode prejudicar o banco.

Anônimo disse...

prieb, depende da interpretação do sensível "mercado" em função da real saúde da instituíção (temos bancos falindo no mundo inteiro). Sabe-se sobre o banrisul apenas o que um governo mentiroso fala, mesmo poque é possivel um banco falir no final do expediente em uma sexta-feira e funcionários e clientes ficarem sabendo pelo Jornal Nacional as 20:00 hs. Sei bem do que falo (fui funcionário do Sul Brasileiro). Se está havendo negociações para venda: NADA!

Anônimo disse...

O palco está montado. Este é o grande trunfo das malhas maquiavélicas que sustentam e dão proteção ao governo do torneiro: BB compra bancos estaduais que estão relativamente saudáveis. EM 2010 o Serra ganha, e ele vai ganhar, ´[e nosso próximo presidente. E então, venderá tudo à preço de banana para bancos internacionais.
É uma estupidez crer que isso é bom, é salvação, é tirar unzinho da RBS.

jonny

Anônimo disse...

Isto isto jonny, não é saad - É? Pra tua informação isto que chamam de capitalismo de mercado, do qual o vampiro serra é partidário, implodiu mas as consequências ainda não sentimos. Dá um tempo! Just wait and see!

Anônimo disse...

Olha, pra quem já perdeu a Varig, a Wallig, a Renner, o BNC, O Sulbanco, o Província, SLC e outras tantas pratas da casa, sem falar nas centenas de empresas regionais do RS - bebidas, laticínios, frigoríficos, vestuário, calçados, editoras, etc., muitas compradas e fechadas pra não atrapalhar o "mercado", fico me perguntando o que mais podemos perder da nossa economia sem perder o rumo, a identidade, o orgulho próprio?
Não se trata de saudosismo, mas de têmpera, vergonha na cara. As razões, as histórias e as escalas variaram para as perdas, mas a capacidade de reação e indignação só fica nos vãos da história, enquanto os gabinetes articulam os ganhos pessoais e dos grupos que não mostram a cara.
Fica também a baboseira de uma gauchice fantasiada e cheia de maneirismos que teima em nos empurrar goela abaixo imagens um tanto ridículas sobre o que somos ou deveríamos ser. A realidade continua nos capando. E nós em silêncio. Não gosto de muita coisa que já foi feita no Banrisul e com ele - muitas ainda em aberto para serem explicadas, julgadas e punidas - mas não concordo com essa venda pura e simples, sem debate social sobre o valor da permanência do Banco. O uso abusivo dos caciques políticos e as barganhas podem ser reduzidas com mobilização política se a sociedade e sua representação assim o desejar. Onde estão os movimentos sociais? Quem ainda resiste e fustiga o poder estabelecido, inquietando-o, vigiando-o? Vamos ficar nos blogs, circulando matérias importantes entre uma minoria interessada? Eles devem ser a ignição de uma mobilização mais densa e de grande porte.
Um debate amplo pode redirecionar e estornar a vergonha dos usos ilícitos ou mal explicados de forma a revigorar o Banco para seu uso social.
Isso não é uma quimera, mas uma possibilidade viva de uma sociedade que pretende ser protagonista de seu futuro.
Vamos deixar tudo acontecer e ficar calados, sentados, vendo a banda passar?
Triste se nos deixarmos levar de novo sem qualquer iniciativa de reação.
O Banrisul pode ser de novo do povo.
Marcos Ferreira

Anônimo disse...

Marcos Ferreira, quando mesmo o Banrisul foi do povo?
Um só dia, diga-me.
O que eu conheço do Banrisul é a arrogância e estupidez de funcionários e gerentes com o público e correntistas. Os movimentos sociais não irão largar suas bandeiras de luta pra lutar... por quê mesmo? Pelo Banrisul? Tenha a santa paciência, Marcos. Se nem o SindBancários tá se importando com o destino do banco, vc acha que a população vai se mobilizar?
Fala sério, meu?

Anônimo disse...

Senhor casado

Esse argumento não muda em nada o que disse, nem invalida a chamada. Atendimento gentil e não arrogante não é prerrogativa de nenhum banco. Conhece algum? Cite, por favor. Não vale propaganda. Pode estar sim havendo de sua parte uma confusão sobre o significado que pode ter um banco além da usura, maus-tratos (em geral) e financiamento para os que não necessitam, e suas formas de operar; não se iluda com gentilezas. Por outro lado, o conteúdo abordado - Banrisul - um pouco mais nosso - faz sentido pelo que representa ou pode representar um banco estatal na selvageria do mercado. Informe-se um pouco mais. Não sei se a sociedade vai se mobilizar, ou se os movimentos sociais não se interessam pelo assunto, ou se o sindicato idem. Se assim for é uma pena. Se nada ocorrer é porque a agenda de luta política e social está esvaziando e delegando tudo. Quem pega o bastão?
Já se sabe. Quando nos omitimos o botim é dos bem articulados.
Desistir é uma escolha.
Marcos

Anônimo disse...

O Sindbancários não está de fato se mexendo porque de fato não existe a negociação de venda do Banrisul.
Esse assutno é apenas um balão de ensaio do blog, nada mais. O BB quer o Banrisul! E´daí? O Bradesco tb quer, o Itaú, os estrangeiros, etc, etc, etc. Querer é um ato unilateral, não precisa ser correspondido.
Senhores o banco não está a venda, apesar da vontade do blogueiro e alguns "esquerdista realistas".
Esse assunto é tão artificial quanto o défict zero da dona Yedinha.
Agora a população é tão contra o Banrisul, que para se eleger, a governadora teve que repetir diuturnamente que não venderia o Banco em sua campanha eleitoral, pq será?? Para ganhar o voto dos petista? Fala Sério, casadinho!

Anônimo disse...

Como o blog mesmo avisa:
"O Sindicato dos Bancários...não tem se manifestado sobre o negócio virtual entre BB e Banrisul."
É um negócio virtual, que só existe, até agora na imaginação de alguns, inclusive do blogueiro. Coincidências ocorrem, a posição do blog é a mesma do Maia, e de vários liberalóides, enfim! Existe uma convergência para duas posições: os que querem vender e os que não querem vender. Porque o Sindicato ficaria a favor? Se veria sua categoria reduzida, pq é por óbvio evidente que numa fusão as agências sobrepostas e a direção geral do Banrisul sumiriam, o que no médio prazo levaria a uma redução da base de bancários de todo RS.
A posição do blog, pelo visto é pela venda!
Por fim, o argumento do patrocínio na Zero-Hora, é fraco para justificar a venda de um banco, não entro no mérito!

Anônimo disse...

Eu só sei: a Yedinha resolveu seu déficit habitacional privado, no BANRISUL.
Ela só está segurando...para garantir o compadrio.
Confio no BB.
A Yedinha, o Serra vampiro... eu não CONFIO.
Se Deus é PAI, como acredito: eles/ela não passarão!
Vide deserto verde,modelito neoliberal e outros fatos que estão batendo no pescoço desta tchurma indecente.

Anônimo disse...

Tu sabe quantos probleminhas privados já foram resolvidos pelo BB?? Principalmente para os produtores rurais deste país?? O ap da Yedinha é fichinha perto do que o BB já colocou a fundo perdido para a turma do agronegócio e depois o Tesouro assumiu como dívida pública.
E não te esqueçe, na próxima eleição o Serra está aí, com direito a reportagem de domingo na Zero-Hora para dar opinião sobre a crise internacional! Quer dizer hoje o BB está nas "nossas mãos" amanhã?????

Anônimo disse...

Bá! Alguém viu a Véia das pantalhas ontem na TV, lamentável!

Como é que o Rio Grande resiste a uma coisa destas.

A Vaca Louca

Claudio Dode

Anônimo disse...

Sou sempre muito bem tratado no Banrisul, e sempre fui em todas as suas agencias.

O Banrisul é a nossa garantia financeira, lembro que Olivio, reduzindo os juros para a compra de animais na Expointer, conseguiu fazer da feira um sucesso, apesar da aftosa.

No fim das contas, ladrao por ladrao, melhor o simon que NOSSO LADRAO, pior é vender e ver os ladroes extrangeiros levar nosso suor embora.

O simon ao menos investe em rainha do mar...

Anônimo disse...

O Bnarisul é um banco como qualquer outro.
Quero que me provem o contrário.

Anônimo disse...

De BB eu conheço bem!
Quanto ao latifúndio?
Como conheço!
Nem todos, mas uma grande parte é gigolô das terras e do gado!
Agora estão querendo a cabeça do Sothal.
Todos os dias exclamo: VIVA O ANO RATO!
Haja tapetes para levantarmos e as "ratazanas felpudas" sairem!

Anônimo disse...

"O Banco do Brasil estará comprando":
Essa é boa! Operário de telemarketing falando?

Anônimo disse...

Sobre o BB não esquecer que foram as verbas de publicidade do banco que alimentaram o Valerioduto. Não estou falando de Mensalão, essa invençao da mídia nacional, mas todos sabemos que ocorreram desvios de recursos para caixa 2 administrado pela cúpula paulista do PT. Uma das fontes foram as verbas publicitárias do banco.

Anônimo disse...

Prova João Carlos!

Desejo não é fato!

Anônimo disse...

Mas, tchê Suzie, isso foi público e notório. A não ser que tu continues a acreditar no Papai Noel e no Zé Máfia Dirceu!!!!!! Ai, minha cara não tem como dialogar.
E me digam, qual é um dos maiores anunciantes da Globo, não é o BB?????????? Tem que privatizar tb, então????????

Anônimo disse...

Ai João Carlos!

Como assim ?
Alguém está propondo a privatização do Banrisul?
Menos...menos!
Estamos propondo a SALVAÇÃO do Banrisul.
Convenhamos...você acredita que a Yedinha deseja salvar o Banrisul?
Já vendeu parte das ações para o estrangeiro, como fizeram nos 08 anos de FHC.
Sim ou não?
Pois é...
Eu tenho memória!

Anônimo disse...

Salvar do quê, minha cara? O Banrisul está forte e saudável, dá uma olhada nos balanços do banco e para de falar bobagem!

Anônimo disse...

O lucro líquido do Banrisul alcançou R$ 419 milhões no acumulado de janeiro a setembro de 2008, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira. No mesmo período do ano passado, o lucro foi de R$ 801,8 milhões, ou seja, a queda é de 47,7%.
ZH - 12/11/2008
E aí João Carlos?
Vai me desmentir?

Anônimo disse...

Prefiro o meu dinheirinho na mão do Lula do que financiando a turma do Simon e da Yeda.

Anônimo disse...

Minha cara analista financeira de botequim, é preciso ir além da simples repetição de estatísticas vazias para entender uma empresa, e, repito, não falar bobagem!!! Replico abaixo a notícia da Gazeta Mercantil do ano passado para explicar a tal queda do lucro deste ano. Se não entederes eu posso desenhar.
O ocorrido foi, como explicado na matéria, que no ano passado o banrisul "ativou" um crédito tributário de R$ 500 milhões. Quer dizer o lucro do ano passado estava inflado nesse valor. Excluído o crédito tributário, o banrisul apresentou crescimento do lucro líquido.
Obs.: Manda lembrança para o Zé Máfia e pessoal do Dantas.

"PORTO ALEGRE, 19 de abril de 2007 - O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) encerrou o primeiro trimestre com um lucro líquido de R$ 638,5 milhões, um crescimento de 575,66% sobre o mesmo período do ano passado. "O que houve foi um aproveitamento de crédito tributário que nos rendeu em torno de R$ 500 milhões e levou o Patrimônio Líquido do banco a R$ 1,85 bilhão", diz o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, explicando o grande salto do resultado do banco..."


(Caio Cigana - InvestNews)

Anônimo disse...

Cara Suzie,
Desculpe as grosseiras, não era a intenção. Mas parece que não tens competência para sustentar um debate sobre o Banrisul.
Abraço

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo