Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Lula diz para Meirelles baixar a bola e os juros


A prioridade agora é o crescimento da economia, não a inflação

Em reunião ministerial ontem na Granja do Torto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a prioridade do governo deixou de ser a inflação e passou a ser o crescimento da economia - numa inflexão importante na equipe econômica e assumida para os ministros pela primeira vez.

Lula pediu à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2 para explorar o petróleo do pré-sal e fazer as obras para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. "Dilma, você que é a mãe do PAC, prepare um plano de continuidade", disse Lula, segundo relato de ministros à Folha de S. Paulo.

Segundo os presentes, Lula foi claro: disse que não há mais pressão inflacionária por causa de excesso de demanda no Brasil devido aos efeitos da crise internacional. "A crise já acabou com o risco de excesso de demanda para nós. Agora é estimular o crescimento", afirmou o presidente.

Os ministros entenderam como um recado explícito do presidente ao Banco Central de que deseja queda dos juros básicos (taxa Selic), hoje em 13,75% ao ano. O presidente do BC, Henrique Meirelles, estava presente. O órgão sempre usa a preocupação com a demanda interna como forma de justificar os juros altos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Cristóvão, compartilho com a tua postura de estar sempre de janelas abertas para a vida na nossa Aldeia Global.A foto que retrada crianças do Congo que necessitam de ajuda humanitária contrasta com uma propaganda estranha do gabinete da Sra.Fogaça, que em tom infantilizado, solicita fantasias. Em Porto Alegre não cabe mais campanhas do tipo antigo como "Natal sem Fome". Então, estamos num outro mundo, a necessidade de fantasias de palhaços? Com todo o respeito que tenho a todos os diferentes profissionais do mundo das Artes.
Neli

Anônimo disse...

Mais palhaços? Além dos eleitores dele ?

Anônimo disse...

lulla zomba da sorte que se atraveu cruzar o seu caminho. uma vez virou mensalão, agora está para virar náufrago da sua própria marolinha.

lulla é um homem arrogante e carece de solidaridade cristã - porque sofre de ausência de Deus dentro dele.

quem ama a revolução cubana ama o capeta e por ele estará servido até o dia de prestar conta.

2010 vai chegar, e neste dia, toda a sua empáfia será castigada.

Anônimo disse...

Anônimo, quer dizer então que Deus Todo Poderoso espera o calendário eleitoral do TSE pra castigar os infiéis?
Eu desconhecia tanto poder do TSE, sinceramente, profeta.

Anônimo disse...

Este anônimo das 16:50 está com todo jeito do bichinho escroto da maia, é o mesmo discurso de ódio insano ao PT e ao Sr. Luís Inácio.

Quanto ao post do blogueiro, vamos ver se o "presidente de fato" acata a orientação do "presidente de direito"...

Anônimo disse...

Lula é um caminho para o Amor de Deus, por isso sempre consegue enfrentar as tempestades, as turbulências e os atravessamentos com sucesso.
Lula está sempre sintonizado com a vida no Planeta Terra, por isso desfruta da abundância do universo, que foi organizado para satisfazer nossos desejos e aspirações.A intenção divina é que cada ser humano desfrute o seu potencial ilimitado. Por conseguinte as realizações bem sucedidas são da natureza do nosso Presidente.
Aquele anônimo das 16:50, se debate e sofre por estar num estado de desconexão/cegueira.
Ana Maria Quantica

Anônimo disse...

Decidiu mostrar quem manda?

armando

Anônimo disse...

Decidiu mostrar quem manda?

armando

Anônimo disse...

Pois é, agora fiquei curioso... Será o comeco de uma nova era no governo Lula?

Anônimo disse...

Em outras palavras, enquanto o Marolinha Cachaceiro reunia seus 30 e tantos ministros para fazer marketing com seu PAC vagabundo e "mostrar" que crise não é lá essas coisas, o Presidente do Banco Central, Dr. Henrique Meirelles trabalhava de fato em prol do Brasil.

Meirelles para Presidente em 2010

Anônimo disse...

Não sei não. Estou começando a achar o nome "Granja do Torto" inadequado.

Anônimo disse...

Não haverá crise no mundo que me faça tirar um centavo dos pobres que estão recebendo o benefício neste instante no País. (Lula sobre o Bolsa Família; 25/11/2008

Esse é o Lula que elegemos duas vezes! Demorou.

armando

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Lula tem cada uma que francamente. Primeiro ele conclama o povo a consumir: brasileiros consumam. Depois ele diz que a inflação não é prioridade....

Anônimo disse...

Anônimo (09:19): essa educação de altíssimo nível, esse fino trato e essa delicadeza são resultados de uma genética perfeita, são de berço foram falquejadas nos mais qualificados bancos das mais refinadas escolas privadas?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo