Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Lúmpen-burguesia


Velho Karl, sempre atual

“No seu modo de fazer fortuna, como nos seus prazeres, a aristocracia financeira não é mais do que o renascimento do lumpenproletariado nos cumes da sociedade burguesa.”

Karl Marx, “A luta de classes na França”

Foto: criador e criatura

24 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

E o governo do PT -- que aprova a BrOi -- vai injetar 2 bi na conta do Daniel Dantas.

Anônimo disse...

O PT, meu caro asno, (sempre os animais pagando a conta da estupidez humana) nunca foi e nem será marxista, portanto não há relação do teu comentário com a postagem do blogueiro.
Maria Augusta

Anônimo disse...

Lumpenproletariado? Daniel Dantas é um investidor, exemplo de banqueiro, um gerador de empregos com altas influências bi-direcionais nas altas esferas estatais em todos os poderes. Empresário que, inclusive, tinha almoços de negócios com um ex-presidente da república! Cidadão produtivo está aí! Baiano soteropolitano da gema! Cria republicana de ACM adotada por FHC e afins e com ligações com alguns elementos do PT!

Anônimo disse...

É que o bobalhão ganha pra encher o saco do PT e de qualquer "certa esquerda" que ele ache que tenha o mais remoto cheiro de petista, mesmo que não seja Os tucanos fizeram a mesma coisa, muito pior, mas aí não é com ele...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo contigo, Maria Augusta, o PT nunca foi e nunca será marxista... Mas o que o Raul Pont está fazendo no PT??? Não está na hora dele sair?

Anônimo disse...

Humm.. qual é a diferença entre o todo e parte ? Qual será ?? ... Difícil adivinhar.

Anônimo disse...

que o inferno lhe seja quente, acm véio safado!!!

Anônimo disse...

Caro Maia, por que não pergunta ao próprio Raul Pont em vez de ficar enchendo o saco dos outros com papo furado.
Maria Augusta

Anônimo disse...

Dei uma lida no blog do Emir Sader. O último post ele intitulou com:"Cala a boca FHC!". Acho que todos que passam po aqui deviam deixar uma mensagem semelhante para o nosso inclassificável palhaço de plantão Carlos Eduardo(ou bobo da corte, como ja foi chamado pelo próprio blogueiro, alegando que uma voz destas se faz necessária entre nós).
Adaptemos o bordão e vamos passar a responder a seus argumentos estapafurdios e fora de lugar com um simples: "CALA A BOCA MAIA!".
Que tal?

Anônimo disse...

Eu topo,
Tô de saco cheio deste plasta.
Maria Augusta

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que tal: Calem a boca, marxistas!!!

Anônimo disse...

diz isso lá no teu blog, lá é o luar correto.
Maria Augusta

Anônimo disse...

O PT é sempre atacado pelos que estão em estado extremo de inconsciência histórica e política.

Recordo de uma conversa de Guattari e Suely Rolnik sobre uma das razões que motivou Guattari a fazer campanha eleitoral para o PT e até publicar, durante a viagem, um livro com uma entrevista que Guattari fez com Lula. O motivo: tudo aquilo que o PT está sendo nesse momento. Em especial, pelas correntes, movimentos sociais... uma espécie de paixão pelas correntes de força ativa que insuflam golfadas de ar no corpo social, que então se põe a pulsar, numa alternância entre a absorção da desestabilização das formas e o sopro da criação... E cada vez que isso acontece você fica feito criança... correndo pra cá e pra lá, o "povo" aqui já não é coisa: nem classe, nem grupo, nem nação. "Povo" é o nome dessas correntes, que nunca se confundem com os lugares por elas eriçados...
Talvez, o marxismo seja uma das correntes, já que Guattari fala no plural.
Neli

Anônimo disse...

A pessoa é um porre, não se flagra que ninguém mais suporta...
Se no começo ainda soava folclórico, agora é só incoveniente. Há meses não leio mais o conteúdo, que virou retórica pura. É só mais trabalho na barra de rolagem de texto, que suporto numa boa tendo em vista o conteudo do blog. Mas porque uma criatura dessas não vai procurar o lugar dele entre aqueles com quem se identifica ?!?! Por que raios a pessoa se sujeita ao ridículo ?!?!

Anônimo disse...

Por uma simples razão: porque recebe dinheiro público enquanto faz isso, é "liberado" para isso. Bobo é quem responde.

Anônimo disse...

Prezados Amigos, divulguem esse números para doações:

DEFESA CIVIL ABRE CONTA CORRENTE PARA RECEBER DOAÇÕES


Caixa Econômica Federal - Agência 1277, operação 006, conta 80.000-8 / Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 / Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. / BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57. Defesa Civil de SC alerta sobre ação de golpistas pela Internet. A Defesa Civil não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio. As contas oficiais para depósito são as publicadas neste site.

Depositem qualquer valor. A situação de SC é desoladora.
Abraços

Anônimo disse...

Pactuemos uma acordo: deixem de ler e, principalmente, respoder às reiteradas intromissões do "lumpen/troll". INDIFERENÇA NELE!!

Anônimo disse...

Credo, gente! deixa o cara aí. é chato lidar com gente de visão fixa, porque não presta atenção em argumento, já tem pronto de antemão o contra-argumento. mas tamos todos precisando aprender a dialogar, será que não?

Anônimo disse...

O Maia, álém de participar como maia, ataca de Anônimo (em sua defesa, claro)

Anônimo disse...

O Maia, é um veado que quebvra o galho da mãe dele quando engalicada.

Ele escreve no Blog dele, ninguem le. E ele lembra da mae dele na zona rodando bolsinha, e aí vem para cá achar que é gente, porque homem nunca foi.

Pofr isso acha que engana com o nome de Maia.

Anônimo disse...

O Maia é a gazela do parcão.

O intelectual da panta lhada.

Que corta o ponto dos trabalhadores da educação e com o dinheiro do Daer, ou os pedágios paga este filho da puta para encher o saco aqui. E casa nova

Anônimo disse...

Pára Dode!
Bebeu demais?

Anônimo disse...

Anônimo das 19:16: o comentário anterior ao teu não é do Maia, é de uma anônima - bastante chocada, aliás, com o nível de preconceito manifestado por alguns contra prostituas e veados.

Anônimo disse...

Não é ´preconceito contra prostitutas e viados, acontece que o nivel rasteiro de certos viados e filhos de prostitutas como o Maia e o Cavalgandi chegaram no Limite.

O Maia, a gazela do Parcão, que vá cuiidar do blog dele, e melhor o seu nível, que ninguém está querendo acessar.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo