Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Governadora Yeda recorre à pajelança política



Agora, vai...


Se alguém quiser expressar a sub-mediocridade do governo Yeda Crusius (PSDB), basta mostrar a notícia estampada no jornal Zero Hora de hoje (acima).


Dona Yeda está reunindo a cúpula tucana nacional para fazer um ato político a fim de anunciar o “extraordinário” feito de que pagará o décimo-terceiro salário do funcionalismo público em dia e na integralidade. Será uma espécie de pajelança guasca, visando bons augúrios, exorcização de adversidades e, quem sabe, a intercessão de poderes sobrenaturais, já que a governadora tem uma queda pela astrologia e algo do gênero, conforme confessou em outra ocasião.


Vejam que o dever mais corriqueiro – pagar seus servidores – virou motivo de rito do extraordinário, cerimônia do fabuloso, celebração do raro para o governicho tucano-yedista.


O mais admirável, entretanto, é que o jornal da RBS dê o informe do fato, faça a suíte convencional e não chame a atenção para o espetáculo do ridículo que envolve o caso. Assim, o cumprimento de uma obrigação básica de governo acaba vestindo a roupagem do arrojado, do corajoso e do inédito. Agora, para o senso comum, já não importa mais o fato em si, mas as aparências vantajosas e extraordinárias com a qual ele é vestido e apresentado depois do rito de pajelança política.


No Rio Grande do Sul vivemos de fato em um mundo mágico, pré-racional e do mais genuíno faz-de-conta.


25 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, Feil

Anônimo disse...

Eu nunca vi disso, em jornalismo sério e profissional, dar notícia de uma "tendência" de uma simples ameaça de pagamento do 13o. salário.
Gente, isso de manchetear "tendência" é coisa de pasquim de última categoria, nem dá pra chamar de panfleto uma coisa dessas.

Anônimo disse...

Menos mal que a véia não tá anunciado com glamour o pagamento em dia de parte do salário do funcionalismo. Afinal em um governo de faz de conta, qualquer conta da carochinha é uma grande realização.

Anônimo disse...

Enquanto os setores progressistas e mais avançados de nossa sociedade não entenderem que vivemos, no estado, uma ditadura oligarquica do grupo RBS, baseada na aliança entre o poder econômico e os meios de comunicação monopolizados. E que esse é o inimigo a ser combatido, não avançaremos um centímetro.

Anônimo disse...

San Luis, outro dia eu li uma carta de um deputado petista endereçada ao colunista Paulo Santana, o babão. O petista fazia mesuras e considerações respeitosas sobre o gagá Santana, uma coisa nojenta. Enquanto isso acontecer, o PT irá de mal a pior. Isso que vc diz não entra na caxola deles.

Anônimo disse...

É DEPOIS DE CORTAR NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, REMÉDIOS E AS OPERAÇÕES DO DETRAN SOBROU DINHEIRO PRÁ PAGAR O 13o.SALÁRIO! NÃO È O DINHEIRO DO BIRD ?? E A PARCERIA MAIOJAMA E BANRISUL ?? SÓ FINANCIA IMÓVEIS PARA A CLASSE "A" ??

Cloaca News disse...

ZERO HORA: A Divisão Panzer do Jornalismo de Esgoto a serviço de um governo fascista

Leia no CLOACA NEWS.

http://cloacanews.blogspot.com/

Anônimo disse...

seu Cloaqueiro, fazendo anúncio grátis aqui?
o Feil é muito bonachão mesmo

se toca mermão

Anônimo disse...

Jukão, o pior é que o cú de galinha nem indica o link do Gauche.
Isso sim que é cloaca. Nem o Maia faz uma sujeira dessas.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vamos refrescar memórias? Qual foi a última vez que o Estado do Rs pagou em dia o 13º salário? O governo do PT só conseguiu pagar o 13º porque recebeu ajuda do neoliberal FHC, das estradas. Rigotto empurrou com a barriga todo o seu governo e sempre pagou via empréstimo do Banrisul. E, finalmente, o governo Yeda, graças ao Aod, está conseguindo cumprir uma obrigação básica de governo. Ponto para o governo Yeda.

Anônimo disse...

yeda faz uma mega operação para pagar o 13° salario dos malditos funcionarios publicos. isso é um tapa na cara da população que tem que submeter-se para a maldita iniciativa privada. pelo que estou vendo só deve ter funcionário público por aqui...

Anônimo disse...

Que ridiculo esse maia, ele nao percebeu que entrou no campo do comico.

Eu era funcionario do Estado, eu sei, ninguem me contou O GOVERNO 99/02 pagou o 13° dia 16/12 e o salario de dezembro dia 23/12!!!

FOI NA MINHA CONTA DO BANRISUL QUE ENTRARAM OS DEPOSITOS!!!

Os unicos inimigos que podem impedir a volta daquele governo, em 2010, sao tarso e zé dirceu(apoiados por seus aliados pmdb, pps, phs, pp, psdb, ptb).

Anônimo disse...

Quando "pode" o MALA entra!
Convenhamos: trazer comitiva tucana de senadores, para comemorar, é o FIM!
Cruzes Crusius!

Anônimo disse...

E mais: a Trombeta do Apocalipse comandada por Mendes&Yeda, compareceu no Palácio!
Quem merece?

Anônimo disse...

O Olivio pagou no seu governo e esta é a referência.

Agora a Yeda ora não paga e ora paga. E outras vezes não paga tudo. É sempre muito enrolado este negócio de pagamento para ela.

Deve ser por isso que ela não consegue explicar como pagou a casa dela.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Gozado o pelego Maia
Se o Olivio pagou,sempre, o 13 é porque o FHC ( UÁ,,UÁ,,) ajudou, quando a corrupta DETRAN/CASA/BANRISUL ameaça pagar pela primeira vez no seu governo é ponto...
Sabe Mais, fica até chato ser tao facista e puxa-saco...

Anônimo disse...

Ola, me chamo Vânia, gostaria de perguntar para nossa querida Governadora, se ela que ja foi professora, porque esta massacrando a classe dos professores. Como ela poderia explicar esta contradição? Que futuro terão as novas gerações.....

Anônimo disse...

- E ELA FEZ GREVE QUANDO PROFESSORA KEYNESIANA!!!

Anônimo disse...

O governo Yeda dá de relho no desgoverno do bigodudo ignorante. Este governo é bem mais competente, pois não quer fazer politicagem e empurrar com a barriga os problemas que há anos vinham se arrastando sem solução. Este é o primeiro governo estadual a enfrentar a crise financeira sem rodeios e sem a preocupação de agradar aos políticos e aos babões esquerdopatas que infestam o Rio Grande do Sul. Muitos sem visão e preconceituosos, como esse blogueiro tendencioso, não gostam e aproveitam a atual pouca popularidade da governadora para tentar detonar qualquer iniciativa do seu governo. Mas nenhum governador antes foi tão eficiente como esse vem sendo. A história dirá.E o PT por aqui, creio que nunca mais. Por pura incomPeTência.

Anônimo disse...

Cruz credo, se ela vai pagar o décimo em 5.12, vem mais decreto de desvalorização do salário das profes por aí. Com ela nada dá certo, nem as contas do déficit zero.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu não disse que Olívio não pagou o 13º. Ele pagou, porque recebeu uma graninha extra do FHC, de reembolso das estradas. Mas o governo Olívio nada fez para conter o déficit público, apenas aumentou a dívida. Passou para o sucessor os débitos.

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHA!!!

Que engraçado, os maias e equinos esquecem que brito vendeu e doou nossos dinheiros...nao desenvolveu nossa economiae nosso PIB ficou em -0,5%.

Esquecem que bush nao esta fazendo nada pra eliminar o "deficit"...

rigoto sò empatou e gestou os maiores desvios de dinheiro publico que nosso estado ja viu.

a coisa ruim, sete peles, so se escabela e toma boleta, roda a bahiana e grita quando pegam os rolos dela e ja guilhotinou uma centena...até o busatinho ta fazendo terapia em san francisco até agora por causa dela...(KKKKK).

Olivio fez concurso, nao demitiu, deu aumento, pagou em dia, começou a pagar 13% da receita em dividas com a uniao e fez o Estado crescer 4,6%, enquanto o Brasil crescia nada.

coisa ruim, nao da aumento, nao faz concurso, fecha escolas, destruiu a UERGS, destruiu a policia e a brigada, nao investe pra nos fazer crescer e gerar empregos para os nossos filhos.

coisa ruim nos rouba 40 milhoes sò no Detran, ganha uma mansao e tem gente q diz q ela reduz o deficit?? Que deficit??? Sò vi ela cortar investimentos e serviços, ASSIM ATé O JUMENTO DO CUMPADRE DIMINUI CUSTOS.

Quero ver enxugar a maquina crescendo e administrando como GENIOS, como fizeram os secretarios do governo 99/02.

SE VCS SAO TAO BONS, NOS DEIXEM ASSUMIR EM 2010!!! Serao 3 governos pra vcs e dois pra nòs, ai a gente compara!!!

Anônimo disse...

Aécio e a mídia mineira já fizeram o mesmo circo aqui. Vê-se que também as cenas farsescas da peça "choque de gestão" são bemn ensaiadinhas.

Anônimo disse...

É impossível não se manifestar diante do deboche político que é esse "deficit zero". Esse filme é muito cruel mais também é velho, pois em 98 eu ouvi o Cesar Qual-é-o-preço-disso Busatto dizer textualmente que "o Estado está saneado financeiramente"... sic...
Mas é um escárnio ainda maior assistir aos apoios - velados ou não - à fórmula-mágica de se sucatear serviços públicos, cortando "zeros" do orçamento, para se atingir uma pretensa eficiência administrativa. É mais uma irresponsabilidade autoritária que as elites tupiniquins teimam em repetir... na verdade para garantir o "seu" e o seu sistema, mas de uns anos para cá com a desculpa da cruzada anti-petista.

E os pós-modernistas políticos tem orgasmos intelectuais ao dizerem que a luta-de-classes é invenção das esquerdas...

Anônimo disse...

QUEM É O DONO DA MAIOJAMA ?? ALGUÉM SABE ??

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo