Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 12 de maio de 2008


Venezuela fará denúncia internacional contra a Colômbia

O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou sábado (10) que o país vai denunciar a Colômbia a organismos internacionais. Segundo ele, a denúncia terá como base a “campanha da oligarquia colombiana” contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Chávez foi novamente acusado de manter relações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com base em supostos dados encontrados no computador do nº 2 da guerrilha, Raúl Reys, morto durante ataque colombiano em território venezuelano no dia 1ª de março. As informações são da agência argentina Telam, e divulgadas aqui pela Agência Brasil.

Maduro disse que, diante dos ataques de “setores da oligarquia colombiana apoiados pelo governo dos Estados Unidos para desprestigiar Chávez, denunciaremos perante todas as instâncias nacionais e internacionais esse tipo de campanha”.

O chanceler pediu uma posição oficial diante das declarações do ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, que, na última sexta-feira (9), assegurou que o chefe das Farc, Manuel Marulanda, “está na Venezuela”.

“Alertamos o governo da Colômbia que mostre as cartas sobre as infames declarações do ministro Santos e que responda se é essa a posição oficial do governo”, disse Maduro.

O ministro colombiano já havia garantido que, no próximo dia 15, vai tornar públicas as supostas provas de relação entre a guerrilha e o governo venezuelano.

Para o chanceler venezuelano, as declarações buscam “destruir Hugo Chávez e criar um escândalo que esconda os problemas internos da Colômbia”.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Raul Reyes foi morto pelo exército colombiano que apreendeu seu computador. Poucos dias depois foi preso na Tailândia, Viktor Bout, um dos maiores traficantes de armas do mundo, o "senhor das armas". Ele caiu em uma armadilha de agentes americanos que se fizeram passar por enviados da guerrilha colombiana das Farc, com base em informações e dados do computardor de Reyes. O computador de Reyes está cheio de informações e o governo da Colômbia está levando esses dados para Haia. Que existe ligação entre´Chávez e Farc parece não haver dúvida alguma. Chávez chama o terrorista do Marulanda de Companheiro. As ligações entre círculos bolivarianos e FARC são muito intimas e existe entre eles uma grande sintonia. Por que Chávez não admite esses fatos? Porque ele tem medo da verdade. Aliás, sempre teve.

Anônimo disse...

Maia,

Diz que tu não chamas o Uribe de Companheiro Uribe.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo