Seis transnacionais controlam os alimentos do mundo
“O que está em pauta não é a escassez, mas, sim, a dificuldade de acesso da população pobre à produção de alimentos por falta de renda”, constata Antônio Thomaz Jr., geógrafo, da UNESP, em entrevista concedida à revista IHU On-Line desta semana.
Segundo ele, “se afinássemos nossas atenções para a cadeia alimentícia, notaríamos a existência de cartéis controlados por umas 10 empresas transnacionais, que estão aliadas formal ou informalmente a umas 40 empresas de tamanho médio, que compõem o cartel das seis transnacionais de grãos: Cargill, Continental CGC, Archer Danields Midland (ADM), Louis Dreyfus, André y Bunge and Born. Dominam praticamente os principais cereais/grãos (milho, trigo, soja, cevada etc.), passando para as carnes, os lácteos, óleos, vegetais, o açúcar e as frutas, mas também se ramificam por meio de outras empresas e holdings para o setor de agrocombustíveis/biocombustíveis”.
O geógrafo afirma que “em qualquer outra parte do planeta, a expansão dos agrocombustíveis anunciará a redução da área plantada e da produção propriamente dita de alimentos”.
E exemplifica:
“No Brasil, os estragos são evidentes, apesar de mascarados pelo próprio presidente da República, como os efeitos do expansionismo da cana-de-açúcar, particularmente
“Penso que somente pela via da Reforma Agrária – reitera o professor da UNESP - substanciada sob os referenciais da Soberania Alimentar, podemos vislumbrar conquistas emancipatórias para os excluídos".
Um comentário:
Pra começar, nao sei qual a legitimidade de uma fonte dessa. Ele não é geógrafo. Ele tem formação toda voltada à Geologia, o que são coisas muito diferentes. pra comprovar, basta ir ao curriculo do professor, no sistema lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4701741T0
É bom notar que a formação dele é principalmente na área de mineralogia e petrologia... Ele NUNCA deu aulas sobre geografia humana ou algo que valha.
O esquema dele é geografia física, até o maximo distanciamento do "homem". É só conferir.
Postar um comentário