Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 22 de maio de 2008



O frescor e a originalidade de um jornal

A manchete de ZH de hoje já saiu ontem no Estadão. É para vocês dimensionarem a agilidade da informação no jornal da RBS.

Nada mais antigo que o jornal de ontem, certo? Errado. Para ZH – que tem critérios próprios de fazer jornalismo – notícias requentadas têm o frescor das rosas ao amanhecer.

Mas nós compreendemos, ZH precisa privilegiar a sua linha editorial criativa e única. Antes das notícias factuais, têm preferência as amenidades de sempre do jornal-magazine: decoração do lar, mascotes do lar, caderno de pré-adolescentes, caderno feminino (para uma mulher infantilizada e anterior à revolução feminista), carros & motos (uau!), fotografias de turistas “gaúchos” pelo mundo, secções para “seu filho ler”, etc.

Os fatos que esperem, antes precisam passar pela editorialização dos filtros ideológicos da mídia-partido-RBS.

17 comentários:

Anônimo disse...

O melhor emprego, em jornal, no RS é o do Marcelo Rech. Tem um bom salário para fazer aquele "clipping" diário. Aliás, algum dos amigos dele deve falar para aquele sujeito que cara de brabo não dá credibilidade a ninguém. E nem se transforma em intelectual. Finalizando, o potreirão tem o jornalismo que merece.

Agente 65 disse...

Tive o mesmo inside e postei no Agente 65, não foi plágio de idéia. Juro!

Anônimo disse...

E não é que botaram a bóda, a mulher do bode, de novo na sala!

Se o anúncio da Receita aconteceu dia 21 de tarde, como é que um jornal impresso antes disso iria trazer esta informação?

Essa da Agência Estado tá ali escrito: é ONLINE e das 14 e 30.

O mesmo assunto tá na capa da Folha de hoje. Do O Sul também.

Anônimo disse...

calma que no jornal da rbs daqui de santa maria ainda não apareceu nada. essa notícia, para mim, ainda é novidade

Anônimo disse...

Aureo, na quarta-feira "O Estado de São Paulo" estampou manchete sobre o assunto na capa da edição de papel.

Zero Hora é mais atrasada que bola de porco.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quem compra e lê ZH gosta de consumir os produtos que ZH oferece. Se ZH fizesse uma linha editorial do tipo aplaudior Olívio Dutra por ter mandado a Ford embora, ela perderia praticamente todos os seus leitores. Mas considero, apesar de suas grandes limitações e provincianismos, a ZH muito mais informativo e mais imparcial do que jornais reacionários como Brasil de Fato.

Anônimo disse...

Ô Maia,

Só na tua cabeça pode passar uma comparação do Brasil de Fato com este teu PZH.

Não acredito que possas te expor ao dizer que a ZH é imparcial, é tão ideológico quanto o Brasil de Fato, e aí acho reacionário é a ZH com toda a certeza.

Só mesmo com esta mania de desinformar e confundir que tu e ZH praticam podem classificar o Brasil de Fato de reacionário.

E na mesma linha para dizer que Zh é imparcial e informativo. Isto é só um método de "venda de noticias". O que pauta a ZH e a ti, como agregado, é o mercado, a verdade, a informação são secundários. E a imparcialidade é mentira descarada.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O iFHC FOI O MENTOR DA SACANAGEM DO RS NÃO EMPLACAR A FORD EM NOSSO ESTADO!! Sr.MALA SEJA RETO QUANDO ´DER OPINIÕES. FALE A VERDADE!! NA ÈPOCA TÍNHAMOS UM PRESIDENTE CAUDAL COM A CORRUPÇÃO E MANOBRAVA A SEU BEL PRAZER A COISA PÚBLICA!! FALE SEU MALA!! COMENTE TAMBÉM DA ONG DE RUTH QUE SACARAM 211 MILHÔES DO MEC E DOARAM PARA A RUTHINHA TRAÍDA DO iFHC!! ISSO É QUE É MORAL!! NÃO VENHA MENTIR DESCARADAMENTE E O Sr. CONHECE O DETRAN???? AONDE FOI PARAR A FÁBRICA DA DELL???? HIpÓCRITA!!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

ZH, pelo menos, não defende um Brasil medieval para os brasileiros. Desinformar é afirmar que FHC é que mandou a Ford embora. Todo o RS sabe -- e isso não é invenção da grande mídia -- que quem mandou a Ford embora do RS foi o preconceito e o atraso ideológico do Olívio Dutra.

Anônimo disse...

Maia,

Desinformar é afirmar que o FHC não teve nada com a ida da Ford para a Bahia, para agradar o ACM.

Brasil mais medieval do que o dedicado a satisfazer as ganancias do mercado, existe?

Existe Rio Grande do Sul mais medieval que o da Yeda, do Lair, do Culau, etc.?

Existe Banrisul mais medieval que este gerido pelo pessoal do Simon e Yeda?

Existe alguma coisa mais medieval que este Detran da Yeda?

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Ford resolveu ir para a Bahia, porque meses antes o Olívio disse que não pagaria os valores contratados pelo Britto, valores esses arrecadados das privatizações da CEEE e CRT. Meses depois, quando a Ford já havia decidido sair do RS -- porque o Estado não cumpriu o contrato -- é que houve a MP do incentivos fiscais aos estados nordestinos. E Olívio não tinha nenhuma boa vontade com os executivos da Ford. Custou a recebê-los. Subiu em caminhão da CUT e disse que dinheiro público não ia parar em multinacionais. E mentiu, porque deu dinheiro público, via empréstimo feito por Britto, a GM. E deu para a GM porque 70% da fábrica tinha sido construída. Por fim, não existe nada mais medieval do que roubar dinheiro público de um país carente como o Brasil, bem como não existe nada mais medieval do de ter preconceito com o capital, como tem Olívio, o MST e o Brasil de FAto.

Quem manipula é quem conta a história

Anônimo disse...

Considero que a CPMF deve ser substituida por TAC, isto é, Taxa Anti-Corrupção. É possível já identificar quem está contra a CPMF, são os integrantes dos Partidos financiados pela Rede do Corruptos.
Maria

Anônimo disse...

Esse Maia é detentor de uma mentalidade idiotizada. Alguem tem alguma dúvida?!
Dar atenção a esse tipo é perder tempo.

Anônimo disse...

Malacara: tu estás enganado. Ou tá querendo bodar também. Aquilo que o Estadão (o jornal impresso) estampou no dia 21, quarta, Zero Hora também traz na sua edição do dia 21.

Anônimo disse...

Para que essa birra? Um era impresso, o outro virtual. Não tem coisa mais significativa para se preocupar? Mobilizar as massas, coisas deste tipo? Cada vez mais o blog está se tornando uma grande disputa de egos...uma hora a Yeda é burra, a outra...é uma pena

Anônimo disse...

Para que essa birra? Um era impresso, o outro virtual. Não tem coisa mais significativa para se preocupar? Mobilizar as massas, coisas deste tipo? Cada vez mais o blog está se tornando uma grande disputa de egos...uma hora a Yeda é burra, a outra...é uma pena

Anônimo disse...

Não entendo mais nada: os mesmos que justificam cortes na educação dizendo que o Estado tá quebrado reclamam que o Olívio não deu centenas de milhões de dólares pra Ford. E o pior é que a maioria dos pequenos e micro empresários são uns pelegos que apóiam que uma empresa multinacional ganhe todo tipo de isenação, enquanto penam para manter-se vivos.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo