Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 30 de maio de 2008


Horizonte meramente eleitoral

É nostálgica essa fotografia de militantes eleitorais petistas, tirada ontem no final da reunião do Diretório municipal de Porto Alegre, e publicada hoje em ZH. Muito nostálgica. Mostra as pessoas em pé com os punhos cerrados socando o ar, numa atmosfera de melancolia e abandono.

No PT, anos atrás havia um reconhecido e forte simbolismo no gesto do punho cerrado, hoje é apenas a ação mecânica – quase involuntária – de braço e mão erguidos no vazio da política sem horizontes.

De qualquer forma, reconheço que a chapa petista em Porto Alegre reúne condições relativas de grande chance de vitória eleitoral, este ano.

A ver.


8 comentários:

Fabrício Nunes disse...

Muito bom comentário. Sintetiza o PT atual.
Penso que se deva acrescentar, contudo, que não há "falta de horizonte", como diz o texto. Ele existe, é concreto e, infelizmente responde pelo nome de "mercado", a sacrossanta entidade do caminho único que o petismo agora reconhece como fatalismo histórico.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Acho que existe sim um grande risco da chapa petista ficar fora do segundo turno na eleição para prefeito, como quase aconteceu na eleição para governador. Não sou Nostradamus, mas que esse risco existe, ele existe sim. Aquela "maré vermelha" que inundava os bairros da classe média portoalegrense é coisa do passado. Hoje ela é multicolorida. E que bom que ela é multicolorida.

Anônimo disse...

Tu ta confundindo a parada gay com o PT Maia?! A questão é, queiram ou não, o PT através de Lula está governando o Brasil. E isto é extremamente desgastante. O PT de sonhos, ideologias e bandeirinhas cresceu - O Fim Da Infância - agora é pragmatismo, partindo do exemplo dado pelo Presidente da República!

Anônimo disse...

MMaia cuida do teus fundilhos!!! É melhor prá o teu coração!! Limpa a tua mente de tanta asneiras !!!! Quero ver quando o PSDB fizer campanha nas ruas!! E êsses partidinhos quadrilheiros mafiosos!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Na última eleição, Fabrício, em Porto Alegre, os eleitores de Yeda foram para a rua no mesmo número dos eleitores do Olívio. E foi taco a taco por aqui. A vantagem do Olívio em POA foi muito pequena.

Fabrício Nunes disse...

Hei, esse fabrício das 13:09 não sou eu. Mas concordo sobre as designações de quadrilheiros e mafiosos, muitos dos quais, aliás, atualmente compondo alianças com o petismo.
Quanto ao Maia, não se trata de ter na mente asneiras. Simplesmente, trata-se de um exemplar genuinamente fascista que busca esconder-se sob o verniz da imparcialidade.

Anônimo disse...

Será que sem a farra do Detran o Lair vai poder levar o mesmo numero de eleitores da Yeda?

Ou será daquele dinheiro dos eucaliptos que o disse que iria "Girar na Zona Sul"?

Claudio Dode

Anônimo disse...

Nostalgia!?
O PT tem uma hist�ria honrada de constru�o da Democracia. As suas campanhas e governos possibilitam a concretiza�o do sentido da Pol�tica, isto � num estar juntos, no coletivo, vivenciando uma das necessidades da natureza ,traduzida pela alegria da vida social. Os bra�os e m�os para o alto sinalizam que al� naqueles cora�es e mentes se metabolizam os sonhos, projetos gr�vidos de pol�tica social que v�o se configurar em um novo espa�o-tempo para a cidade de POA...
Ser� uma Vit�ria para a cidade de POA!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo