Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 31 de maio de 2008


Desmatadores ilegais receberão 1 bi do governo Lula

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem aos governadores da Amazônia Legal que o governo vai destinar R$ 1 bilhão para recomposição de reservas legais na região. Na prática, o governo vai conceder crédito, a juros de 4% ao ano, segundo Minc, aos produtores que desmataram além do permitido pela legislação, e que agora são obrigados a recompor a floresta. A informação é da Agência Brasil.

— Uma coisa é você obrigar, outra coisa é você dar meios para... Essa é a verdadeira questão. Dar meios para todos aqueles que queiram se legalizar e recompor as áreas de reserva legal. Vão ter R$ 1 bilhão com 4% (de juros) ao ano e 12 anos de carência. É uma obrigação legal, mas agora os recursos vão garantir que ela seja cumprida. É o “cumpra-se” da reserva legal — justificou Minc, ao discursar durante o 1o. Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

De acordo com ministro, o financiamento está incluído na Medida Provisória 432, que trata da renegociação da dívida agrícola, publicada quarta-feira, no Diário Oficial da União. Anunciou outra medida que vai beneficiar quem já desmatou ilegalmente a floresta: o ministério vai garantir recursos para a regularização fundiária de propriedades rurais na Amazônia:

— Vamos fazer essa regularização coletiva, não um por um. O ministério vai dar 30% dos recursos para acelerar, numa força tarefa, a regularização ambiental daqueles que queiram realmente se regularizar.

Na MP 432 não há menção ao trabalho escravo praticado por fazendeiros e tampouco sobre a revisão dos índices de produtividade da terra.

....

Como alguém já disse antes, o que esperar de um ministro que se veste como um saltimbanco?


8 comentários:

Fabrício Nunes disse...

Muito bom, Feil.
Não vamos esquecer, todavia, que Minc é bancado por Lula. Melhor dizendo, esta "política ambiental" de contemplar os fazendeiros é bancada pelo governo Lula.
O minstro saltimbanco foi nomeado por um presidente trânsfuga!
Difícil compreender, nestes marcos, a oposição dos demos e do PSDB.

Omar disse...

Se eles agirem como tradicionalmente agem os "grandes produtores rurais" do sul, irão pegar a grana e aplicar em outras coisas. Depois irão fazer protestos para o governo perdoar as dívidas. Não é assim? Uma vez vi um pedido da Livraria O Globo onde um "produtor rural" solicitava 3x5m² de livros com capas bem bonitas...

Anônimo disse...

Fabr�cio

Como tb�m � dificil compreender a posi�o de psols, pcs do bs e quetais. � claro q o lula est� se equivocando, mas quem na esqueda � capaz de fazer melhor, ou nem isso, fazer diferente dele?
O blogueiro do Carapu�a me contou que esses dias o lazier inventou um debate pra discutir o fim do comunismo!!!!!!! e adivinha quem estava l� Um representante do pc do b e outro do psol.
Que pauta hein???? Em plena robalheira do detran e o "intelig�ncia superior" discutindo o fim do comunismo. E com o aval dos man�s da esquerda q v�o l� de sangue doce e nem sequer tem coragem d inverter a pauta.
O lula nomeira o Minc e n�o me surprenderia esses partidos nomearem o lasier para a secretaria de comunica�o, caso chegassem ao governo.

Eug�nio

Anônimo disse...

Dinheiro para os desmatadores?

Este é o jeito de governar no novo PT de Lula!

Anônimo disse...

Eugênio, eu vi essa do Lasier. Os caras dos Psol e do PcdoB cairam como patinhos. Faz um mes atrás. Do Psol foi o ex- da Luciana, nem sei o nome daquilo. E pelo PcdoB foi um com uma barba parece que pintada na cara e o cabelo lambido.
Eles não foram capaz de inverter a pauta do Lasier sobre a crise do socialismo ou algo assim. O nosso Estado fervendo com crise do governo Ieda, roubalheira, desgoverno, penúria e a RBS pautando assunto fora de contexto.
E os dois queridos aceitando uma provocação gritante da RBS.
Ficaram debatendo como vaquinhas de presépio.

Agora eu pergunto, que esquerda é essa, gente?

Fabrício Nunes disse...

Mas não dá mesmo para disutir nada sério com o petismo. O PSoL virou o sofá da sala do marido traído...
Os "sequestrados mentalmente" não têm solução. O lulismo escanarando a traição e o contraponto que fazem é a participação da esquerda (PsOl, no caso, porque o P do B é algo surreal) em debate com o porta voz da RBS... Assim é difícil.
PS: eu vi o debate, e tenho a dizer que ao menos aqueles que foram, foram para reafirmar o marxismo. Qual a razão da ausência de petistas ditos "ortodoxos"?

Anônimo disse...

Fabrício, meu rapaz

Tu é cabeçudo em tchê. Parece q ñ leste o q eu e o Mário escrevemos. E se leu ñ entendeu. O q está em jogo é a legitimação do q ñ tem legitimidade nenhuma. Parece q a nossa "esquerda" e inclua-se aí o PSOL ñ consegue enfiar na cabeça q toda a vez q põem os pés na RBS legitimam o PIG. Desde quando a RBS está interessada em discutir marxismo? O estado caindo aos pedaços e os otários ajudando a fazer cortina de fumaça.
Que papinho furado é esse de "reafirmar o marxismo". Reafirmar o marxismo seria ir lá meter o dedo na cara do lasier, o amigo do ladrão, e dar uma descompostura nele na frente do seu público. Mas quem d vcs nesse partidinho de merda tem culhões pra isso???? Então para com esse negócio de "sequestrados mentalmente" e "PC do B surreal".
Surreal é tu que fica brabo por q os "ortodoxos" do PT ñ foram lá. Era só o q faltava. E te digo, só ñ compareceram por q ñ foram convidados, pois estariam lá tbém lambendo as bolas do lasier junto com o psol e o pc do b.
Legitimar o criminalizador-mor dos movimentos sociais tbém é trair a causa da esquerda!!!!

Eugênio

Anônimo disse...

Se eu botar abaixo a Reserva do Lami e colocar lá uma placa de propriedade privada eu recebo uma parte desta grana?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo