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Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O cinismo do editorial de Zero Hora


Os responsáveis pelo colapso no sistema viário são a própria RBS e seus protegidos: os governantes palermas, as montadoras, as cobradoras de pedágio, os que acham o automóvel particular o máximo, etcetera

O editorial do jornal Zero Hora de hoje comenta sobre "Porto Alegre sitiada", referindo-se à pane da última sexta-feira no vão levadiço da Ponte do Guaíba e nos engarrafamentos diários na BR 116, que despacha o trânsito para a zona norte da região metropolitana de Porto Alegre, a mais densamente urbanizada.

Cinismo em estado puro. ZH esquece de mencionar (e cobrar) a concessionária de pedágios - Concepa - responsável pela manutenção do vão móvel da ponte, mas que, segundo seu diretor-presidente, "nem sabe quando foi feita a última vistoria técnica" no equipamento movediço. Registre-se que nos últimos 24 meses já foram quatro enguiços na traquitana erétil. Vocês pensam que o Daer tomou providências? Pensam que a Agergs (agência reguladora) tomou providências? Que choveram protestos e pedidos enérgicos de providências na Assembleia Legislativa? Que o Ministério Público estadual promoveu uma rigorosa investigação?

Nada disso. O silêncio que ninguém ouviu foi a primeira coisa que se viu, como poetizou Arnaldo Antunes.

Mais ilustrações que expressam o cinismo do jornal da Azenha: todos sabem o quanto a RBS (editores de Zero Hora) ama os automóveis, especialmente os particulares. Editam até um subjornal, um encarte semanal, chamado "Carros e Motos", onde os amantes do automobilismo se regalam com fofocas e novidades sobre o objeto do seu mais caro afeto. Sem esquecer o perfume diário com que são borrifados os incertos caminhos da montadora General Motors na vizinha Gravataí, bem como o choro sentido - qual viúvas solitárias - com que lamentaram a opção baiana da Ford Motors Company.

Outra questão: quando o ex-prefeito José Fogaça, de Porto Alegre, apresentou o risível traçado do metrô da capital, ano passado - do Mercado ao Beira-Rio -, o jornal Zero Hora não foi capaz de oferecer críticas ao bisonho projeto, seja pela estreiteza de visão em planejamento urbano, seja pela exclusividade deste oneroso meio de transportes a jogos de futebol, no estádio do Inter.

Portanto, falece autoridade, como dizem os rábulas-data-venia de unhas polidas e anel no dedo, ao jornal Zero Hora para reivindicar qualquer coisa que diga respeito a alternativas no sistema viário da região metropolitana de Porto Alegre ou mesmo opções nas modalidades de transporte coletivo ou de cargas no estado. Ou melhor, a RBS tem tanta autoridade no assunto quanto a sua protegida, a governadora Yeda, que nada tem e nada fez, neste e em todos os outros temas da agenda pública estadual.

Leia também, sobre o mesmo assunto, o post deste blog DG publicado no último sábado (Reféns de uma ponte ou de uma concessionária de pedágios?). Logo abaixo. 

4 comentários:

Tzara Bathana disse...

O mesmo acontece quando a RBS discute a crise na segurança pública no estado. Em nenhum momento menciona que o responsável pela nossa polícia é o Estado, governado pela mais incompetente governadora da história do Rio Grande, Yeda Rorato-roeu-a-renda-do-rio-grande Crusius. Simplesmente existe um fato, uma conseqüência, sem haver uma causa.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Está na hora de se construir uma nova ponte sobre o Guaíba, não podemos ficar refém de uma ponte antiga de vão móvel. Em qualquer socialmente desenvolvido a construção de uma nova ponte já teria ocorrido, mas vivemos no Brasil da burocracia e da politicagem medíocre.

vanpoars disse...

Como foi dito no post do DG, publicado no sábado, uma ponte com 50 anos, se tiver manutenção adequada é ponte para muito tempo! Parece que os responsáveis (CONCEPA, Daer, Agert, gov.estadual...) estão apostando no quanto pior, melhor!!! O PIG, teve época que tinha filial no Aeroporto, procurando fatos negativos para explorar e noticiar. Hoje, fazem plantão na BR116 e onde for possível, à procura de tragédias! Fazem o jornalismo de fofocas, meias verdades e partidário! Acham que estão enganando a quem???

Petardo de Tarso disse...

O problema, seu Maia, que a ponte agora é responsabilidade de uma empresa que, pelas lindas lei de mercado que teus patrões tanto enaltecem, ganhou o direito de explorar economicamente rodovias, desde que ofereçam uma contrapartida, a manutenção das mesmas, e seus respectivos equipamentos. Não há nenhum problema burocrático, e sim um estelionato por parte de uma empresa que agora tira o corpo fora. E o PIG quieto. Sim, estamos sitiados, por uma corja política, midiática, salpicada por borra-botas menores, como jornalistas michês e comentaristas de blogs. Baita profissão. O legal que é o verificador de plavras do blog deu "judiou".

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