Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A direita pensa que pode dar o golpe da televisão


Não vão levar! 

Debate na televisão, vamos convir, é um porre.

Televisão, o novo (e último) fetiche golpista da direita brasuca.

Eu gostaria de conhecer o perfil do sujeito que fica sentado, candidamente, altas horas, esperando que candidatos empoados exibam tudo o que sabem (ou que chutam) em dois minutos, considerando, saúde, educação e segurança pública.

Quero saber que tipo de pessoa espera e acredita que isso seja o melhor método para conhecer as ideias dos que pretendem governar o País.

Debate é um formato inventado pela televisão dos Estados Unidos. Trata-se de algo que simula o diálogo e o esclarecimento do potencial eleitor. A sessão menor do grande espetáculo da alienação de direitos. É um simulacro furreca da velha ágora, a praça grega onde se realizavam as assembleias do povo, hoje, fatiada por comerciais estúpidos. Uma representação teatralizada (ontem, tinha até uma orquestra sub e cafona), na linha do taylorismo-fordismo das ideias, dos conceitos e das política públicas. Falar dois minutos sobre três mega assuntos e ainda convencer pessoas cansadas e escarrapachadas no recesso dos seus lares, no olho da noite escura.... é coisa pra doido. A democracia servida no balcão de fórmica, como sanduíche fast food.

Quem acredita que isso é um exercício - sério, autêntico - de cidadania? Quem aposta que a democracia é mais democracia se passar por esse corredor-polonês das ideias astuciosas e das retóricas de ocasião? [Plinião, ontem, estava ótimo no papel de clown e retórica de ocasião, tripulante de um partido que é o próprio microônibus do engano.]

E pensar que a estratégica política de campanha da direita serrista e marinista tem (ou tinha) como alvo uma performance espetacular na farsa dos debates.

Observem que é uma estratégia, primeiro, de jerico, segundo, o preâmbulo de um golpe aloprado. Eles acham mesmo que vão ganhar a parada com um estalar de dedos na televisão? Que vão desconstruir a mitologia lulista, montada tijolo a tijolo, durante sete longos anos e com benefícios efetivos para as grandes massas, em alguns minutos na televisão, sob a luz das estrelas que cintilam de incredulidade?

O povo é sábio, não vê debate. Prefere dormir.

19 comentários:

Anônimo disse...

Televisão é um fethice golpista da direita. Quem pensa assim bem pode pensar que quem usa óculos é reacionário e como tal deve ser exterminado ou não?

Anônimo disse...

Mitologia lulista. Bem que o articulista podia ser menos sincero.

Anônimo disse...

Certo, Feil. Debates tem a ver com a cultura americana. Como macaco de imitação, começamos a fazer debates aqui, no interesse comercial (??) das emissoras, e já carnavalizamos os ditos. "Cientistas políticos" e jornalistas tratam debates com candidatos como se fossem desfiles de escolas de samba ou jogos de futebol. Pior ainda quando existem interesses subalternos - quase sempre.
Ontem, na escolha entre dois espetáculos, assisti o Inter.

No mais, Dilma em outubro. Isto eu não perco.

Miguel Graziottin disse...

Debate sim teremos! Mas depois da novela porque ninguém é de ferro..
Este é o nivel politico deste pais...

jogos da memoria disse...

Quanto a Hiroshima, da foto que abre o Blog hoje, se não me engano foram mais de 50 mil crianças mortas em menos de 10 segundos. Bonito não?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Considerando, segundo dados do TSE, que 50% dos eleitores brasieiros são analfabetos ou semi analfabetos realmente dá para se concluir que o povo brasileiro é sábio. Por isso o debate de ontem não vai influir em absolutamente nada na eleição. Os eleitores de Dilma podem dormir tranquilo.

Anônimo disse...

caro gauche
debater não é tão ruim assim. já não tem no dia a dia...pode melhorar mas ir dormir, ou desligar a TV no horário eleitoral não é uma boa, num país em que a TV da mão de menos de meia dúzia. Podia ser mais cedo, os candidatos poderiam ter mais tempo pra propor de fato seus programas de governo, assim nos livramos dos caga-regras da TV paga. Ontem, por exemplo, foi interessante ver o serra se esforçando no papel de bom pai e de bom amigo de entidades assistenciais...tão diferente do que tem sido na vida pública.
E descobrir que há outros candidatos, outros partidos, outros modos de pensar,ainda que não os nossos.
Enfim...que venham os próximos, além do horário eleitoral, que tem contra si toda a media...
Pena que pra presidente só vai ter primeiro turno...
grande abraço
zeca

zé bronquinha disse...

Por mais enfadonho e inócuo que possam ser os debates entre candidatos em todos os níveis, acredito que eles acrescentam
para espectadores mais atentos, elrmrntos importantes para análise dos candidatos. Todavia, só serão decisivos em setratando de uma disputa muito acirrada, como foi em 89, que, com ajuda da Rede Globo Collor "ganhou" o debate e a eleição, num tempo que eu achava que o Lula era dce esquerda. Afora isto, tem razão quem disse que as pessoas do povo não se orientam por debates onde a maioria deles já decidiu, como é o caso por Dilma, figura sem cacoete para a política, de fala atrapalhada, meio confusa na formução mas que tem como principal adversário um direitista reacionário sem nenhuma empatia com as massas.

Anônimo disse...

hahaha, os Maias conseguiram produzir mais uma besteira, que manancial infindável! Se o povo é analfabeto, justamente o debate televisivo deveria influenciar mais do que outros meios, já que não precisa ler. Ah, claro, há os analfabetos funcionais, como quem passa o dia percorrendo blogs de esquerda e escrevendo esse tipo de bobagem.

jogos da memoria disse...

Vou dormir tranquilo....

Anônimo disse...

Jogos de memória, no dia 6 de agosto de 1945 se perpetrou O MAIOR ATENTADO TERRORISTA DA HISTÓRIA.E eles querem falar do Irã.

Anônimo disse...

Dilma perdeu o debate. Foi isso que o Cris quis dizer, seus amebas!

luciano disse...

Maia em seu blog:
"Desde ontem estou apaixonado por Marina, essa filha da amazônia. Ela entrou chiquérrima no debate, com um colar indígena. E mostrou segurança, seu discurso flui, ela se expressa bem, ela fala com poesia, com ternura, com emoção. Virei fã de Marina Silva. Quero pedir seu autógrafo. Quero beijar sua mão."

pô cara, legal que tu tomas a moda como indicativo pra votar em alguém; chegas beirar à tietagem.

realmente fica claro porque tuas idéias demonstram tanto asco dos "semi-analfabetos" como falas. aqueles que, infelizmente, não tiveram as condições materiais que tivestes pra notar tão esplendidas notas de estética e moda na candidata Marina.

talvez os "semi-analfabetos", por não ligarem para elegância, tem mais tempo em perceber o que na vida real e o que tem mudado realmente no cotidiano, paulatinamente.

não adianta, Maia. o futuro do Brasil é inexoralvemente se preparar para ser líder no continente sul-americano, e promover o diálogo e a paz, aliado ao desenvolvimento.

e não vai ser bom um bom perfume da natura, nem uma voz suave, nem por um colar do norte, que vai eleger alguém capaz de enfrentar o destino que temos pela frente.

como diz um professor da UFRJ, sobre uma assunto nada a ver com política: "os cães ladram e a caravana passa. mas a cada dia que passa são menos os que ladram, pois estã todos indo conscientes para fazer parte da caravana".

acho que tá na hora de parar de ladrar. não tenha medo, Maia - não somos elegantes como a Marina, mas vamos lutar pra que um dia tenhamos todos a oportunidade de sê-lo... mas não só por fora.

Alexandra Peixoto disse...

Cristóvão, pode ajudar a divulgar?

A favela e a juventude com Dilma na Cidade de Deus!
Neste sábado, 07 de agosto, a partir das 14h, vamos fazer um grande
ato com a Dilma na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Dilma, a favela e a juventude, tudo junto e misturado. A data também
marca o lançamento do Programa de Governo da Dilma para a juventude.
Acompanhe a transmissão ao vivo e realize a cobertura nas redes
sociais. O endereço será divulgado pelos nossos Twitters:

@dilmanarede
@dilmanaweb
@galera_dilma
@mulheres_dilma

jogos da memoria disse...

"chiquérrima no debate". Ah, tá. entendi.

Anônimo disse...

Hahahaha... quando o Lula costumava levar um laço nas urnas, a esquerda considerava o debate fundamental para desmascarar a direita! Agora que o candidato lulista não sabe articular uma única frase com sujeito verbo e predicado, TV virou um fetiche golpista eheauehauhsas.. esse é o melhor site de humor involuntário que eu conheço.

Lawrence Estivalet disse...

Senti realmente vergonha da desonestidade política do autor do texto. A piada grotesca e rasa em referência ao Plínio e a falta de proposição de alternativas pra democracia (afinal debate é democracia, não? ou democracia é tempo de televisão após o lasier?) demonstra claramente as concepções "sociais" do autor do blog. Ditatorial e lamentável.

Stringhini disse...

Lawrence da arábia, vc também é do microônibus do engano? O partido dos funcionários públicos das estatais e sem nenhuma base social no mundo real?

Lawrence Estivalet disse...

Não, não sou, mas, como milhares de pessoas em todo o país - basta observar o twitter, senhores da comunicação crítica - concordaram que o Plínio foi quem se saiu melhor, tanto carismática quanto programaticamente, no debate. E foi uma posição eminentemente de esquerda. Lamento críticas vazias tanto quando elas vêm da Luciana Genro quanto quando elas vêm de lulistas. E depois são os partidos pequenos que dividem a esquerda...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo