Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 1 de agosto de 2010

Há algo mais bobo na vida?


Há algo mais bobo na vida
do que chamar-se Pablo Neruda?

Por que não nasci misterioso?
Por que cresci sem companhia?

Com as virtudes que esqueci
posso fazer uma roupa nova?

Onde está a criança que fui
segue dentro de mim ou se foi?

Por que não morremos os dois
quando minha infância morreu?

Ontem, ontem disse a meus olhos
quando voltaremos a nos ver?

Em que janela permaneci
olhando o tempo sepultado?

O que olho de longe
é o que ainda não vivi?

O que me aguardava na Isla Negra?
A verdade verde ou o decoro?

Se estiver morto e não me der conta
a quem pergunto as horas?

Quem me mandou soltar
as portas de meu próprio orgulho?

Por que me movo sem querer
por que não posso ficar imóvel?

E se a alma me caiu
por que me segue o esqueleto?

Por que vou rodando sem rodas
voando sem asas nem penas?

Ou não será a vida um peixe
preparado para ser pássaro?

Onde termina o arco-íris,
em tua alma ou no horizonte?

Pablo Neruda, in "El libro de las preguntas"

Tradução deste blogueiro
..................................


Uma leitura sempre agradável é a autobiografia do poeta Neruda, "Confesso que vivi". Como diplomata, Neruda (foto) morou em muitos lugares distantes do seu Chile, viajou muito, conheceu pessoas, escritores, poetas, artistas, e teve muitas mulheres. Sua prosa é colorida e cativante. Um figuraço!

6 comentários:

Lucas Jerzy Portela disse...

pena que como poeta fosse tão medíocre, né, Feil?

jogos da memoria disse...

É provocação Lucas ? Medíocre é forçar a barra. Pode até estar um pouco datado, mas não acredito. É um poeta de seu tempo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Recomendo quem for ao Chile visitar a residência de praia de Neruda, Isla Negra, ali perto de Viña e Valparaiso. É uma casa maravilhosa com vista para o Pacífico.

Ricardo Mainieri disse...

Neruda medíocre?
Discordo desta colocação como leitor e como poeta.
Os versos de Neruda, mesmo em forma de sonetos, se destacam pela riqueza de metáforas e de imagens surrealistas, sem esquecer o conteúdo social de alguns de seus livros.
Neruda está para a literatura hispano-americana, assim como Pessoa e Machado para a luso-brasileira.
Puedo escribir los versos más tristes estanoche...

Ricardo Mainieri

Ricardo Mainieri disse...

Desagravo a Neruda

Sopraram ao vento
que Neruda
era um poeta medíocre.

Afundou-se o Nobel
no mais profundo oceano
de sua limitação.

Seria inveja?
Seria empáfia?
Seria provocação?

Nada sei.

Apenas deixo
Neruda & suas metáforas
vigorosas & viscerais
navegar em mim...



Ricardo Mainieri

su disse...

não liga não, gente. esse lucas é um baiano chato - raridade entre os da bahia.

só vem nos blogues pra pentelhar e não diz coisa com coisa

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo