Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A banda The Clash



E aí o tenente-coronel Bill Kilgore (Robert Duvall) berrou: "Charlie don't surf...". Cena do genial Apocalipse Now, antes de os helicópteros bombardearem a aldeia vietnamita com o fim de limpar a praia para que os milicos brancos pudessem surfar em paz. "Charlie", no jargão do Exército USA, significa "estrangeiro". O filme de Francis Ford Coppola é de 1979. Essa música do Clash é de 1980.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Cristóvão,
Eu acho que você não viu o mesmo filme que eu, a cena que tu mostra é em minha opinião uma das mais belas do filme, mas a história não é bem esta.
Para cumprir a sua missão, que é a de escoltar o capitão Willard (Martin Sheen), os homens do Cel. Kilgore tem de passar por esta aldeia, considerada por eles como 'durona' pois já haviam perdido vários companheiros na tentativa de elimina-la. O surfe é consequência; tem como função aliviar o stress, além do que o Cel. Kilgore queria surfar por que naquele ponto havia boas ondas.
Coppola quis mostrar o quanto é insana esta e todas as outras guerras.
"Charlie" significa na gíria do conflito do Vietnan, o inimigo. Vem de 'Victor Charlie' (VC - no alfabeto fonético internacional) o mesmo que Viet-Cong.

Abraços,
José Luís

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo