Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 29 de agosto de 2010

Por que Tarso usou dois lenços ao mesmo tempo


Lenço vermelho e lenço branco

Neste momento (13h18, domingo, 29), Tarso Genro, candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande, está lançando a Carta aos Gaúchos e Gaúchas, no comitê de campanha, em Porto Alegre.

Tarso está portando no pescoço dois lenços, um, vermelho, outro, branco. O lenço colorado representa os maragatos. O lenço branco lembra os chimangos, o castilhismo.

Simboliza a pretendida unidade do Rio Grande, mesmo reconhecendo as peculiaridades e as diferenças históricas que sempre distinguiram o estado mais meridional do País.

Um simbolismo necessário e oportuno. Uma homenagem ao Rio Grande e suas diferenças históricas, sem pretender autoritariamente apagá-las, como a direita sempre quis, mas de sintetizá-las numa equação política que aponte para um futuro de menos desigualdades e mais solidariedade.

21 comentários:

Ubirajara disse...

Prezado Feil, tenho outra explicação: Tarso é um político de centro direita, em cima do muro. Ele não pretende fazer um governo de mudança, mas de conciliação. Certamente, buscará compor com o PP e o PDT. Mas, não posso negar, entre os 3 (Yeda e Fogaça) é o caminho menos ruim.

LeoSoares disse...

pra pensar
lulismo de resultados chegando ao RS?
quais os limites da "conciliação"?
a esquerda socialista vai ser arrasada?
como vai ser a reação da direita e do PIG sulino?

próximo período cheio de emoçoes.

Anônimo disse...

O tal do sincretismo né?
Tese, atítese, síntese.
PT (partido das grandes mobilizações e causas sociais) Fogaça (imparcialidade ativa); Tarso (Chimango + Maragato).

Mas ainda tem gente que vive no Maravilho Mondo Estático. Bem... alguém sempre precisará ser xingado, culpado. Nós!? Nunca! Tudo culpa delles!!!

Anônimo disse...

... mesmo reconhecendo as peculiaridades...


baita migué, quando Rigotto tentou fazer isso o PT tripudiou em cima dele.

... a tal unidade, tão desejada, só é boa se for o PT que fizer.

Se outro tentar, vira um sociologo do PT desqualificar o governante.

Ninguem presta. Só se for do PT, ou, a alguma corrente específica.

Por isso Lula não aguenta mais o PT Gaúcho.

Anônimo disse...

Amigos próximos de Lula ficam impressionados com a rapidez de sua resposta à pergunta: “Quem é seu candidato ao governo do Rio Grande do Sul?” O presidente responde sem pestanejar: “Fogaça, claro!”

O candidato do PT, Tarso Genro, lidera a corrida ao governo gaúcho, à frente de José Fogaça (PMDB), sempre resistiu à candidatura de Dilma Rousseff, porque a queria. Não gosta dela. E é correspondido.

Anônimo disse...

Unir os gaúchos é pouco para Tarso. Ele deveria unir o Brasil ! quem sabe o mundo ! viva tarso, iupi!

Luís disse...

Que me perdoe o ótimo vereador Pedro Ruas e o meu antigo colega Júlio Flores, dentre outros, mas hoje o RGS só tem uma "saída" eleitoral: eleger Tarso Genro.
Uma opção ao lulismo precisa ser construída?! Claro que sim - então, "mãos à obra", pois em política moralismo soa falso, e só se vence construindo maiorias.

Ary disse...

Anônimo, seus três comentários indicam que você é um baita bunda-mole!

Francisco Goulart disse...

5 de 6 postagens acima estão torcendo pela derrota do PT no RS. Rapaz! Tarso, político de centro direita? hehehe Vai tomar um calmante, Ubirajara.

Jefer Souza disse...

Feil, meu voto não é para nenhum dos candidatos do PT. Mas fiquei curioso ao ver e comparar a propaganda dos candidatos a deputados federais. Os do PMDB pedem voto para fogaça e rigotto. Os do PP, PSDB, PPS pedem voto para Yeda e Ana Amélia. E os do PT pedem voto para Tarso e Dilma. Pergunto: Não querem o Paim no Senado?
Pra não perder a deixa: É Tarsinho paz e amor para "unificar e pacificar" o RS abraçado no Rigotto?

Anônimo disse...

Sou um dos anônimos. Voto no Tarso, no Paim, nos candidatos a deputado sempre escolho a legenda, desde os 16 anos.

Não votarei na Dilma por vergonha de encaminhar meu voto ao PMDB do Michel Temer.

Vocês realmente não sabem aceitar críticas?

Muita vergonha de a esquerda ser mais reacionária (Cf. Aurélio "Aferrado à autoridade constituída; contrário à liberdade; tirano, despótico) que os mais direitosos diritistas.

Luís Guedes disse...

Caro Cristóvão, só não entendo como alguém sedizente de esquerda usa símbolo do "império do boi" como dizia o grande Dr. Júlio... Saudações castilhistas,Luís Guedes.

Anônimo disse...

Eu vou ficando velho e reacionário.
Continuo votando no PT.
Sou reacionário porque me repugna cada vez mais a falta de mérito e o coitadismo, a falta de visão, a falta de querer avançar nossos padrões sociais.
Coitado do velhinho que precisa ganhar menos para se aposentar 5 anos antes...
Não tem coitado, se ele quiser, que cumpra o prazo integral.
Ninguém é coitado, quem é coitado no Brasil, tirando os 15% que sobraram de miseráveis, são parasitas fingidores asquerosos.
Cada vez aplaudo mais o mérito.
Mérito dos valorosos que defenderam e fizeram o CEITEC.
Me repugna terem dado aquele mundo de dinheiro para empresas de tecnologias ultrapassadas e sugadoras de recursos públicos (sem precisar na realidade deles) feito a Aracrúzius ou a Schincariol, ou a tabaqueira.
Velho, reacionário, e me desgosto cada vez mais em ver os partidos tradicionais apoiando cada vez mais os "becos sem saída" da sociedade.
E continuo votando PT, vão se passar 20 anos até sermos a potência que pode se dar ao luxo de não votar no PT.

Anônimo disse...

Se surpreendem, não entendem nada.
E amam os boizinhos !!!
Mas o lenço branco fica por cima.
Haiti, bagunça, desgoverno, não é aqui.

Anônimo disse...

Se o Fogaça é do Lula, vou votar em Tarso !!

Anônimo disse...

Pois é seu Guedes.
Como todo respeito, tem um motivo, precisa se informar e pesquisar.
Mas tem um motivo.

Anônimo disse...

Tarso é o oposto de Fogaça no ritmo e na intensidade de trabalho e o oposto de Yeda na capacidade intelectual.
Daria para desenhar um daqueles triângulos, com cada um em uma ponta.

vanpoars disse...

O PIG gaúcho trabalhou muito e conseguiu criar o ranço antipetista no RS. Agora, de jeito nenhum quer que esta "grenalização" acabe! Mas, graças ao exemplo de LULA, alguns políticos "do bem" de todos os partidos estão vendo que só a união de forças, fará o Estado crescer! O PIG está desesperado com esta possibilidade!!!

Anônimo disse...

Usa dois lenços porque é um demagogo. Na realidade ele é muito sectário, a prova é o FORA FHC que ele lançou quando deputado Federal, propondo um golpe de estado contra FHC. Golpista com dois lenços, um branco e outro vermelho é demagogia. Eleito ele vaia tratar de estraçalhar um dos dois lenços.

claudia cardoso disse...

O Feil tem razão! Prestem atenção ao nome da aliança costurada por PT/Tarso:

Unidade Popular pelo Riogrande

Eu estava no lançamento da carta e, qdo vi a homenagem, virei-me para um parceiro e cochichei: mas o Tarso terá que usar os dois lenços! Não deu outra!

É preciso sim buscar unidade para poder enfrentar os desafios de governar um estado que se veio abaixo com as administrações britto, rigotto e yeda.

Agora, unidade é diferente de união. União é juntar tudo num mesmo conjunto indistintamente. Unidade é a compreensãor as diferenças - por isso não é a conversa furada rigotista de união pelo riogrande- mas buscar um bem comum que, neste caso, é a sociedade riograndense como um todo, para que esta possa voltar a crescer, a ter pujança política, econômica, cultural.

Por fim, é preciso muita má vontade com o Tarso nesta hora para criticar o uso dos lenços alvirubro. Quando o discurso da "união" era do PMDB, aquele embuste da pacificação, pois eliminava as diferenças e os conflitos reais de qquer sociedade, daí não havia problema???

Anônimo disse...

O FHC entregando o pais de bandeja, "botando a bunda do pais na janela", uma expressão chula publicada no O Valor da época a respeito do fato, (manter no original, ok?), e acham sectário fazer o fora FHC?
É um desassombro, um irresponsabilidade não defender o fora FHC.
Basta calcular a vulnerabilidade do país, a razão dívida/PIB e ver que FHC foi o pior de 26 presidentes que tivemos.
Fora FHC, que nunca mais volte, sim senhor.
Que fique aí amargo a ver o Brasil crescer com as idéias do PT, que esse é o lugar dele, o de ver outros fazerem o contrário do que fez e serem reconhecidos.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo