Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Até 2012, lulismo vai implantar mais 134 campi de Universidades federais no País


Mil municípios brasileiros terão programas de expansão do acesso ao ensino superior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (20) que o investimento em educação mudou o “paradigma da desigualdade” do país. De acordo com ele, a melhor distribuição de recursos entre as regiões brasileiras fez com que, áreas reconhecidas por indicadores sociais negativos, como o Nordeste, melhorassem sua participação na geração de conhecimento.

“O Sul e o Sudeste até dias atrás formavam 65% dos doutores do país. O Nordeste formava 1,3%. Hoje, tem 9,7%”, disse o presidente, em discurso durante inauguração de novas instalações do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba, a 90 quilômetros da capital.

Lula disse também que a transformação social no Norte e Nordeste é o benefício mais importante da abertura de novas universidades e escolas técnicas nas regiões. “O que importa é que a gente está mudando o paradigma, tornando o país um pouco mais igualitário.”

A UFSCar está instalada em Sorocaba desde 2006. Em 2008, a universidade inaugurou seu primeiro prédio próprio na cidade. Nesta manhã, o presidente Lula e o governador de São Paulo, Alberto Goldman, participaram da cerimônia de inauguração de novos prédios da universidade.

Com as novas estruturas, a UFSCar passa a ter 17 salas de aula e 15 laboratórios em Sorocaba, além de um restaurante, vestiários, quadras e salas para o departamento administrativo. Ao todo, são 13 mil metros quadrados de área construída em uma terreno de 70 hectares, doado pelo prefeitura.

Simultaneamente à inauguração da UFSCar, o ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos (SC). Em cerimônia transmitida em telão instalado no campus da UFSCar de Sorocaba, Haddad afirmou que o governo federal vai construir 134 campi de universidades federais até 2012 e alcançar pelo menos mil municípios brasileiros com programas de expansão do acesso ao ensino superior. A informação é da Agência Brasil.

Um comentário:

Rodrigo Ferrari disse...

Você deveria fazer um adendo a essa matéria, com a opinião do super-herói Gold Man a respeito dessa universidade recém-inaugurada.
Diz a Folhaonline: "O governador aumentou o tom de voz quando falou dos investimentos de São Paulo com a educação.

Em entrevista aos jornalistas, antes de discursar, o governador criticou a construção do campus. Ele disse que a região já tem muitas universidades e que era possível expandir o sistema com apenas uma administração, trabalhando em conjunto com os governos federais e municipais.

Para o governador, seria preferível expandir as universidades estaduais já existentes na região, em uma parceria entre os governos federal e estadual."

Nessa mesma matéria, Gold Man chama Dilma de patética. Pelo excerto, nota-se que o super-herói foi contra a construção da universidade federal em Sorocaba, embora tenha tomado a patética atitude de comparecer à cerimônia de inauguração, a fim, que sabe, de ganhar alguns segundos sob holofotes da mídia.

Quem conhece Sorocaba sabe que se trata de uma região extremamente mal servida de universidades públicas. Pior mesmo só a Baixada Santista.

Gold Man deve estar ficando caduco.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo