Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O desejo de Zero Hora



As palavras - já foi dito por muita gente - cada vez valem menos. O significado de vocábulos e conceitos são modificados conforme o arbítrio de cada um, ação essa estimulada por uma mídia de ninharias e de frivolidades. Ninguém pensa. A linguagem cotidiana se confirma a cada hora como uma tagarelice infinita, onde imperam os cacoetes de expressão: "com certeza", "por conta de", "muito diferenciado", etc.

Pois agora, o jornal Zero Hora quer saber "os desejos dos eleitores", como se isso fosse possível num estalar de dedos, e mesmo que saibam, decidam-se, os eleitores, a informá-los candidamente ao jornal da Azenha. Que pretensão, essa da RBS! Desta vez, bateram no limite do desejo de serem frívolos.

O desejo, essa moção psíquica, como diria Freud, é uma categoria complexa, muito complexa, que vem sendo discutida desde sempre. As religiões prometem a satisfação de todos os desejos, de forma completa e pela eternidade, numa outra existência não-terrenal. Esse impulso "imparável", como dizia Hegel, já foi objeto de especulações filosóficas desde Santo Agostinho, passando por Leibniz e Espinosa, para reiniciar com força em Freud, em Jacques Lacan, seu epígono, que fez voltar a Hegel, num circuito virtuoso e interminável - imparável - de aportes e insuficiências, como o próprio desejo requer.

Agora, ZH quer saber os desejos dos eleitores. Fácil, não? Talvez o que a RBS queira conhecer não é o desejo psíquico que borbulha inquieto no fundo d'alma do ser, mas o desejo superficial e pedestre dos seus crédulos e ingênuos leitores, a saber: o nome de quem você vai votar em 3 de outubro.

Cuidado, seu voto secreto, pode vazar no jornal. Olho!

6 comentários:

Anônimo disse...

Querem saber os desejos??? Mas só daqueles que usam internet e vão ao site da ZH... Porque não vão às periferias descobrir os desejos daqueles eleitores?

Dilson disse...

Descobrir o meu é fácil:

Desejo que a Yeda vá embora.

Será que publicam?

Anônimo disse...

Eu bem sei quais são os verdadeiros desejos da ZH ( e os da RBS) e isto me basta.

Anônimo disse...

O meu desejo é o Zero Hora ir à falência e os seus proprietários irem para a cadeia!
Não é muito né?

JMello disse...

Eu so tenho tres
01 PT na presidencia
02 PT no estado
03 PSDB/DEM no inferno
Publiquem, publiquem, vai publiquem!!!!

Anônimo disse...

Eu tenho desejo de currar a Maitê Proença...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo